quinta-feira, 28 de junho de 2012

EYOC 2012: JOVENS PORTUGUESES COM MUITA AMBIÇÃO NA BAGAGEM



Tem início amanhã e estende-se até domingo o Campeonato da Europa de Jovens EYOC 2012. Portugal marca presença uma vez mais no grande evento com uma equipa jovem e plena de ambição.


Começa amanhã em Bugeat (França) e estende-se até ao próximo domingo a décima primeira edição dos Campeonatos da Europa de Jovens EYOC 2012. Organizado pela Federação Francesa de Orientação, Federação Internacional de Orientação e Liga de Orientação do Limousin, o evento conta com a participação de 351 atletas, em representação de 30 países.

Os Model Events de Distância Longa e de Estafetas marcaram o dia de hoje e o programa competitivo arranca amanhã com a prova de Sprint em Meymac, quando os ponteiros apontarem as 11h30 (10h30 em Portugal). Seguir-se-á, no sábado, a prova de Distância Longa e tudo terminará no domingo com a festa das Estafetas. Do programa social fazem parte as Cerimónias de Abertura e de Encerramento, as Cerimónias de Entrega de Prémios relativas a cada uma das provas e ainda uma muito aguardada “EYOC Party” que reunirá, na noite de sábado, todos os participantes na competição.


Comitiva portuguesa com treze atletas

A comitiva portuguesa presente no EYOC 2012 é constituída por treze atletas, cinco no sector feminino e os restantes no sector masculino, a saber: W16 – Beatriz Moreira (CPOC), Daniela Pires (ADFA) e Joana Fernandes (.COM); M16 – André Esteves (COA), António Ferreira (COC), Daniel Catarino (CLAC) e Diogo Barradas (CPOC); W18 – Vera Alvarez (CPOC) e Carolina Delgado (GD4C); M18 – Luís Silva (ADFA), Filipe Augusto (ADFA), Miguel Ferreira (ADFA) e Samuel Leal (Ginásio CF). Daniela Pires, Joana Fernandes, André Esteves, António Ferreira, Daniel Catarino, Diogo Barradas e Samuel Leal fazem a sua estreia na competição, ao passo que para Vera Alvarez este é já o quinto EYOC da sua carreira. Uma seleção que mistura a juventude com a “veterania”, que tem em Luís Silva e Vera Alvarez dois “pontas de lança” de reconhecida valia mas que prima pela homogeneidade e que demonstra uma enorme vontade de vencer. A acompanhá-los estão Hélder Ferreira e Patrícia Casalinho, estranhando-se a ausência de Norman Jones, ao que julgamos saber ainda um dos responsáveis técnicos pelas seleções jovens, mas que na "hora da verdade" não abdicou de rumar à Alemanha para disputar os Mundiais de Veteranos.

Refira-se a título de curiosidade que as provas poderão ser acompanhadas em direto em http://live.eyoc2012.fr/ e que amanhã serão quatro os atletas portugueses com o sistema GPS – Luís Silva, Vera Alvarez, Miguel Ferreira e António Ferreira - a puderem ser seguidos em tempo real. António Ferreira será mesmo o primeiro português a partir, logo às 11h32. Os dados estão lançados, restando-nos acreditar que os nossos atletas tudo irão fazer para nos dar uma enorme alegria. Repetir o brilharete de Eger, em 2007, quando Diogo Miguel chegou ao título de Sprint, ou chegar aos sete diplomas de Soria, em 2010, não está – não pode estar! - fora das cogitações do selecionado luso. Amanhã, por esta hora, já algo se saberá. Até lá... Força Portugal!

Tudo para acompanhar em http://www.eyoc2012.fr/.

[Foto recolhida da página da FPO no Facebook, em http://www.facebook.com/fporientacao]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: