quinta-feira, 17 de maio de 2012

EOC/ETOC 2012: FINAIS B DE DISTÂNCIA MÉDIA DISPUTARAM-SE ESTA MANHÃ




Estão aí os decisivos dias do Campeonato da Europa de Orientação EOC 2012. Com Thierry Gueorgiou ausente, os novos campeões europeus de Distância Média serão conhecidos lá mais para o meio da tarde, mas entretanto correram-se já hoje as finais B e nas quais estiveram envolvidos quatro atletas portugueses.


Skattungbyn foi o palco escolhido pela organização dos Campeonatos da Europa de Orientação EOC 2012 para acolher a primeira de quatro emocionantes finais. No que à Distância Média diz respeito, as hostilidades abriram esta manhã com a disputa das finais B. No sector masculino, a vitória sorriu ao suiço Martin Hubmann com o tempo de 34:42. Atrás de si, a 00:57 e 01:18 de diferença, classificaram-se o bielorusso Dmitry Mihalkin e o lituano Giedrius Sabaliauskas.

Com Tiago Aires ausente, a recuperar duma inoportuna lesão num dedo do pé, Portugal esteve representado por quatro atletas, num total de 66 que alinharam à partida. Manuel Horta, na 36ª posição a 08:29 do vencedor, foi o nosso melhor representante. Um pouco mais para trás, na 47ª posição, classificou-se Miguel Silva, creditado com o tempo de 46:53. Já mais para a cauda da classificação, podemos encontrar Tiago Leal no 59º lugar e Paulo Franco no 61º lugar, o primeiro com um tempo de 51:51 e o segundo com mais 01:12 que o seu colega de equipa.


Perdi bastante tempo por falta de planeamento de rota”

Ao Orientovar, Miguel Silva falou da sua prova: “O terreno de hoje era de progressão bem mais dificil e lenta que na qualificatória. Queria manter um bom ritmo mas não fiz uma leitura de mapa adequada tendo perdido várias vezes tempo, com dois grandes erros de dois minutos para os pontos 1 e 7. Amanhã irei correr a prova aberta e no Sábado espera-me a final B de Sprint.”

Também Paulo Franco nos deixou as suas impressões: “Senti algumas dificuldades para entrar no mapa. Perdi logo para o primeiro ponto cerca de minuto e meio. Mesmo assim apanhei um atleta inglês que saía quatro minutos à minha frente e fizemos três pontos juntos. No resto do percurso perdi bastante tempo por falta de planeamento de rota e alguma insegurança. Estes são os pontos que tenho de me focar para melhorar para amanhã. A prova vai ser longa e dura e a eleição de rotas vai ter um papel importante.”


Thierry Gueorgiou, o grande ausente

Em informação posta a circular há poucos instantes na página Live Results, a organização do EOC 2012 fez saber que o Campeão do Mundo de Distância Média em título, o francês Thierry Gueorgiou não irá participar na grande final de hoje. Entretanto, as finais A decorrem já nesta altura, tendo o búlgaro Kiril Nikolov sido o primeiro a partir, às 11h15 (hora de Portugal), logo seguido do nosso bem conhecido Ionut Alin Zinca, às 11h17. Vencedores do Portugal O' Meeting em 2010 e 2011, o italiano Mikhail Mamleev e o ucraniano Oleksandr Kratov sairão às 12h39 e às 11h41, respetivamente. O Campeão Europeu em título, o russo Valentin Novikov, partirá às 12h51, enquanto o último a partir será o sueco Johan Runesson, quando os ponteiros marcarem as 12h55.

A final feminina corre-se imediatamente a seguir, com a lituana Indrè Valaitè a ser a primeira a partir. Simone Niggli, a Campeão da Europa em título, sairá às 14h32, seguida de três outras grande pretendentes à vitória final, Tove Alexandersson (Suécia), Minna Kauppi (Finlândia) e Anne Margrethe Hausken Nordberg (Noruega), com intervalos de dois minutos entre si. A última atleta a partir será a Campeã do Mundo em título, a sueca Helena Jansson.

Tudo para acompanhar em http://www.eoc2012.se/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: