quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Como amplamente noticiámos ao longo da passada semana, a seleção portuguesa presente nos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT, que decorreram na Hungria, teve um comportamento altamente meritório. À medalha de bronze de Susana Pontes na final de Sprint do escalão W40, juntam-se os melhores resultados de sempre nas Estafetas, Distância Média e Distância Longa, no que ao escalão de Elite Masculina diz respeito. Elemento comum a estes feitos, Davide Machado viu a sua cotação subir no ranking mundial a um nível nunca antes alcançado por um atleta português, ocupando neste momento a 7ª posição. O atleta trepou igualmente uns furos na Taça do Mundo, sendo agora o 13º classificado. Os rankings são comandados pelo finlandês Samuli Saarela e pela helvética Christine Schaffner, nos setores masculino e feminino, respetivamente. Tudo para conferir em http://iof.6prog.org/wr_home.aspx?HOW=M.


2. No próximo dia 02 de setembro, a Escola Secundária de Palmela organiza a 8ª edição do Troféu de Orientação das Vindimas. Integrada no programa da 50ª Festa das Vindimas, a prova tem o seu início agendado para as 09:00 horas, constituindo uma oportunidade privilegiada para reiniciar a época desportiva de forma descontraída e em festa. Serão atribuídos prémios de presença aos participantes adultos e medalhas aos três primeiros classificados de cada escalão individual e ao primeiro de cada escalão aberto. Não existe qualquer taxa de inscrição. As inscrições e pedidos de informação devem ser enviadas por e-mail para josep.pinho@espalmela.net indicando nome, data de nascimento, clube, nº de filiado na FPO e escalão. Para mais informações consulte a página do evento em http://portal.espalmela.net/index.php?option=com_content&view=article&id=253:8o-trofeu-de-orientacao ou contacte José Paulo Pinho através do telemóvel 963905593. Relembre-se que o concelho de Palmela será palco, em 2014, dos Campeonatos Europeus de Orientação e continua a afirmar-se como uma das regiões nacionais de referência na prática da modalidade.


3. A Federação Portuguesa de Orientação adiou para 22 e 23 de Setembro de 2012 a realização do Curso de Cartografia – Nível II, previsto inicialmente para os dias 08 e 09 de Setembro. Este curso surge no seguimento dos objetivos traçados para a formação de técnicos de Orientação e conforme
divulgado no Plano de Actividades para 2012, sendo requisitos de admissão ao curso possuir o Curso de Cartografia - Nível I, ter idade mínima de 16 anos, ter a filiação na FPO devidamente regularizada e prática comprovada de pelo menos uma época. O Curso terá lugar no Centro de Estágio da Marinha Grande e tem um máximo de 16 vagas. Caso o número de interessados seja superior, as vagas serão atribuídas por ordem de inscrição. No âmbito dos protocolos estabelecidos com o Exército, a DGIDC e a FADU, podem estas instituições inscrever candidatos até um máximo de dois. As fichas de inscrição [AQUI] deverão ser remetidas para a FPO, até 16 de Setembro de 2012, sendo as inscrições confirmadas no dia útil seguinte. Para qualquer informação ou esclarecimento adicional é favor contactar a FPO através do e-mail geral@fpo.pt ou pelos telefones 244 575 074, 919 919 801 ou 912 162 662.


4. Chama-se “História(s) da Orientação em Portugal e arredores” e ocupa um lugar no “livro de rostos” desde o passado dia 30 de Junho. Criado por Luís Quinta-Nova, o novo espaço surge com o objetivo claro de servir de plataforma onde sejam apresentados “dados estatísticos, cartografia, fotos, vídeos, documentos, e outros elementos relacionados com a história da Orientação em Portugal.” Percebe-se que há aqui “pano para mangas” e que este poderá ser o ponto de partida para a criação duma página que possa congregar o interesse e a atenção de muitos dos fiéis depositários da história da nossa Orientação – e refiro-me não apenas a todos aqueles que estão nestas andanças há mais tempo, mas aos orientistas em geral, porque todos temos já (pelo menos) uma história para contar. Parabéns, pois, ao Luís Quinta-Nova pela iniciativa, com o convite implícito a que passem por http://www.facebook.com/pages/Histórias-da-Orientação-em-Portugal-e-arredores/258900560882664 e contribuam, também, com um pedacinho de história(s).




Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: