quinta-feira, 17 de maio de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. O canal de televisão sueco SVT acompanha, a partir das 12h10 (hora de Portugal), a final de Distância Média dos Campeonatos da Europa de Orientação EOC 2012. Em luta pelos títulos europeus irão estar 51 atletas no sector masculino e 54 no feminino. Os destaques vão para os actuais Campeões Europeus e Mundiais em título na distância, Simone Niggli (14h32), Valentin Novikov (12h51), Helena Jansson (14h40) e Thierry Gueorgiou (12h49), respetivamente. Os portugueses presentes em Skattungbyn já correm neste momento a final B e são eles Tiago Leal (08h14), Manuel Horta (08h26), Paulo Franco (08h34) e Miguel Reis e Silva (09h18). Com saída prevista para as 09h04, Tiago Aires estará ausente desta final B, procurando recuperar da lesão que lhe afecta um dedo do pé e assim poder estar apto para a final de Estafetas do próximo domingo. A emissão televisiva pode ser acompanhada on-line em http://svtplay.se/v/2798781/em_i_orientering_17_5_13_10.


2. Realizou-se no passado dia 13 de Maio, no Parque da Paz, em Almada, uma prova local de Orientação comemorativa do Dia Nacional da Orientação 2012 e do Dia da Marinha. A prova inaugurou o novo mapa do Parque da Paz, que sofreu uma revisão e incluiu novas áreas. Esta prova foi organizada em conjunto pelo CIMO - Clube Ibérico de Orientação e Montanhismo, CPA - Clube de Praças da Armada e CEFA - Centro de Educação Física da Armada, tendo as tarefas de organização sido distribuídas por elementos das três entidades. A prova registou a presença de centena e meia de participantes, sendo a maioria jovens e alguns iniciados na actividade, que a realizaram pela primeira vez. A estes foi prestado apoio, tendo sido explicadas as noções básicas da Orientação e, em alguns casos, foi mesmo feito o acompanhamento inicial da prova por técnicos presentes no local. Foi feita também uma apresentação da actividade e da organização a um grupo de alunos e respectivo professor do Instituto Piaget, que participaram na prova, e cuja modalidade faz parte do seu plano curricular. No final procedeu-se à entrega de prémios aos três primeiros classificados de cada escalão, em cerimónia presidida pelo Comandante Lopes Pires, do CEFA. “A prova decorreu bem, com tempo agradável e no final os participantes mostraram o seu agrado pela actividade”, referiu José Pires, do CIMO, que fez questão de acrescentar que “em relação aos atletas mais experientes e que conheciam o anterior mapa, ficaram bastante satisfeitos com a revisão e com a inclusão das novas áreas a sul, no mapa. Poderá visionar uma pequena reportagem do evento em http://www.youtube.com/watch?v=fa1yO6upLWA&list=UUEZ31DnL5yNd9htWBUQsXyg&feature=plcp e visitar o álbum de fotos no Facebook em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.359287684125230.86335.100001320046188&type=3


3. Pelas suas condições naturais de excelência e pelo dinamismo que a modalidade aí conhece, Arraiolos é, muito justamente, uma das capitais nacionais da Orientação. “Terra branca de tapetes colorida”, Arraiolos será o centro do I Alentejo Orienteering Trophy 2012, que se disputa nos dias 23 e 24 de Junho de 2012. Esta edição inaugural do troféu irá ter início no Sábado com uma prova de Distância Média em Pavia, no vizinho concelho de Mora, à qual se segue um Sprint Urbano na Vila de Arraiolos, no sábado à noite. A Distância Longa será a prova que encerra o troféu no Domingo, em Santana do Campo. O evento é organizado pelo COAC – Coruche Outdoor Adventure Club, em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação, Gafanhori e CPOC, será pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e aberto a todas as pessoas de qualquer idade. Mapas e percursos de elevada qualidade e um programa bastante rico a nível desportivo, social e cultural são as ofertas deste I Alentejo Orienteering Trophy 2012, o qual contará com o envolvimento do Orientovar na qualidade de parceiro para a Comunicação Social. Tudo para acompanhar em http://www.coaclub.com/alot2012.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: