sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COV-NATURA E ORI-ESTARREJA TRAZEM A ORIENTAÇÃO DE VOLTA A VISEU




Após umas sempre curtas mas seguramente retemperadoras férias, a “tribo” da Orientação prepara-se para rumar de armas e bagagens ao centro do país. É ali que, no fim de semana de 08 e 09 de setembro, Clube de Orientação de Viseu – Natura e Clube de Orientação de Estarreja se preparam para levar a cabo uma jornada dupla com muito de bom para oferecer. Um regresso aos palcos do Portugal O' Meeting 2012 de boa memória, em dois eventos a não perder!


Estávamos já na segunda metade do passado mês de Fevereiro quando, de mãos dadas, Clube de Orientação de Estarreja e Clube de Orientação de Viseu – Natura levaram a cabo a 16ª edição do Portugal O' Meeting. Foi em Viseu e no Satão que, ao longo de quatro inesquecíveis dias, pudemos vivenciar momentos únicos de intensa competição e salutar convívio, pisar palcos de sonho e apreciar paisagens deslumbrantes, privar de perto com os melhores do mundo e, no final, saciados, agradecer tão extraordinários momentos a uma organização que soube elevar o evento a patamares de excelência.

Pois bem, de que estamos à espera para reviver esses momentos únicos? O 1º Troféu Feira de São Mateus e o XX Troféu Ori-Estarreja constituem ofertas irrecusáveis e estão aí à porta para quem deles quiser tirar partido. Os mapas e terrenos são garantia de intensos desafios, os programas ricos e variados não deixam nada ao acaso e a qualidade organizativa de ambas as coletividades é o garante de dois dias que irão certamente ficar de novo na memória de todos. Mas vamos por partes.


À volta dos Circuitos

Sábado, dia 08. A Orientacão e o Clube de Orientacão de Viseu - Natura juntam-se ao programa da mais antiga feira do país - a Feira de São Mateus, que cumpre este ano a sua 620ª edição - com a organização de duas provas a contar para o calendário nacional de Orientação Pedestre. Da parte da manhã, a partir das 10h00, terá lugar a derradeira etapa do “estreante” Circuito Nacional de Estafetas. A tarde será consagrada ao Circuito Nacional Urbano, com a partida dos primeiros atletas agendada para as 16h00. 


Vale a pena salientar que pela primeira vez na sua história, o Clube de Orientação de Viseu - Natura assume a organização de um evento de Estafetas, regressando aos excelentes terrenos da Senhora do Crasto onde decorreram os dois primeiros dias do POM 2012. Da parte da tarde os atletas têm a oportunidade de voltar a competir num dos maiores e melhores mapas urbanos de Orientação Pedestre do nosso país, mas desta vez à luz do dia e não como aconteceu no POM, onde foi palco do Sprint Noturno que fechou o primeiro dia de competição.
Estão assim reunidas todas as condições para um dia de excelente orientação na cidade de Viseu!


Dia de festa, noite de festa

Domingo, dia 09. Mais um dia que promete, desta feita no vizinho concelho do Sátão. Organizado pelo Clube de Orientação de Estarreja, o XX Troféu Ori-Estarreja regressa ao palco final do POM 2012 e ao fabuloso mapa da Senhora dos Caminhos. A partir das 11h00 da manhã, os participantes terão à sua disposição um percurso de Distância Média pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2012 – Nível 2. Para os mais entusiastas haverá à tarde um percurso igualmente de Distância Média, com partidas livres entre as 14h00 e as 15h30. Este percurso de treino (chamemos-lhe assim) terá a particularidade de conter uma parte de ordem obrigatória e partes de execução aleatória. A não perder, portanto!

Importa referir ainda que os interessados terão à sua disposição alojamento em Solo Duro, numa gentileza do Clube de Orientação de Viseu – Natura. Quem pretender pernoitar em Viseu e seguir na manhã seguinte para o Sátão, saiba que está no epicentro de uma das quarenta noites de festa que constituem o Programa da Feira de São Mateus. Para além dos inúmeros polos de atração que o certame encerra, não perca nessa noite, a partir das 22h00 no Palco 1, os Santamaria.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Miguel Nóbrega disse...

Um grande fim de semana de orientacao no qual alem da excelente qualidade dos terrenos, os atletas poderam visitar a mais antiga feira do pais - Feira de Sao Mateus. Venham, tragam a familia e disfrutem de um fim de semana unico.