quarta-feira, 30 de maio de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. “Para salvaguarda da imagem da modalidade e da FPO, a Direcção da FPO decidiu alterar as normas de funcionamento do Forum da FPO. Este espaço continua a ser de acesso livre a qualquer utilizador em termos de visualização, mas a possibilidade de publicação passa a estar reservada exclusivamente a filiados com situação regularizada, passando também a publicação a estar sujeita a moderação. A FPO garante a absoluta independência e transparência no acesso ao fórum nos termos nele indicados.” É esta a notícia que, no presente momento, faz a manchete da página da Federação Portuguesa de Orientação, em www.fpo.pt. Uma medida que há muito se impunha e que se espera possa devolver a dignidade a um espaço que é da Orientação e para a Orientação.


2. Já se encontram publicados em http://www.orioasis.pt/oasis/rankings/cache/TPdeOrientacaodePrecisao2012.34.pdf, os rankings da Taça de Portugal de Orientação de Precisão referentes às classes Paralímpica e Aberta. As pontuações foram calculadas com base numa fórmula sugerida pela Comissão Técnica da Federação Internacional e que leva em linha de conta, não apenas as pontuações em cada prova, mas também os tempos de resposta nos pontos cronometrados. Por ser a primeira edição da Taça de Portugal, excepcionalmente, qualquer atleta, mesmo que não filiado ou com a sua situação não regularizada, pontua para o ranking. A uma prova do encerramento da temporada (Serpa, 06 de Outubro), refira-se que, na Classe Paralímpica, Diana Coelho (DAHP) é a virtual vencedora do ranking, enquanto na Classe Aberta Nuno Pedro (CAOS) está muito perto de alcançar igual desiderato.


3. No próximo dia 16 de Junho, a EB 2,3 D. João II – Alvor, inserida no Agrupamento de Escolas da Bemposta, irá promover a segunda edição do Troféu Multi-Atividade Outdoor. A iniciativa tem a assinatura do Projecto CulturAlvor e enquadra-se nos objectivos do coletivo, nomeadamente o incremento da participação em atividades realizadas em cenários naturais, o reconhecimento da importância da comunicação e da entreajuda para a obtenção de resultados desejados e o reforço da divulgação do património de Alvor como cenário para a prática de atividades de lazer e de competição. Esta é uma iniciativa direcionada principalmente a alunos e pais, privilegiando a comunidade escolar. Resta dizer que BTT, Orientação e Team Building são as vertentes-base dum Troféu cuja concentração está agendada para as 08h00, junto à Igreja da Figueira. Mais informações em https://www.facebook.com/events/390651194314115/


4. A Associação Amigos da Montanha organiza no dia 07, 14, 21 e 28 de Julho a XIV edição dos Jogos do Rio. Em 2012, os Jogos do Rio prometem continuar a animar o Areal do Rio Cávado, em Barcelinhos, com um programa recheado e aberto a toda a população e um ambiente festivo envolto numa paisagem magnífica. O ambiente, o desporto e o lazer continuarão a marcar este evento, com actividades diversificadas para públicos de todas as idades. A realização deste evento tem também o objectivo da revitalização do espaço do areal do rio, muitos anos deixado ao abandono e que os Amigos da Montanha preservam desde 1999 aquando da realização dos I Jogos do Rio. Este ano a ligação com a vertente ambiental estará ainda mais presente com a dinamização de jogos interactivos com o público em geral. Haverá jogos competitivos de Futebol, Voleibol, Canoagem, Orientação e Atletismo, bem como diversificadas actividades de animação e lazer que estarão disponíveis para todos aqueles que se deslocarem ao Areal de Barcelinhos. As inscrições já se encontram abertas e são gratuitas, mas limitadas à participação de 21 equipas. O número de elementos para a formação de uma equipa é de 8 a 12 e a idade mínima de participação é de 14 anos. A ficha de inscrição está disponível em www.amigosdamontanha.com.


5. Após decisão da Comissão Técnica de Orientação Pedestre e em consonância com o projeto 2012 para a Seleção Nacional Pedestre, Portugal irá estar representado no Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre 2012, a realizar em Lausanne, na Suíça, entre 7 e 22 de Julho, por uma delegação constituída por cinco atletas. São eles Diogo Miguel (Ori-Estarreja), Manuel Horta (Gafanhori), Miguel Silva (CPOC), Raquel Costa (Gafanhori) e Tiago Aires (Gafanhori). Esperando-se que já totalmente recuperado da lesão que o condicionou nos recentes Europeus da Suécia, Tiago Aires terá aqui a sua sexta participação em Campeonatos do Mundo, enquanto para Raquel Costa esta será a quinta presença. Diogo Miguel compete num Mundial pela terceira vez, enquanto Miguel Silva repete a presença de 2011 (onde foi, juntamente com Diogo Miguel, finalista A na vertente de Sprint). Manuel Horta fará em Lausanne a sua estreia em Campeonatos do Mundo.




6. Depois da Orientação de Precisão, é agora a vez da Orientação Pedestre receber a atenção da Outdoor, revista on-line de periodicidade bimensal dedicada às temáticas de Desporto, Aventura, Turismo e Natureza. Assim, na sua edição de Maio.2012, em artigo assinado por Fernando Costa e com fotos de Joaquim Margarido, a “Outdoor” chama às suas páginas a 6ª edição do Norte Alentejano O' Meeting. Tudo para ler em http://www.revistaoutdoor.pt/5/ (páginas 24 a 27).


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: