sexta-feira, 11 de maio de 2012

EOC/ETOC 2012: ELA AÍ ESTÁ, A PRIMEIRA GRANDE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DA TEMPORADA!




Vai começar a nona edição do Campeonato da Europa de Orientação Pedestre EOC 2012 e a terceira edição do Campeonato da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2012. Orsa, Falun e Mora, no coração da Suécia, serão palcos duma competição que se estende de 13 a 20 de Maio e reunirá um total de 483 atletas, em representação de 33 países.


Está prestes a dar-se início à primeira grande competição internacional da temporada. Com efeito, é já no próximo domingo que arrancarão os Campeonatos da Europa de Orientação Pedestre e de Orientação de Precisão EOC / ETOC 2012, chamando à Suécia 387 atletas de 33 países para o certame pedestre e 96 participantes de 13 nações para a competição adaptada. O epicentro dos Campeonatos localiza-se na histórica cidade mineira de Falun, na região de Dalarna (Suécia).

O vasto e variado programa dos Europeus de Orientação Pedestre estende-se ao longo de uma semana, com os títulos de Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafetas em disputa. Os Europeus de Orientação de Precisão têm lugar no fim de semana de 19 e 20 de Maio, sendo antecedidos pelo Troféu Europeu de TempO, a disputar na sexta-feira, dia 18 de Maio. As três finais individuais da competição pedestre corresponderão às primeiras etapas da Taça do Mundo de Orientação Pedestre 2012.


Portugueses já se encontram na Suécia

Tiago Aires, Miguel Reis e Silva e Paulo Franco, três dos cinco atletas que compõem a seleção portuguesa, já se encontram na Suécia desde o passado dia 5 de Maio, tendo participado na prestigiada Tiomila. Na companhia do nosso bem conhecido Ionut Zinca, os “três mosqueteiros” rumaram na segunda-feira a Mora com o objectivo de treinar em terrenos semelhantes aos da competição. São terrenos, conforme refere Paulo Franco ao Orientovar, “compostos maioritariamente por floresta rica em detalhes de relevo, pântanos e algumas pedras, com algumas zonas que se assemelham bastante ao terreno típico da Marinha Grande, mas com menos visibilidade.”

Apesar da fortíssima concorrência, o ânimo no seio da comitiva é bastante elevado. “Temos treinado com mapa todos os dias e existem zonas de mapa que ainda têm neve, o que exige da nossa parte mais um factor de adaptação”, revela Paulo Franco. A propósito da neve nos mapas, o nosso interlocutor revela que “tem-se falado sobre a melhor forma de endereçar esta situação, uma vez que poderá influenciar os resultados face aos inevitáveis trilhos na neve.” Quanto a objectivos, não há que esconder o jogo e eles passam por alcançar uma final em cada distância. O Orientovar sabe que Miguel Reis e Silva e Tiago Gingão Leal depositam maiores esperanças na prova de Sprint, Paulo Franco e Tiago Aires nas provas de Distância Longa e de Distância Média e Manuel Horta na prova de Distância Média. Na Estafeta, o objectivo centra-se na entrada no top 20.


Comitiva só amanhã ficará completa

Só amanhã Tiago Gingão Leal e Manuel Horta se juntarão ao grupo, sendo acompanhados por Grigas Piteira e Manuel Dias, estes dois últimos para participar no EOC Tour, competição paralela que promete chamar a Dalarna qualquer coisa como 5.000 participantes.

Estes Campeonatos da Europa estão a despertar um enorme interesse por parte dos Órgãos de Comunicação Social locais e as finais de Sprint, Distância Média e Estafetas serão transmitidas ao vivo pela televisão estatal sueca, com trechos editados apresentados em programas desportivos em vários outros países. Os organizadores do EOC e ETOC acabam de publicar o Boletim 4, contendo uma enorme variedade de informações importantes sobre as provas e os locais onde serão disputadas. Tudo para acompanhar em http://www.eoc2012.se/.

[Foto gentilmente cedida por Paulo Franco]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Rafael da Silva Miguel disse...

Força Malta! HUHUHUHUHUHUHUHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!

Abraço
Rafael Miguel
PS: Sabem se o GPS e Live-TV serão pagos? Vai ser uma semana em que vou levar PC para as aula! :D