quinta-feira, 28 de junho de 2012

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA ORIENTAÇÃO NO BRASIL: CARTÕES TELEFÓNICOS AJUDAM A DIVULGAR A MODALIDADE




É com grande alegria que picotamos mais um ponto difícil: A Orientação agora também pode ser guardada no bolso!” Subsídios para a história da Orientação no Brasil, aqui trazidos por um dos maiores obreiros do nosso desporto no País irmão, Coronel Sérgio Brito.


É com grande alegria que picotamos mais um ponto difícil: A Orientação agora também pode ser guardada no bolso! Foram lançados no dia sete de setembro os primeiros cartões telefónicos ilustrados com fotos e textos sobre Orientação no Brasil. Trata-se duma atitude pioneira que foi adotada no estado do Ceará e que tem como objetivo ajudar a popularizar este desporto.” Era desta forma que a página Webventure Trekking - http://www.webventure.com.br/trekking/ - noticiava, no dia 12 de Setembro de 2000, aquele que, para Sérgio Brito, constituiu “o maior salto na divulgação da imagem do COqueiro e da Orientação no Nordeste do Brasil”

De acordo com o orientista, pesquisador e grande divulgador do nossos desporto, “foram em número de 300.000 os cartões telefónicos comemorativos da Telemar e comercializados nos 16 Estados Brasileiros cobertos pela empresa. Isto sem considerar a divulgação através dos amigos orientistas, clubes e federações nos demais Estados e também no exterior.”

Sérgio Brito explica que “foram lançados três cartões, representando a “Partida”, os “Postos de Controle” e a “Chegada”, no mapa e no terreno. Outra novidade foi o aproveitamento do verso dos cartões com a imagem de um mapa.”

A título de curiosidade, refira-se que as imagens que aparecem nos cartões são da Fazenda Soledade, Caucaia – CE, durante a I etapa do II Circuito Cearense de Orientação. O lançamento oficial dos cartões telefónicos ocorreu na Cerimónia de Entrega de Prémios do Percurso da Independência, evento realizado na Avenida Beira Mar, no dia 07 de setembro de 2000.

Os mais curiosos e interessados em aprofundar esta e outras questões podem consultar os “Registos Históricos da Orientação no Brasil” em http://www.cmf.ensino.eb.br/Coqueiro/orient2011/FatosHistdaOrientBrasil.pdf. Trata-se dum documento elaborado com base na pesquisa de Sérgio Gonçalves Brito e que conta com as colaborações de José Maria Pereira da Silva, Richard Wallace Scott Murray, Antônio Dmeterko, Ragnar Paz, Gilmar Mathias Holler, Kleist Praia Mendonça, João Manoel Franco e José Nilton da Silva Vargas.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: