segunda-feira, 28 de maio de 2012

WTOC 2012 CAMPEONATO DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO: PORTUGAL PRESENTE!



Pela primeira vez na sua história, a Orientação portuguesa irá marcar presença num Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão. Ricardo Pinto e Joaquim Margarido terão a responsabilidade de representar as nossas cores no WTOC 2012, que irá decorrer em Dundee, na Escócia. Aqui fica a antevisão duma participação histórica, a pouco mais de uma semana do grande evento.


Tem lugar em Dundee (Escócia), de 05 a 10 de Junho próximos, o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2012. Entre as muitas e variadas novidades que o evento encerra, uma há que nos diz particular respeito. Trata-se da presença de Portugal pela primeira vez na maior competição do calendário internacional de Orientação de Precisão. Portugal é, desta forma, o 29º. país a juntar o seu nome à lista de participantes nas oito edições já disputadas, sendo mesmo o único país – entre os 22 que estarão presentes em Dundee - a fazer a sua estreia nesta edição do Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão.

A representação portuguesa é constituída por Ricardo Pinto e Joaquim Margarido, ambos atletas do DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada. Actual vice-líder do ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012, Ricardo Pinto vai competir na Classe Paralímpica. Joaquim Margarido, vencedor do recente XX Troféu de Orientação do CPOC, competirá na Classe Aberta. Esta é a segunda participação internacional dos dois atletas – depois da presença em Plasência, nos Campeonatos Nacionais de Espanha -, a primeira num evento sob a égide da IOF – Federação Internacional de Orientação.


O programa dos Mundiais

Conhecida como a cidade dos três “jotas” – “Jam” (“compota”), “Juta” e “Jornalismo” – Dundee acolhe a nona edição dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão, pela primeira vez em separado dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre. Com efeito, desde 2004, data da primeira edição, os Mundiais de Orientação de Precisão tiveram sempre lugar “à sombra” dos Mundiais de Orientação Pedestre. E embora este figurino seja retomado já em 2013, em Vuokati (Finlândia), a verdade é que este ano os Mundiais de Orientação de Precisão não irão ter a concorrência mediática desse evento maior, numa luta absolutamente desigual e que tem concorrido para perpetuar o estatuto de “irmão menor”.

Anne Braggins, um nome que se mistura e confunde com o da própria Orientação de Precisão, é a Diretora do Evento. Ao seu lado estarão, na cartografia e traçado de percursos, Brian Parker, e na organização Anne Hickling. O programa competitivo estende-se ao longo de dois dias e decorrerá em Tentsmuir, numa zona de dunas e floresta junta à costa, a sul de Dundee, na margem oposta do Rio Tay. Baseados em mapas de Orientação Pedestre de 2010, os mapas de Tentsmuir são desenhados de acordo com as especificações ISOM (não ISSOM), à escala de 1:5000, com equidistância de 2,5 metros. A prova do primeiro dia (8 de Junho) terá uma distância de 2,3 km, com 10 metros de desnível e 20 + 2 pontos de controlo. No segundo dia (9 de Junho), o decisivo desafio estende-se por 1,9 km – ao longo de duas secções distantes 800 metros uma da outra –, com 23 + 2 pontos de controlo (e ainda dois pontos cronometrados extra para a classificação colectiva). O tempo permitido para a realização dos percursos será, em ambos os casos, de 132 minutos.


Troféu Mundial de TempO

Mas o “programa das festas” não se resume aos dois dias de competição. O Troféu Mundial de TempO – TempO World Trophy – abrirá as hostilidades no dia 06 de Junho, em Camperdown Park, Dundee. O formato da competição cifra-se num percurso linear com oito diferentes estações, cada uma das quais compreendendo três pontos de controlo. A Cerimónia de Entrega de Prémios deste Troféu Mundial de TempO terá lugar ao final da tarde desse dia, integrada na Cerimónia de Abertura do Campeonato do Mundo WTOC 2012. No dia seguinte, 07 de Junho, decorrerá o Model Event já em Tentsmuir, num percurso de 1,3 km, com 10 + 2 pontos de controlo, para um tempo limite de prova de 72 minutos. A Cerimónia de Encerramento e o Banquete, ao início da noite do dia 09 de Junho, serão o ponto final perfeito num evento que se estima memorável. Uma última referência ao facto dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2012 integrarem o Jan Kjellström International Festival of Orienteering 2012, no ano em que a Associação Escocesa de Orientação celebra as Bodas de Ouro.

Conforme referido, serão 22 as seleções presentes neste Mundial, com o número de atletas no conjunto das duas classes a ascender aos 94. São números que representam uma ligeira quebra em relação ao verificado em 2011, no WTOC de Savoie – França, onde o número de participantes foi de 102, em representação de 26 países. Com sete atletas cada, Finlândia e Rússia constituem as maiores comitivas, mercê do facto de integrarem nas suas fileiras os detentores do título mundial na Classe Aberta e na Classe Paralímpica, Lauri Kontkanen e Dmitry Kucherenko, respetivamente. Kucherenko e Kontkanen que terão ao seu lado “históricos” como a alemã Anne Straube, o esloveno Kreso Kerestes, o britânico John David Gittus, a italiana Roberta Falda, os bi-campeões suecos Ola Jansson e Lennart Wahlgren, o ucraniano Vitaliy Kirichenko ou o lituano Evaldas Butrimas (o qual, a par de outros sete atletas, formam o conjunto de “totalistas” em Campeonatos do Mundo).


Vontade e crer

Voltando à representação nacional, importa referir o crer e a vontade subjacentes à deslocação à Escócia. Desde logo no que ao DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada e à Santa Casa da Misericórdia do Porto diz respeito, viabilizando esta participação e vendo nela uma oportunidade única de valorização dos seus atletas com vista aos grandes desafios que se oferecem no futuro. Depois uma palavra para a Federação Portuguesa de Orientação, pela forma como acarinhou o projeto e agilizou com a organização do evento as questões processuais relacionadas com a inscrição dos atletas. Finalmente para a própria organização e para a Federação Internacional de Orientação, pelo entusiasmo e carinho demonstrado pela nossa participação e pelas facilidades concedidas e que permitiram, mesmo depois de esgotados todos os prazos, proceder à concretização das formalidades necessárias à participação dos dois atletas.

Resta agora esperar que tudo decorra conforme planeado e que a riqueza de conhecimentos inerentes a uma participação desta natureza possa servir para alavancar em definitivo a nossa Orientação de Precisão. Que os amantes da Orientação – da Pedestre e da BTT, às Corridas de Aventura - estejam connosco na Escócia e que, sobretudo, num futuro próximo, possam ser também presença assídua nas provas. Que vejam nelas uma forma de desenvolverem as suas capacidades de leitura e interpretação de mapas, de competirem, de conviverem, de ajudarem a promover a inclusão através dum desporto único e de fazerem parte desta história lindíssima chamada Orientação de Precisão. Este é o nosso voto!

Tudo sobre o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2012 em http://www.scottish-orienteering.org/wtoc2012


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: