domingo, 20 de maio de 2012

EOC/ETOC 2012: MANUEL DIAS VENCE ETAPA DO EOC TOUR




Os Campeonatos da Europa de Orientação EOC 2012 aproximam-se do fim. Ontem, dia de final de Sprint, dia grande para Jonas Leandersson e para Simone Niggli, Portugal teve igualmente um vencedor. Manuel Dias alcançou uma saborosa vitória no EOC Tour e disso damos conta neste espaço. Disso e muito mais!


Um olhar atento pela página dos Campeonatos da Europa permite perceber que eles não se resumem à luta pelos títulos de Orientação Pedestre, antes têm nos Europeus de Orientação de Precisão e no EOC Tour - um festival que decorre desde o passado dia 17 e que tem visto a competir, nas florestas de Orsa e Falun, diariamente, quase cinco milhares de participantes – dois atrativos extra da maior importância. Começando por estes últimos, realce para a presença de dois atletas portugueses, ambos do Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos: Grigas Piteira e Manuel Dias.

Competindo no escalão H21-2, Grigas Piteira teve uma má entrada na prova do primeiro dia, tendo sido desqualificado. Nos dias seguintes, o atleta português alcançou um 66º lugar e um 59º, num total de 83 contendores. Já Manuel Dias tem estado bem melhor, tendo inclusivamente alcançado uma excepcional vitória na etapa de ontem no escalão H60, ex-aequo com os suecos Gert Lundquist e Anders Malmberg. Um 34º lugar na etapa inicial e um 30º lugar na etapa seguinte determinam o 21º lugar do grande veterano português à entrada para a etapa derradeira.


Suecos lideram ETOC

No tocante ao Campeonato da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2012, o primeiro dia de provas teve lugar em Hälsingberg, numa prova com uma distância de 1,3 km e 20+2 pontos de controlo para um tempo limite de 99 minutos. Na classe Paralímpica, os nórdicos dominaram em absoluto a etapa inaugural, com o sueco Ola Jansson a seguir na frente da competição com um pleno de respostas acertadas. Campeão do Mundo em 2010 e Campeão da Europa em título, Ola Jansson parte para a derradeira etapa com um escasso ponto de vantagem sobre o norueguês Knut Terje Ovesen e o sueco Rolf Karlsson e com dois pontos à melhor sobre o sueco Michael Johansson, a russa Marina Borisenkova e o croata Ivica Bertol. Campeão do Mundo em título, o russo Dmitry Kucherenko não vai além do 21º lugar, a distantes seis pontos da liderança.

Na classe Aberta, lidera o também sueco Marit Wiksell, com 22 pontos, lado a lado com outros 8 atletas e separados entre si pela escassa diferença de 34 segundos. Refira-se que participam nestes Campeonatos da Europa de Orientação de Precisão 35 atletas na Classe Paralímpica e 68 atletas na Classe Aberta.


Miguel Silva, 6º classificado na Final B

Regressando à alta competição Pedestre, antes das Finais A de Sprint relatadas na mensagem anterior, correram-se as finais B nas quais alinharam todos os nossos atletas presentes nestes Europeus. Numa prova ganha pelo dinamarquês Claus Hallingdal Bloch, com o tempo de 16:23, Miguel Silva foi o nosso melhor representante, concluindo no sexto lugar, ex-aequo com o búlgaro Ivan Sirakov, a 00:47 do vencedor. Manuel Horta foi o 9º classificado, com o tempo de 17:27. Um pouco mais atrás, na 12ª posição, ex-aequo com o italiano Marco Seppi, cotou-se Tiago Leal a 01:21 de Bloch. Ainda não refeito da lesão que o afectou nestes Europeus, Tiago Aires viria a concluir no 21º lugar, com um registo de 18:07. Paulo Franco acabaria por ser desclassificado.

Ao Orientovar, Miguel Reis e Silva salientou: “Depois de ter falhado o apuramento para a final A por um segundo, devido a falta de atitude no final da prova onde fui ultrapassado nos últimos pontos, hoje queria fazer uma boa prova. Não pelo resultado em si, que numa final B pouco vale, mas para testar a performance. A prova foi bastante rápida, perdi algum tempo e acabei 01:50 atrás de Jonas Leandersson, novo campeão da Europa, já que os percursos das finais eram iguais.” Em jeito de conclusão: “Penso que aprendi mais um pouco e ainda irei aprender mais quando analisar a prova e verificar onde perdi tempo. Uma coisa é certa: preciso de melhorar MUITO fisicamente.”

Tudo para acompanhar em http://www.eoc2012.se/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: