sexta-feira, 4 de maio de 2012

II OPEN DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO DO HOSPITAL DA PRELADA: FILIPE LEITE, O ROSTO POR TRÁS DA MEDALHA




Designer das medalhas do II Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada, utente do estabelecimento, atleta do DAHP e vencedor da primeira edição, Filipe Leite revela as motivações para este novo desafio.


As medalhas do II Open têm a sua assinatura. Qual foi a inspiração?

Filipe Leite (F. L.) - Não houve algo específico em que me tenha inspirado. O facto de praticar a modalidade e gostar de design levou-me a sugerir que poderia desenhar as medalhas para um evento futuro. Para além disso, o facto dos participantes do II Open poderem levar para casa algo que tenha surgido da minha parte também foi um factor importante. Ser utente do Hospital faz com que tenha uma ligação diferente, já que foi com pessoas ligadas ao mesmo que iniciei a modalidade, daí ser um prazer tomar esta iniciativa. É, sem dúvida, um factor importante que me leva a encarar a prova e o desenho das medalhas em si, de forma diferente.

Em 2011 conquistou o I Open. Essa experiência está reflectida no desenho final?

F. L. - Não me baseei nesse facto para o desenho das medalhas. O gosto pela modalidade foi o principal motor, assim como o desejo de fazer algo diferente do habitual. O desenho terá elementos típicos da modalidade, o logótipo da Orientação de Precisão, um gráfico alusivo ao troféu, a inscrição que se trata do II Open, a identificação do lugar do atleta na classificação final e, no verso, o logótipo do DAHP.

Vai participar no II Open. Significa que poderá ganhar uma medalha sua...

F. L. - É verdade, isso pode acontecer. E não me importava.

Também é um atleta da Vela Adaptada...

F. L. - Pratico desde 2007 por convite do Terapeuta Pedro Cunha. Como gosto muito de desporto, decidi experimentar. Os treinos são na Póvoa de Varzim, geralmente ao fim-de-semana, de 15 em 15 dias. Em 2011 fiquei em 4.º lugar no Campeonato Nacional e com o ACCESS 2.3 [tipo de barco em que costuma competir] já conquistei alguns primeiros lugares, sobretudo em regatas na Póvoa de Varzim.




[Entrevista e foto de Helena Almeida]

Sem comentários: