terça-feira, 1 de maio de 2012

OS VERDES ANOS: ANA RIBEIRO




Olá.

Eu sou a Ana Ribeiro, atleta do Grupo Desportivo Luz Verde e pratico Orientação desde 2002. Neste texto vou descrever um pouco o que é para mim esta modalidade.

Posso dizer que o gosto pelo desporto está-me no sangue, pois desde pequena que pratico variadas atividades desportivas, algumas proporcionadas pelo meu clube. O interesse pela Orientação surgiu através de alguns familiares, que praticavam a modalidade e da qual falavam com grande entusiasmo.

Entretanto frequentei alguns treinos nos quais me foram transmitidos e explicados os conhecimentos básicos sobre os símbolos que constam nos mapas e o significado da sinalética, para que eu os conseguisse interpretar de forma a puder participar nas provas.

Encaro a Orientação como uma aventura, desde que nos dirigimos para as provas até que regressamos a casa, porque tudo isto se passa num ambiente familiar onde reina a boa disposição e no qual só interessa praticar a modalidade e usufruir de bons momentos em contacto com a natureza.

Para mim a Orientação consiste num desporto divertido, no qual temos que conjugar o físico com a mente, porque temos que raciocinar o melhor trajeto que queremos fazer para cumprirmos o nosso percurso e a condição física para conseguirmos fazer a prova rapidamente.

Normalmente, quando me refiro a esta modalidade, em tom de brincadeira digo que faço uma espécie de caça ao tesouro, porque foi assim que eu vi a Orientação pela primeira vez: uma aventura desde do início da prova até ao fim, da qual depois resta um conjunto de peripécias para recordar. E quando iniciamos uma prova o percurso é uma incógnita que vamos descobrindo, e cada um toma as suas decisões, umas mais certas do que outras, mas lá vamos superando as nossas dificuldades até que quando terminamos a prova sentimos uma enorme sensação gratificante de objetivo cumprido.

Ao longo destes últimos anos tenho praticado esta modalidade com o objetivo de me divertir, e tenho aproveitado para conhecer melhor a região onde são organizadas as provas, respeitar o meio ambiente e também conviver com outras pessoas.

Por fim, na minha opinião todas as pessoas deveriam praticar desporto, seja ele qual for, pois seria uma atividade saudável e só teriam a ganhar com isso.

Ana Ribeiro
Grupo Desportivo Luz Verde
Fed 2820

Sem comentários: