sexta-feira, 29 de junho de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. O Clube de Orientação de Viseu – Natura prepara-se para levar a cabo já este fim de semana o seu Raid Ecopista do Dão - Viseu 2012. Pontuável para a Taça de Portugal e Campeonato de Espanha de Corridas de Aventura 2012, o evento promete grandes momentos de atividade física e mental, tendo por pano de fundo as belíssimas paisagens da Região de Viseu e a magnífica Ecopista do Dão. Composta por sete etapas com duração aproximada de dezoito horas, o Raid Ecopista do Dão – Viseu terá as seguintes atividades: Orientação Pedestre, Canoagem, Orientação em BTT, escalada, Slide, Pontes variadas, Golfe, Patins em Linha, Tiro com Arco, Rappel, Carros de Rolamentos e Jogos Tradicionais. Encontram-se inscritas até ao momento 11 equipas no escalão de Promoção, 14 no escalão de Aventura e 16 no escalão de Elite, num total de 143 atletas. Trata-se dum número extraordinário e onde avulta a presença de 18 equipas do país vizinho, das quais 8 no escalão de Elite. A prova tem início marcado para as 09h00 de amanhã, terminando por volta das 12h00 de domingo, dia 01 de Julho. Mais informações em http://www.coviseu-natura.pt/.


2. Estão abertas as candidaturas à organização do Portugal O' Meeting 2014, bem como às duas provas WRE, pontuáveis para o ranking mundial, uma delas na semana que antecede o POM e a outra na semana seguinte. Repetir-se-á, assim, o modelo de calendarização que vigorará em 2013, procurando potenciar a presença dum grande número de atletas estrangeiros em Portugal nessa altura do ano. As candidaturas ao Portugal O' Meeting deverão ter em conta o facto de, conjuntamente com o evento, ter lugar a terceira edição da Taça da COMOF e ainda uma etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão. As propostas devem ser remetidas à Federação Portuguesa de Orientação até às 18h00 do dia 25 de Setembro de 2012. O Ofício pode ser lido na íntegra em http://www.fpo.pt/www/images/fpo/comunicados/038%20pom%20wre%202014.pdf.


3. Teve início na passada segunda-feira o processo de apresentação de candidaturas à Presidência e à Comissão Delegada da FEDO – Federação Espanhola de Orientação. Na página da FEDO - http://www.fedo.org/ - encontram-se disponíveis para consulta o Regulamento Eleitoral, o calendário e os modelos de apresentação de candidaturas e de apoio às mesmas. Mais se recorda que, de acordo com o Artº 40, as candidaturas deverão fazer-se acompanhar de, pelo menos, 10 apoios de membros com assento na Assembleia Eleitoral.


4. Estreou-se na modalidade em 1981, desenha mapas desde 1988 e é cartógrafo certificado com o Nível 5 desde 2003. Falamos de Armando Rodrigues a propósito da sua página - http://www.arod-mapas.com/ -, agora com um novo visual, mais apelativo e de mais fácil consulta. Do Currículo Vitae, onde faz questão de realçar o 6º lugar alcançado pelo seu mapa “Aldeia da Mata” (NAOM 2010), “distinguido numa votação pela Internet em todo o mundo para o melhor mapa de Orientação 2010”, até à Galeria, onde avulta uma extraordinária coleção de pedras, é todo um manancial de informação que nos é dado a contemplar. Particularmente importante é o espaço dedicado aos mapas – naturalmente! - mas há mais, desde regulamentos da IOF até uma Entrevista de boa memória que o Orientovar deu à estampa em 09 de Abril de 2011. Bem haja, Armando Rodrigues, por mais esta página bem desenhada do seu percurso de vida!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: