terça-feira, 26 de junho de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ORIENTAÇÃO: NOVA ETAPA, OS MESMOS VENCEDORES




Ironir Alberto Ev e Mirian Ferraz Pasturiza foram os grandes vencedores da segunda etapa do CamBOr 2012, levado a cabo no passado fim de semana em Terezópolis de Goiás. Duplo triunfo nas provas disputadas e um passo de gigante rumo ao título de Campeão Brasileiro de Orientação da presente temporada.


Decorreu no passado fim de semana, em Terezópolis de Goiás, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação 2012. Organizado pelo COCER – Clube de Orientação Cerrado e CORJL – Clube de Orientação Ribeirão João Leite, em parceria com a Prefeitura Municipal de Terezópolis de Goiás – GO, o evento contou com a Coordenação e Supervisão da CBO - Confederação Brasileira de Orientação e da FOG - Federação de Orientação de Goiás.

Pontuável para o ranking mundial da modalidade, esta segunda etapa registou uma participação aproximada de quatro centenas e meia de orientistas, em representação de 52 clubes, associações, federações e confederações. Destaque ainda para a presença de cinco atletas chilenos e que tão boa conta deram de si nos escalões H21E e H21A.


Mirian esmagadora

O primeiro dia de competição foi preenchido por uma prova de Distância Longa, com distâncias de 12.300 metros para a Elite Masculina e de 8.000 metros para a Elite Feminina. Começando por esta última, Mirian Ferraz Pasturiza (AD Almirante Adalberto Nunes) não deixou os seus créditos por mãos alheias e, depois da vitória na primeira etapa do CamBOr, voltou a impor-se às suas mais diretas adversárias por larga margem. Mirian Pasturiza necessitou de 1:09:16 para completar o seu percurso, contra 1:21:50 da sua colega de equipa Tânia Maria Jesus De Carvalho e 1:31:16 de Elaine Lenz (CO Ijuí), respetivamente segunda e terceira classificadas.

Após a dupla vitória na 1ª etapa do CamBOr, em Maio passado, Ironir Alberto Ev (CO Santiago) fez jus ao favoritismo que lhe era atribuído e foi o grande vencedor com o tempo de 1:20:53. A 2:10 e 4:38 de diferença, respetivamente, classificaram-se nas posições imediatas Leandro Pereira Pasturiza (CO San Martin) e Juscelino Alencar Karnikowski (CO Gralha Azul).


A prova da confirmação

Na prova de Distância Média do segundo dia o panorama não se alterou e tanto Mirian Ferraz Pasturiza como Ironir Alberto Ev voltaram a dominar por completo os seus percursos, alcandorando-se aos lugares mais altos do pódio como os grandes vencedores da competição. Com o tempo de 36:27, o triunfo de Mirian Pasturiza voltou a não sofrer contestação, ante uma combativa e inconformada Tânia Maria Jesus De Carvalho a 3:18 de diferença. A terceira posição viria a ser ocupada por Wilma Barbosa de Souza (Barriga Verde CO), a distantes 12:48 da vencedora.

No setor masculino, Ironir Alberto Ev e Leandro Pereira Pasturiza voltaram a travar uma luta interessante, acabando por vir ao de cima o melhor momento do atleta de Santiago. Ironir Alberto Ev precisou de 35:25 para cumprir os 5.400 metros do percurso, deixando o seu mais direto adversário a 53 segundos de diferença. A terceira posição foi ocupada por Robson Figueira Rengifo (AD Almirante Adalberto Nunes) com o tempo de 38:34. Com estes resultados, Ironir Alberto Ev está mais perto de se sagrar pela primeira vez campeão brasileiro de Orientação, enquanto Mirian Ferraz Pasturiza se prepara para festejar o “penta”, confirmando o domínio absoluto nas cinco últimas temporadas.

Informações e resultados em http://www.cbo.org.br/

[Foto de Sara Dornelles Weis, extraída do seu excelente blog em http://brazil-o-life.blogspot.com.br/2012/06/2-etapa-do-cambor-2012-ii.html]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: