sexta-feira, 18 de maio de 2012

EOC/ETOC 2014 APRESENTADO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA




Teve lugar ao final da tarde de ontem, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, a Cerimónia de Apresentação Oficial dos Campeonatos Europeus de Orientação Pedestre e de Orientação de Precisão EOC/ETOC 2014.


Os Campeonatos Europeus de Orientação Pedestre e Orientação de Precisão, EOC/ETOC 2014 foram apresentados ontem aos Órgãos de Comunicação Social. A cerimónia teve lugar no Auditório Municipal de Pinhal Novo e contou com as presenças do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, da Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente, do Presidente da Federação Portuguesa de Orientação, Augusto Almeida e do Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Manuel Lagarto.

Entre os vários momentos da cerimónia de apresentação do EOC/ETOC 2014, destaque para a distinção da artista que desenhou e venceu o concurso do logotipo do evento, Sónia Semião. Residente em Palmela e finalista do Curso Superior de Design Gráfico, Sónia Semião viria a ser uma das protagonistas dum momento curioso e de quebra de protocolo interpretado por Alexandre Mestre, ao receber do Secretário de Estado, perante toda a audiência, o convite para colaborar na imagem do futuro museu que está a ser germinado pela Secretaria de Estado. Ao longo da Cerimónia, foi ainda possível proceder à abertura oficial da página do Facebook do evento – em http://www.facebook.com/Eoc2014 -, à assinatura de protocolos com a Presidente da Câmara Municipal de Palmela, com as respectivas Juntas de Freguesia envolvidas - Palmela, Pinhal Novo, Marateca, Poceirão e Quinta do Anjo -, bem como com as Escolas Secundárias de Palmela e Pinhal Novo.


Retorno “muito significativo”

Usaram da palavra as entidades presentes na mesa, afinando pelo mesmo diapasão nas suas intervenções e relevando a importância das parcerias estabelecidas localmente e com a Federação Portuguesa de Orientação para o sucesso do evento, a importância para a região e para a modalidade desta organização, o trabalho desenvolvido pelas escolas para a dinâmica da modalidade e que redundou nesta candidatura e ainda a importância da promoção turística do concelho, da região e do país como forma de cativar a vinda de atletas estrangeiros, particularmente ao EOC Tour. Entre as questões abordadas, destaque para o orçamento do evento que tem o valor aproximado de 250.000,00 €, a que acresce uma estimativa de meio milhão de euros injectados na economia local através do alojamento, alimentação, aluguer de viaturas e outros gastos de natureza pessoal por parte dos participantes.

Particularmente significativa foi a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude e a sua intervenção final, na qual elogiou a parceria existente entre a Federação Portuguesa de Orientação e os parceiros locais, apontando-a como exemplo, tendo igualmente referido como “muito significativo” para o governo esta organização e o seu retorno para o país, a diversos níveis. Alexandre Mestre sublinhou ainda o facto de se tratar de um evento para a Elite mundial mas que aposta no desporto para todos, nomeadamente em função da Orientação de Precisão e dos veteranos no EOC Tour. Finalmente, sublinhou a importância para a promoção turística da marca Portugal, pelo facto de termos cerca de 2000 atletas estrangeiros durante mais de uma semana em Portugal, em época baixa.

[Foto gentilmente cedida por Paulo Fernandes]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: