terça-feira, 12 de junho de 2012

WTOC 2012 CAMPEONATO DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO: JUVENTUDE DÁ CARTAS NO TROFÉU MUNDIAL DE TEMP-O




Camperdown Park, um dos espaços verdes mais procurados pela população de Dundee, recebeu o Troféu Mundial de TempO 2012. Integrado no programa dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão, o evento decorreu sob condições climatéricas muito desfavoráveis, com a chuva e o vento a serem dois dos maiores protagonistas da jornada. No final, Marit Wiksell foi a grande vencedora, logo seguida de dois outros jovens atletas, Guido Michelotti e Martin Jullum.


Chuva, vento e frio marcaram o Troféu Mundial de TempO. Considerada a prova de “Sprint” da Orientação de Precisão, a modalidade de TempO teve neste Troféu Mundial a derradeira oportunidade de se mostrar de forma oficiosa, uma vez que os próximos Campeonatos do Mundo, em Vuokati (Finlândia), contarão já com o TempO como disciplina oficial e ditarão o primeiro Campeão Mundial da história.

Distribuídos por oito estações ao longo dum percurso circular, com três problemas por estação, o Troféu Mundial de TempO colocou à prova a qualidade técnica e de interpretação do terreno de cada um dos competidores, mas sobretudo a sua rapidez de decisão. Afinal, tudo se jogava no somatório de tempos, com cada resposta errada a penalizar trinta segundos. Daí que rapidez e precisão eram requisitos chave para alcançar o melhor resultado.


Marit Wiksell, a mais rápida

Depois do 4º lugar alcançado em Falun, nos recentes Campeonatos da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2012, Marit Wiksell (Suécia) foi uma brilhante vencedora com um total de 220.5 segundos e duas questões erradas. Com apenas uma questão errada, mas com mais 43 segundos gastos no total das 24 questões, o italiano Guido Michelotti quedou-se com a segunda posição, enquanto o norueguês Martin Jullum foi terceiro, a 47,5 segundos da vencedora. O checo Tomáš Leštínský conseguiu a proeza de acertar todas as questões, mas acabou por ser penalizado pelo tempo gasto em cada uma das decisões, quedando-se a escassos dez segundos do pódio. Na cauda da tabela, entre os 62 participantes, é possível ver Joaquim Margarido com 12 respostas correctas e um total de 818,5 segundos na 58ª posição, ao passo que Ricardo Pinto foi o 61º classificado com 10 respostas correctas e 909,5 segundos.

A Entrega de Prémios teve lugar ao início da noite, aquando da Cerimónia de Abertura do Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão, o primeiro grande momento destes Campeonatos e que contou com a presença do Presidente do Município de Dundee, Bob Duncan, Brian Porteus, Vice-Presidente da Federação Internacional de Orientação, Lyn West, Presidente da Federação Britânica de Orientação e Donald Grassie, Presidente da Associação Escocesa de Orientação.


Resultados completos e demais informação em http://www.scottish-orienteering.org/wtoc2012/tempo.


[Para visualizar as fotos clique na imagem acima]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: