terça-feira, 11 de setembro de 2012

1º TROFÉU FEIRA DE SÃO MATEUS: ORI-ESTARREJA "CONQUISTA" VISEU




Viseu e a sua região envolvente foram palco do 1º Troféu Feira de São Mateus. Estafetas e prova Urbana com muitos desafios, enorme animação e convívio e, no final, vencedores para todos os gostos.


Se é verdade que São Teotónio é o padroeiro da Cidade de Viseu, não é menos verdade que é São Mateus quem mais gente atrai à Senhora da Beira. Muito por culpa da Feira Franca que, por estas alturas se realiza na cidade, prolongando-se por quarenta dias de grande animação. Assim se percebe que, não querendo ficar à margem deste ambiente de festa, o Clube de Orientação de Viseu – Natura tenha decidido arrancar com o 1º Troféu Feira de São Mateus, evento de Orientação Pedestre dividido em duas etapas e que ocupou um sábado particularmente bem passado.

Com Direção de Prova de Sérgio Aguiar e Responsabilidade Técnica de Rui Martins, as duas provas do Programa tiveram lugar nos mapas da Senhora do Crasto e Cidade de Viseu, naquilo que pode ser visto como uma revisitação, sete meses depois, de dois palcos emblemáticos do recente Portugal O' Meeting. Pontuável para os recém-criados Circuito Nacional de Estafetas e Circuito Nacional Urbano, as provas atraíram muito perto de centena e meia de participantes, proporcionando a todos momentos de agradável convívio e de Orientação com tanto de desafiante como de divertido.


Beleza e... dureza

Consagrada às Estafetas, a parte da manhã levou os orientistas para a zona norte de Viseu, ao encontro do belíssimo mapa da Senhora do Crasto. Ao desnível acentuado e à grande riqueza de detalhes rochosos, juntou-se a exuberância da vegetação rasteira, tornando particularmente difícil a progressão nalgumas zonas e criando dificuldades acrescidas aos competidores. Ori-Estarreja e Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos foram os grandes vencedores nos escalões séniores, respetivamente em Masculinos e Femininos. Ori-Estarreja que dominou igualmente a categoria de Veteranos, enquanto nos jovens, GD4C e Clube de Orientação do Minho repartiram entre si os triunfos.

Da parte da tarde, a Cidade de Viseu acolheu a prova Urbana, dando a ver Diogo Miguel (Ori-Estarreja) e Tânia Covas Costa (.COM) como os grandes vencedores dos escalões Homens e Damas Elite. No setor masculino, Diogo Miguel contou com a forte oposição de Hélder Marcolino (GD4C) e de Joaquim Sousa (COC) para levar de vencida a etapa, enquanto no setor feminino Tânia Covas Costa acabou por beneficiar das desqualificações de Maria João Sá (GD4C) e de Liliana Oliveira (CPOC), chegando à vitória ante as combativas Susana Alves e Céu Costa, ambas do GD4C, e Carla Saraiva (Ori-Estarreja). Coletivamente, o triunfo coube ao Clube de Orientação de Estarreja. 


Circuito Nacional de Estafetas chega ao fim

Chega assim ao final o 1º Circuito Nacional de Estafetas 2012. GafanhOri e Clube de Orientação do Centro eram virtuais vencedores em Séniores Masculinos e Femininos, respetivamente, pelo que a grande reviravolta acabou por ser protagonizada pelo GD4C, no escalão feminino, ultrapassando na ponta final GafanhOri e CPOC para se fixar na segunda posição. Também em Jovens Femininos, a vitória do GD4C valeu-lhe ascender ao segundo lugar final, imediatamente atrás do GafanhOri enquanto em Veteranos Femininos, o triunfo do Ori-Estarreja garantiu-lhe a vitória no Circuito, relegando para a segunda posição a turma de Arraiolos.

Em Jovens Masculinos e em Veteranos Masculinos não se registaram mexidas significativas no escalonamento final, pelo que GDU Azoia e GafanhOri acabaram por conservar as primeiras posições no Circuito. Quanto ao Circuito Nacional Urbano 2012, teremos ainda de aguardar pelas provas de Santo Tirso, já no próximo dia 22 de Setembro, depois em Serpa, a 06 e 07 de Outubro e finalmente em Porto de Mós, no dia 01 de Dezembro, para conhecermos os seus primeiros vencedores.


Chegar o mais longe possível”

Só se conseguem boas provas quando as organizações são boas e quando os atletas nelas participam. Sentimos que foi isso que aconteceu, ambas as provas decorreram muito bem, sem anomalias absolutamente nenhumas e os atletas ficaram satisfeitíssimos”. Foi com estas palavras que Sérgio Aguiar, Presidente do Clube de Orientação de Viseu – Natura, traçou a sua perspetiva das provas, em jeito de balanço. O número de participantes, tanto na prova de Estafetas como no Sprint Urbano, deixou-o igualmente muito satisfeito: “Sabemos que os Circuitos Urbanos e de Estafetas são uma novidade, estão numa fase experimental e estes índices de participação deixam-nos bastante contentes. Por outro lado, num ano extraordinário para o nosso clube ao nível de organizações, acabamos por juntar a duas provas emblemáticas e que mereceram rasgados elogios - o Portugal O' Meeting e o Raid Ecopista do Dão – duas outras provas em vertentes tão específicas como o são as Estafetas e o Sprint Urbano, o que constitui também um motivo de satisfação para todos nós.”

Falando de Viseu e de toda a região envolvente, Sérgio Aguiar vê-a como uma região privilegiada para a Orientação. Não é só a floresta, são também os espaços verdes dentro das suas cidades e vilas que a tornam tão atrativa para a prática da modalidade. A região começa a adaptar-se à Orientação e as entidades locais e os diversos apoios que vamos tendo já perceberam que isto atrai aqui pessoas de todo o lado. Além do mais, também as pessoas que nos visitam se sentem bem aqui, gostam da cidade de Viseu e desta região e só temos de reforçar a nossa oferta, porque encontramos no resultado deste trabalho a motivação necessária para prosseguirmos com os nossos desafios.” E quanto ao futuro? “Naturalmente que este é um clube com ambição, um clube com objetivos. Todavia, sei que não podemos dar um passo mais comprido do que a perna. Apesar de levarmos isto devagar, este ano conseguimos organizar um conjunto de atividades diversificadas e aprendemos muito. Tentar chegar o mais longe possível, ainda que devagar, é esse o nosso principal objetivo.”


Resultados

Circuito Nacional de Estafetas

Jovens Femininos
1º GD4C A (Carolina Delgado, Catarina Dias, Inês Alves) 3:29:42
2º Ori-Estarreja A (Ana Andrade, Inês Aires, Joana Marques) 4:13:16
3º GD4C B (Mariana Ferreira, Helena Batista, Cristiana Silva) 5:04:24

Jovens Masculinos
1º .COM A (Joaquim Bernardino, João Novo, Sérgio Duarte) 3:34:39
2º GD4C C (Miguel Ferreira, André Batista, João Pontes) 4:47:43
3º GD4C B (Diogo Reis, Mikael Ferreira, Ricardo Ferreira) 4:59:50

Séniores Femininos
1º GD4C A (Susana Alves, Céu Costa, Maria Sá) 4:09:09
2º .COM A (Tânia Covas Costa, Manuela Marques, Ana Paula Serra Campos) 4:34:51

Séniores Masculinos
1º Ori-Estarreja A (Rafael Miguel, Rafael Ramos, Diogo Miguel) 2:25:02
2º GD4C A (Rui Tavares, Luís Leite, Hélder Marcolino) 2:52:13
3º Ori-Estarreja B (Rui Oliveira, João Amorim, Levi Pagaime) 3:56:31

Veteranos Femininos
1º Ori-Estarreja (Ana Casal, Carmo Silva, Maria Silva) 4:23:44

Veteranos Masculinos
1º Ori-Estarreja A (António Aguiar, António Amador, João Casal) 2:30:08
2º CP Armada (Paulo Vieira, Manuel Luís, Alberto Branco) 2:32:15
3º COC (Horácio Braz, José Bolrão, Manuel Domingues) 4:12:28

Estafeta Popular
1º CPOC (Liliana Oliveira, Alexandra Coelho, Filipe Dias) 2:33:34
2º Grão-Viriatos (Manuel Dias, António Batista, Rosário Matias) 2:42:12
3º Ori-Estarreja A (Carla Saraiva, Pedro Alves, Nuno Rebelo) 2:48:13


CiNU - Circuito Nacional Urbano

Homens Elite
1º Diogo Miguel (Ori-Estarreja) 25:46
2º Hélder Marcolino (GD4C) 26:02
3º Joaquim Sousa (COC) 27:24
4º Luís Leite (GD4C) 28:41
5º Nélson Santos (COC) 30:45

Damas Elite
1º Tânia Covas Costa (.COM) 38:57
2º Susana Alves (GD4C) 42:20
3º Céu Costa (GD4C) 42:45
4º Carla Saraiva (Ori-Estarreja) 42:52

Vencedores Outros Escalões

H10 – Bernardo Filipe (COC) 17:00
H/D12 – Luís Machado (TST) e Camila Coelho (COC)
H/D14 – Diogo Reis (GD4C) e Mariana Maurício (.COM)
H/D16 – João Novo (.COM) e Ana Catarina Andrade (Ori-Estarreja)
H/D18 – Rui Oliveira (Ori-Estarreja) e Carolina Delgado (GD4C)
H/D20 – Rafael Miguel (Ori-Estarreja) e Inês Aires (Ori-Estarreja)
H/D21A – Rui Tavares (GD4C) e Ana Margarida Vaz (Ori-Estarreja)
H/D35 – Ricardo Oliveira (COC) e Helena Sousa (OriMarão)
H/D40 – Sandro Castro (GD4C) e Alexandra Coelho (CPOC)
H/D45 – Rui Ferreira (OriMarão) e Aida Correia (GD4C)
H/D50 – Fernando Costa (GD4C) e Gabriela Coelho (Ori-Estarreja)
H/D55 – Manuel Domingues (COC) e Hermínia Tavares (Ori-Estarreja)
H60 – Manuel Tavares (Ori-Estarreja)
H70 – Armandino Cramez (Ori-Estarreja)

Por Clubes
1º Ori-Estarreja 1897,11 pontos
2º GD4C 1717,22 pontos
3º COC 988,63 pontos
4º .COM 962,22 pontos
5º CPOC 422,83 pontos


[Foto gentilmente cedida por Nuno Leite]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: