terça-feira, 19 de junho de 2012

HUGO BORDA D'ÁGUA E O I ALOT 2012: "CÁ OS ESPERAMOS!"




Após a organização de um número elevado de eventos locais e regionais de reconhecida qualidade, o COAC – Coruche Outdoor Adventure Club oferece aos amantes da Orientação, já no próximo fim de semana, a primeira edição do Alentejo Orienteering Trophy 2012 . O Orientovar foi ao encontro de Hugo Borda d'Água, figura de referência do COAC e um dos responsáveis máximos pelo evento, que nos deixa as suas impressões.


Orientovar - A poucos dias do I ALOT 2012, a primeira pergunta é muito simples: Tudo a postos?

Hugo Borda d'Água - Tudo a postos. Faltam apenas fechar os detalhes "normais" dos dias antes de um evento de Orientação e que o relógio avance até às 11h00 de Sábado!

Orientovar - Depois dum conjunto bem sucedido de eventos num Município que tanto tem apoiado a Orientação, porquê deslocar o centro das atenções para os vizinhos concelhos de Mora e Arraiolos?

Hugo Borda d'Água - Foram efectuados muitos contactos com proprietários na zona onde sempre organizamos provas no passado e não se reuniram as condições para realizar a prova nos terrenos que seleccionamos como tendo qualidade para tal. Deste modo, procuramos nos concelhos vizinhos encontrar soluções e que acabam, neste caso, por serem terrenos que nos últimos anos receberam eventos de reconhecida qualidade. Esta escolha só foi possível graças à cooperação do CPOC e ao excelente acolhimento do Gafanhori em Arraiolos, onde será o Centro do Evento.


Tirar partido do que temos

Orientovar - O COAC tem primado pela inovação, dando-nos a ver e a experimentar diferentes formas de fazer Orientação em provas anteriores. Que surpresas têm preparadas para este evento?

Hugo Borda d'Água - Efectuamos o nosso melhor, procurando tirar partido dos terrenos de floresta para realizar eventos de qualidade e ajustar as arenas a zonas agradáveis para esta altura do ano. O Sprint será também um misto entre a zona urbana de Arraiolos, um pouco de floresta envolvente e com as partidas no Castelo. Assim, não diria inovar, mas sim tirar partido do que temos para tentar proporcionar a todos provas bastante agradáveis e desafiantes.

Orientovar - Alentejo é sinónimo de paisagem magníficas, calma e silêncio, gastronomia de excelência e um património histórico riquíssimo. Num programa social, ao gosto de cada um e na tentativa de tirar o máximo partido do fim-de-semana, o que aconselharia?

Hugo Borda d'Água - Existe um leque de escolhas bastante grande, começando pela visita ao um dos vários restaurantes com gastronomia extraordinária existentes em Arraiolos, depois um mergulho nas piscinas de Arraiolos durante a tarde de Sábado ou Domingo e seguindo-se a visita a parte do património histórico único existente nesta região. O Fluviário de Mora será sempre uma das opções a ter também em conta nestas escolhas. Relativamente ao Sábado à noite, a feira de São João, em Évora, que tem início no dia 22 de Junho, será uma das melhores escolhas.


Vontade de fazer o nosso melhor

Orientovar - As inscrições encerraram com números que não chegam às quatro centenas de participantes. Estavam à espera duma taxa de adesão tão baixa?

Hugo Borda d'Água – Sinceramente, tínhamos esperança de ficar nessa fase entre os 400 e os 500, mas surpresa não é. Sabemos que esta é uma altura em que anualmente se reduz o número de inscritos nas provas devido à existência de outras escolhas para os fins-de-semana e que o exames dos estudantes condicionam também uma parte significativa das pessoas. O calendário, na minha opinião, está demasiado sobrecarregado para uma altura em que só por si tem uma quebra de participantes: Quatro provas pontuáveis para a Taça de Portugal em menos de 1 mês. Como este evento está no "final da cauda" das quatro, é também um fator para que existam menos pessoas. Mas de forma alguma pode ser isso que nos tira motivação e vontade de fazer o nosso melhor para que todos possam sair do ALOT 2012 satisfeitos.

Orientovar - Para os indecisos - que ainda os há! - que mensagem deixaria?

Hugo Borda d'Água - Será um fim-de-semana excelente para o Desporto em contacto com a natureza, em zonas com óptimos aliciantes turísticos, culturais e terrenos de provas dadas para a prática da modalidade. A união de todos estes fatores leva a que o ALOT seja uma opção a ponderarem seriamente para 23 e 24 de Junho. Cá os esperamos!

Toda a informação em http://www.coaclub.com/alot2012


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: