segunda-feira, 20 de agosto de 2012

WMTBOC 2012: IMPRESSÕES (I)




Uma ronda pelas redes sociais e aí estão as primeiras reações dos nossos atletas à prova de Qualificação de Distãncia longa que abriu esta manhã a competição no 10º Campeonato do Mundo de Orientação em BTT e 5º campeonato do Mundo de Júniores de Orientação em BTT WMTBOC 2012. Altura de escutar três dos quatro atletas apurados para a grande final do próximo sábado, Davide Machado, João Ferreira e Rita Madaleno.


Feito o primeiro dia de competição e com um resultado acima das expectativas mesmo com as más disposições que teimam em continuar. Passagem à final A com o 3º melhor resultado da minha eliminatória, sendo esta uma prova de qualificação, os 100 atletas inscritos eram divididos em 3 séries onde apenas passavam os 20 melhores de cada série. A parte inicial custou um pouco, talvez da pequena debilitação causada pelas dores de cabeça, pequenas tonturas, fraquezas sentidas nos dias anteriores e o muito calor durante a competição (38º C), fisicamente sentia-me algo preso mas mesmo assim consegui aos poucos soltar-me e recuperar tempos na parte final. Consegui assim um resultado bem melhor que o esperado, dadas as minhas condições na véspera, fazendo com que parta com uma motivação extra para as provas seguintes.

Amanhã será dia da primeira Final deste Campeonato, sendo já atribuídos os primeiros títulos Mundiais, na prova de Sprint, uma prova algo diferente do normal, pois será uma prova onde maioritariamente os pontos se encontram fora de caminhos e onde a navegação e concentração será ainda mais importante. Amanhã será também o primeiro dia em que será utilizado um novo sistema de localização dos 20 melhores atletas presentes, será um dispositivo de GPS que marcará a sua posição atual permitindo em tempo real a visualização do seu trajeto e opções, esta visualização estará possível online no site do evento e no qual, dada a minha classificação atual no ranking, serei um desses 20 atletas a utilizar o dispositivo. Quanto às minhas perspetivas para amanhã, o Sprint nunca foi o meu forte, no entanto como no ano passado consegui o soberbo 6º lugar este ano o objetivo passaria por igualar ou melhor esse mesmo resultado, mas continuo com más disposições que me obrigaram por precaução a uma visita ao hospital hoje no final da prova. À partida não é nada de mais, mas mantendo-se estes sintomas voltarei amanhã para realizar análises. A ver vamos como corre e talvez me surpreenda a mim mesmo novamente.

Davide Machado


Primeiro objectivo foi alcançado. A qualificação para a Final da Prova de Distância Longa foi hoje conseguida com um 17º lugar na segunda série com o tempo de 80:46. Apesar das adversidades, dores de garganta e o calor (38º C) que não ajudava às dores, consegui fazer uma prova regular e qualificar-me para a Final. Perdi cerca de 6 minutos na prova, retirando este tempo ficaria em 4º lugar o que acaba por motivar pois não me encontro tão longe assim dos lugares mais altos. Aos poucos sinto que as dores de garganta diminuem mas o extremo calor durante as provas desidrata bastante e dificulta a recuperação.

Amanha é dia de prova de Sprint. Espero uma prova muito difícil, muito técnica e rápida. O terreno é muito técnico e com uma orientação que em nada estamos habituados a realizar; os pontos estão fora de caminhos, com possibilidade de andar com a bicicleta em quase todas as zonas do mapa e onde os atalhos podem ser preponderantes, positiva ou negativamente. O minimo erro "custa" caro numa prova de Sprint neste tipo de terreno. Espero estar melhor da garganta e alcançar um bom resultado. Parto às 13:09 hora local, 12:09 em Portugal. Tudo em directo em http://www.mtbo.hu/mtbwoc2012.php/live. GPS, TV em directo, tudo... Obrigado a todas as pessoas que têm demonstrando o seu apoio.

João Ferreira


1º dia de competição, 1º objetivo cumprido! Qualificada para a final da Distância Longa! 17º na minha série, a 7 minutos da vencedora! Prova dura, especialmente pela temperatura média que se fez sentir (38º C)! Amanhã há mais - Final de Sprint! Boa sorte para toda a comitiva portuguesa!!!

Rita Madaleno


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: