quinta-feira, 30 de agosto de 2012

VIDA FEDERATIVA: UM OLHAR SOBRE A ATA 151 DA DIREÇÃO DA FPO




A Direção da Federação Portuguesa de Orientação acaba de divulgar a ata nº 151, referente à reunião do passado dia 30 de Julho e no decurso da qual foi tomado um conjunto importante de medidas. Que aqui se realçam, em traços gerais.


Ainda que menos operante, a Direção da FPO não esteve parada durante o período de férias e são vários os temas em andamento que dizem respeito à vida federativa e que se podem encontrar na ata nº 151, de 30 de Julho de 2012, entretanto divulgada. Uma das mais importantes notícias dá conta da preocupação da Direção da FPO no tocante à anunciada diminuição do horário dos professores de Educação Física. Nesse sentido, a FPO preparou e enviou uma carta relativa à reestruturação da Educação Física e do Desporto Escolar dirigida ao Ministro da Educação e Ciência, com conhecimento a diversas entidades entre as quais os partidos políticos e o Primeiro-ministro. Para os interessados, a carta pode ser lida AQUI.

Outro assunto verdadeiramente importante tem a ver com o facto de se estar a aproximar a data para a renovação ou denuncia do contrato com a Localvisão para a produção do magazine Otv. Se por um lado, os custos associados à produção dum magazine televisivo têm um peso cada vez mais elevado nos bolsos de qualquer Federação, a verdade é que as notícias que correm sobre a concessão do Serviço Público de televisão aos privados não augura nada de bom. O espaço público vem sendo estrangulado por uma tutela insensível às realidades do país e, com o eventual encerramento do segundo canal, é todo um espaço de divulgação das pequenas modalidades que irá, inapelavelmente, desaparecer. Assim, a Direção da FPO decidiu convocar uma reunião de Clubes para o dia 29 de Setembro, no decorrer da 2ª etapa do Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2012, onde se procederá à análise desta situação.

Preocupação, é o que se percebe no parágrafo referente ao Campeonato do Mundo de Desporto Escolar ISF 2013, que terá lugar no Algarve. A ata dá conta da visita efetuada pelo Presidente da Comissão Técnica Internacional do ISF solicitando que os mapas devem estar feitos em Novembro e uma primeira versão dos percursos em Dezembro. A FPO tem insistido com a Coordenação Nacional do Desporto Escolar (DE) mas sem grande sucesso, estando todas as tarefas técnicas, incluindo a execução dos mapas, pendentes de decisões do DE. E todos sabemos como o tempo voa!

A COMOF atribuiu à FPO a organização da edição de 2014 do MOC (Mediterranean Orienteering Championships) sendo a mesma calendarizada para 22 e 23 de Fevereiro de 2014, em conjunto com o World Ranking Event a disputar antes do Portugal “O” Meeting ‘2014. Entretanto, a organização do EOC/ETOC’2014 contínua de acordo com o programado. Foram acordados os termos do contrato com a IOF que será assinado brevemente, o trabalho para elaboração do site continua e foi decidido atribuir a cartografia relativa ao ETOC ao cartógrafo Armando Rodrigues. Quanto à organização do WMMTBOC2013 e da World Cup final round 2013, a mesma segue o planeamento previsto, estando adjudicada a execução de parte dos mapas e percursos, foi definido o logotipo do evento, está em fase de finalização o primeiro boletim e o contrato de organização com os Clubes envolvidos está pronto a ser assinado.

E já que estamos a falar de organizações de nível internacional que terão lugar no nosso país nos próximos anos, vale a pena recuar à ata nº 150, onde se podia ler que Portugal iria concorrer à organização do MTBO World Masters 2015, estando em fase final a definição do local para onde Portugal se candidataria. O Orientovar falou entretanto com António Amador, responsável pela apresentação da candidatura portuguesa, ficando a saber que a mesma foi entregue e o local apontado para a realização dos Mundiais será o concelho de Idanha-a-Nova. Portugal concorre com a República Checa pela organização do evento, devendo a decisão ser tomada na reunião do Conselho da IOF que terá lugar no início do próximo mês de Outubro.

De regresso à ata nº 151, uma chamada de atenção ainda para a validação da alteração de local da realização da 2ª etapa do Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2012, a levar a cabo pelo Ginásio Clube Figueirense, nos dias 29 e 30 de Setembro de 2012, devido às restrições colocadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares para onde estava prevista a realização. O evento será assim realizado no concelho da Figueira da Foz e de Montemor-o-Novo, nos mapas: Lagoa da Vela, Praia de Quiaios e Montemor-o-Novo. Foi ainda decidido que a elaboração do ranking do Circuito Nacional Urbano (CiNU) seguirá os mesmos moldes dos rankings individuais das Taças de Portugal. Finalmente, foi decidido dar provimento ao pedido do Clube de Orientação do Centro para embargo dos mapas: Dunas da Rainha, Vieira e Pedrogão até à realização dos eventos “Troféu do Alvão” e “Grande Prémio do RA4”, previstos para estes locais.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: