quarta-feira, 20 de junho de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Com as férias de Verão chega mais uma edição do OriJovem. De 04 a 07 de Julho, Quiaios será o palco do 18º OriJovem, iniciativa da Federação Portuguesa de Orientação dirigida a uma população dos 8 aos 16 anos, com ou sem experiência na modalidade. O estágio conta com os apoios do Ginásio Clube Figueirense, Clube de Orientação do Centro e Colégio de Quiaios. Dada a heterogeneidade de jovens presentes no estágio, vão existir três grupos-base que variam em nível de dificuldade técnica e física: Laranjinhas (iniciação), Azul e Magenta (Formação). É condição para participar no estágio ser Federado, excepto se for a primeira participação num OriJovem (a filiação de jovens até aos 20 anos é gratuita). Resta acrescentar que as inscrições têm um valor de € 50,00 e decorrem até ao dia 27 de Junho. Mais informações em www.fpo.pt.


2. Teve lugar no passado domingo a 4ª edição do Troféu de Orientação Cidade de Vila Nova de Santo André. Distribuído por uma prova de Distância Média (parte da Manhã) e uma prova de Sprint (parte da Tarde), o evento pontuou para o ranking da Taça de Portugal de Orientação Pedestre – Nível 2 e teve organização do COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano. João Mega Figueiredo (CN Alvito) e Mariana Moreira (CPOC) levaram de vencida os escalões de Homens e Damas Elite, respetivamente, numa prova que contou com a participação de 122 atletas. Mais informações e resultados completos em http://www.coala.com.pt/index.php/pt/home/29-ano-2012/89-iv-trofeu-vila-nova-de-santo-andre.


3.“Não podes esperar mais pela última Lunarun? Não precisas. A tua derradeira oportunidade de cortares a meta será ainda mais cedo. Esta Quarta, às 20h30 no Piolho. Tens coragem para faltar?” Pois é. Depois do enorme sucesso alcançado na estreia em Lisboa, no Verão passado, o Porto abriu as suas portas ao LunaRun. Um pequeno mapa da cidade, quatro pontos para controlar, 45 minutos de prova, pernas para andar ou correr e boa disposição são as fórmulas de sucesso duma iniciativa da Nike Portugal e que, na Invicta, conhece esta noite o último dos quatro eventos do ano. A título de curiosidade, refira-se que Joana Costa e Luís Leite, dois atletas do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, foram os vencedores da jornada da passada quarta feira. Mais informações em https://www.facebook.com/NikeRunningPortugal/app_220889744643817


4. Está aí o Parque da Cidade Score Race. É já no dia 01 de Julho que o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos leva a cabo um evento de Orientação Pedestre num dos mais bonitos e emblemáticos espaços verdes da cidade do Porto, o Parque da Cidade. Integrado nas comemorações do 17º aniversário do clube e numa parceria com a ASPP/PSP, o evento será constituído por uma prova em sistema de Score (competição) e por um percurso formal (caminhada) com a finalidade do Lazer. A concentração tem lugar junto ao Pavilhão da Água (Parque da Cidade, lado Norte), a partir das 08h30 e a prova de Score será disputada nos escalões Individual Masculino, Individual Feminino, Parelha Masculina, Parelha Feminina e Parelha Mista. Mais informações em http://www.gd4caminhos.com/events/eventos-outros/scorerace.


5. Os percursos de Orientação em Família estão de volta à região centro do país. Para aqueles que gostaram da experiência de Marrazes e para todos os outros que não tiveram possibilidade de estar presentes, surge uma nova oportunidade já no próximo dia 8 de Julho, no Pinhal de Paredes da Vitória, em Patais. Realizada no âmbito da Bandeira Azul da Europa, a atividade é organizada pelo Município de Alcobaça e conta com o apoio técnico do Clube de Orientação do Centro. O Percurso de Orientação em Família tem o seu início agendado para as 09h00, com concentração junto ao Parque de Campismo. As inscrições têm um custo de € 2,00, com seguro incluído (grátis para crianças até aos 11 anos, inclusivé) e podem ser feitas no local de partida ou pelo e-mail aev@cm-alcobaca.pt. Mais informações em http://www.facebook.com/events/399772886725124/.


6. No dia 19 de Maio, no decurso do XX Troféu de Orientação do CPOC, João Dias captou um conjunto de imagens que, depois duma edição cuidada, resultaram num dos mais interessantes e bem construídos filmes de Orientação a que nos tem sido dado assistir nos últimos tempos. “Mostrar um pouco o que foi correr por todas aquelas ruelas, becos e escadarias”, foi o objetivo do realizador e o resultado não podia ser melhor. Do espanto duma transeunte a um colossal “mega pastanço”, é toda uma Alfama que se abre à Orientação e se redescobre pelo olhar de João Dias. Ao jovem realizador endereça o Orientovar felicitações sinceras e os votos para que possa continuar a brindar-nos com peças como esta, onde a qualidade e a sensibilidade se misturam com a oportunidade e o sentido de humor. Para ver, rever e... partilhar!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: