quinta-feira, 21 de junho de 2012

MWOC 2012 CAMPEONATOS MUNDIAIS MILITARES DE ORIENTAÇÃO DO CISM: VALENTIN NOVIKOV, A FIGURA DOS CAMPEONATOS




Aalborg, na Dinamarca, recebeu entre os dias 08 e 14 de Junho a 45ª edição dos Campeonatos Mundiais Militares de Orientação Pedestre. O evento contou com a presença de 215 atletas em representação de 25 países e teve no russo Valentin Novikov a grande figura, ao alcançar as duas medalhas de ouro individuais e ainda uma medalha de prata na prova de Estafetas.


A Dinamarca, um dos países fundadores do International Military Sports Council (CISM) nos idos de 1948, recebeu a 45ª edição dos Campeonatos Mundiais Militares de Orientação Pedestre MWOC 2012. As provas decorreram na cidade de Aalborg e foram dominadas pelas fortíssimas seleções da Rússia e da Suiça, no setor masculino, enquanto no setor feminino o destaque vai para os seleccionados da Letónia, Lituânia e Polónia.

A prova de Distância Média fica assinalada pela excelente prestação do russo Valentin Novikov, confirmando assim os notáveis desempenhos nos recentes Campeonatos da Europa. Valentin Nonikov teve no seu irmão Leonid o grande adversário, tendo vencido no tempo de 25:27 e pela escassa margem de 7 segundos. A terceira posição, com mais 43 segundos que o vencedor, coube a Timo Sild (Estonia). No setor feminino, vitória tranquila da lituana Sandra Pauzaite com o tempo de 28:17. Hanna Wisniewska (Polónia) e Indré Valaite (Lituânia) classificaram-se nas posições imediatas, com mais 1:50 e 1:53 que a vencedora, respetivamente.


Suiça vence a Estafeta Masculina

Valentin Novikov conquistou a sua segunda medalha de ouro nestes Campeonatos ao vencer a prova de Distância Longa com o tempo de 1:07:18. Com mais dois minutos exatos, no segundo lugar, classificou-se o sueco Erik Öhlund, enquanto o russo Dmitriy Tsvetkov foi o terceiro classificado com um registo de 1:09:48. Quanto às senhoras, Aija Skrastina (Letónia) foi a grande vencedora, esmagando a concorrência ao concluir com um tempo de 58:08. Apenas 7:22 mais tarde a dinamarquesa Inge Skovgaard Knudsen completaria o seu percurso, enquanto a terceira classificada, com 1:06:13, seria a polaca Daria Lajn.

Na prova de Estafeta, vitória apertada da Suiça sobre a Rússia, com Fabian Hertner e Valentin Novikov a partirem para o último percurso praticamente lado a lado, mas com Hertner no final a conseguir desembaraçar-se do seu adversário e a vencer em 1:04:39, contra os 2:04:50 dos russos. O terceiro lugar coube à Finlândia, a 4:27 dos vencedores. Nas senhoras, a Lituânia começou melhor, mas a Polónia acabou por se impôr e por chegar à medalha de ouro com o tempo de 2:00:45. A Letónia foi a segunda classificada com mais 2:59 que as vencedoras, enquanto a Lutuânia acabaria por ter de se contentar com a terceira posição, em 2:05:07.


Leandro Pasturiza em alta

Com Portugal ausente uma vez mais dos Mundiais Militares de Orientação Pedestre, o Brasil concitou as nossas atenções, sendo de destacar os bons desempenhos de Leandro Pereira Pasturiza, 37º classificado na prova de Distância Média e 30º classificado na prova de Distância Longa. Aguardada com natural expectativa, a prestação da Estafeta feminina brasileira não esteve ao nível do verificado nos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM 2011 (Rio de Janeiro), e que lhe valeu na altura a medalha de bronze. Desta feita, Miriam Ferraz Pasturiza, Tânia Maria Jesus de Carvalho e Wilma Barros de Souza não foram além do 8º lugar, com um tempo de 2:49:38. No setor masculino, a equipa 2 do Brasil (Sidnaldo Farias Souza, Gilson Schropfer e Gilmar Steffler) concluiu no 24º lugar com um registo de 2:52:11, enquanto a equipa 1 do Brasil (Fábio Kuczkoski, Ironir Alberto Ev e e Leandro Pereira Pasturiza) terminaria na posição imediata, com mais 6:23.

Tudo para acompanhar em http://www.mwoc2012.dk/

[Foto de “FLVFOT”, extraída da galeria do evento na sua página principal]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: