quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA..."




1. Após a pausa estival, estamos de regresso com uma das imagens mais fortes deste Verão. Trata-se do “cartaz-convite” que a organização dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2012, disputados no passado mês de Julho, em Lausanne (Suiça), fez espalhar um pouco por todo o país. De Fribourg a Chateau d'Oex, de Martigny a Berna, o Orientovar pode testemunhar como a nossa modalidade se fez apresentar aos olhos de todos, numa manobra promocional de enorme alcance e impacto. Publicidade com pés e cabeça, apetece dizer!


2. Nos meses de Verão, um sábado em cada mês, a Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, anima a baixa da cidade com várias atividades desportivas. Trata-se do "Baixa em Boa Forma", iniciativa na qual a Orientação marca pontos sendo uma das modalidades escolhidas. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar, fica aqui a sugestão para o dia 01 de Setembro, podendo realizar o mesmo percurso do evento O' Porto Turistico – prova levada a cabo pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos em Maio passado - e que será brevemente utilizado pelo Turismo do Porto como Percurso Permanente de Orientação Urbana. O conceito do percurso é “o Porto em dezasseis passos”, com passagem por outros tantos monumentos emblemáticos da Cidade, do Palácio da Bolsa à Casa do Infante, da Muralha Fernandina à Torre dos Clérigos. A participação é gratuita e haverá a possibilidade de acompanhamento por monitores da organização. Adira ao evento no facebook - https://www.facebook.com/events/322709567811931/ - e saiba mais sobre esta irrecusável proposta.


3. Desde a sua fundação que o Clube de Orientação de Estarreja tem dedicado especial atenção à formação dos jovens. Para o efeito conta com um conjunto de técnicos formados pela Federação Portuguesa de Orientação e atletas com experiência Nacional e Internacional que permite realizar actividades de qualidade e direccionadas para os vários tipos de publico-alvo. Uma dessas actividades é a “Semana da Orientação”, iniciativa que decorreu de 06 a 10 de Agosto e que constituiu, basicamente, uma semana de actividades teórico/práticas de introdução à Orientação. Locais como Estarreja, Furadouro ou Torrão do Lameiro foram palco das alegres correrias orientadas duma vintena de jovens, numa iniciativa cujos propósitos - “incentivar a ocupação de tempos livres, sensibilizar os jovens para a importância da prática de actividade física, sensibilizar os cidadãos para a necessidade de preservação da Natureza e fomentar a prática da modalidade Orientação” - foram plenamente alcançados. Alguns testemunhos duma semana inesquecível podem ser vistos em http://www.facebook.com/oriestarreja/photos.


4. O número 4/2012 da publicação Inside Orienteering acaba de ser dado à estampa. Para além duma apresentação detalhada do novo Presidente da Federação Internacional de Orientação, Brian Porteus e desse enorme divulgador da nossa modalidade que é Clive Allen, a Inside Orienteering deste mês de Agosto traz-nos também reportagens sobre a Assembleia-Geral Ordinária da IOF, as histórias de sucesso da orientação em países como a Nova Zelândia ou os Estados Unidos e dá-nos ainda a ver aquilo que podemos esperar do Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre, que no próximo ano terá lugar na lindíssima aldeia alpina de Sestriere. Isto e muito mais para ler em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2012/02/Inside-Orienteering-4-2012.pdf.


5. É já no próximo dia 02 de Setembro que se irá disputar, na região do Baixo Vouga Lagunar, “Uma Aventura na Bio Ria”. Organizada pelo Clube Ori-Estarreja, esta Corrida de Aventura incluirá etapas de Orientação Pedestre e Orientação em BTT, divide-se pelos escalões de Aventura, Promoção e Formação e poderá ser disputada individualmente ou em equipa de dois elementos. Há ainda a possibilidade de participação de grupos, com acompanhamento de monitor. As inscrições decorrem até ao dia 29 de Agosto e devem ser enviadas para o endereço amorim1315@gmail.com. Mais informações em http://umaaventuraem.com/?p=21 ou através do 913 851 010.


6. Para aqueles que se divertiram “à fartazana” com a saga da “Lils no País das Maravilhas”, em França 2011, saibam que ela está de regresso, desta feita com mais uma série de aventuras em “Lausanne, Canton du Vaud – Suisse”. Liliana Oliveira volta a dar cartas no capítulo da imaginação e, evidenciando uma enorme criatividade e um sentido de humor verdadeiramente delirante, dá-nos a ver o dia a dia dum punhado de participantes portugueses nos Mundiais da Suiça. Autêntico centro das atenções de toda uma tribo onde pontificam os grandes nomes da Orientação Mundial, de Simone Niggli a Olav Lundanes, de Minna Kauppi a Joaquim Sousa, “Les Tugas Merveilleuses” mostram-nos – e mostram-se! - a melhor das formas de dar a volta às situações. Tudo para acompanhar em http://lilsnopaisdasmaravilhas.blogspot.pt/2012/08/les-aventures-de-les-tugas.html.


7. Para finalizar este “Duas ou três coisas...” que já vai um pouco extenso, deixo-o com o vídeo oficial da prova de BTT integrada no O-Ringen deste ano. É o adoçar de boca para o grande evento de final de temporada e que decorrerá em Veszprém, na Hungria, ao longo de toda a próxima semana. Falo, naturalmente, dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT, nos quais Portugal marcará presença com uma comitiva de onze elementos e que o Orientovar irá acompanhar pedalada a pedalada.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: