quarta-feira, 9 de maio de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A temporada internacional de Orientação em BTT teve o seu início no passado fim de semana, em Řitka e Kytín, não muito longe de Praga, a capital da República Checa. Distribuida por três etapas, a MTBO Prague Spring 2012 deu o “pontapé de saída” na Taça do Mundo de Orientação em BTT 2012, tendo contado com a participação de 49 atletas na competição feminina e 73 na masculina. Portugal fez-se representar com os atletas Davide Machado, João Ferreira e Carlos Simões, cujas prestações devem ser consideradas altamente meritórias. Davide Machado alcançou um excelente 9º lugar na prova de Distância Longa do primeiro dia, ao qual junta o 13º lugar na prova de Distância Média do segundo dia. João Ferreira foi o 48º classificado na Longa e 52ª na Média, enquanto Carlos Simões concluiu na 60ª posição na Longa e foi desclassificado na Média. Os finlandeses Samuel Pökälä e Marika Hara triunfaram na prova de Distância Longa, os suiços Beat Schaffner e Christine Schaffner-Räber levaram de vencida a prova de Distância Média, enquanto a Estafeta Mista do último dia viu os finlandeses Marika Hara, Samuli Sarrela e Samuel Pökälä subirem ao lugar mais alto do pódio. Saiba tudo em http://www.mtboprague.cz/.


2. Evento maior da Orientação mundial, a 10MILA tomou conta das atenções no passado fim de semana. A competição contou com a participação de 334 equipas de dez elementos na Estafeta Masculina e de 340 equipas de cinco elementos na Estafeta Feminina. Com Mats Haldin a abrir e Olav Lundanes a cumprir o derradeiro percurso, a turma norueguesa do Halden SK garantiu a 9ª vitória nos últimos quinze anos da histórica competição. A turma do Kristiansand OK – com Daniel Hubmann no penúltimo percurso – concluiu no segundo lugar, enquanto o Kalevan Rasti, de Thierry Gueorgiou e vencedor em 2011, terminou na terceira posição. No setor feminino, o Halden SK foi igualmente a turma mais forte, chegando à vitória com Anne Margrethe Hausken Nordberg no último percurso. A turma de Simone Niggli, o OK Tisaren, concluiu no segundo lugar, enquanto o Tampereen Pyrinto, vencedor no ano transato, se quedou pelo terceiro lugar. Tudo para conferir em http://www.10mila.se/.


3. A Federação Portuguesa de Orientação divulgou as Convocatórias para os Campeonatos da Europa de Jovens EYOC 2012 (França, 29 de Junho a 01 de Julho) e Campeonato do Mundo de Juniores JWOC 2012 (Eslováquia, 08 a 13 de Julho). No primeiro caso, a lista de convocados é composta por Beatriz Moreira (CPOC), Daniela Pires (ADFA) e Joana Fernandes (.COM), em D16; André Esteves (COA), António Ferreira (COC), Daniel Catarino (CLAC) e João Bernardino (COC), em H16; Vera Alvarez (CPOC) e Carolina Delgado (GD4C), em D18; e, Luís Silva (ADFA), Filipe Augusto (ADFA), Miguel Ferreira (ADFA) e Samuel Leal (Ginásio CF), em H18. Quanto ao JWOC, escalados para a Eslováquia estão Mariana Moreira (CPOC), Luís Silva (ADFA) e João Mega Figueiredo (CN Alvito), Hélder Marcolino (GD4C), Fábio Silva (ADFA), Joana Costa (GD4C) e Vera Alvarez (CPOC). As convocatórias podem ser consultadas na íntegra na página da FPO, em http://www.fpo.pt/.


4. Relação com a natureza, interdisciplinaridade e caráter familiar. São estes os três vetores principais duma interessante reportagem sobre a Orientação, da autoria de Gabriela Alcuri e publicada no dia 30 de Abril em Campus on-line. Jornal-laboratório da Universidade de Brasília (UnB), pensado e produzido por alunos do quinto semestre do curso de Jornalismo, este é um espaço onde os estudantes se revezam nas funções habituais de uma redação em quatro gestões, de três semanas cada, ao longo de um semestre letivo. Foi criado no ano de 2000, como editoria do jornal impresso Campus e, em 2003, tornou-se disciplina obrigatória e espaço para experimentação académica.
Por meio da prática diária da profissão, aqui se procura gerar conteúdos de interesse para alunos, professores e servidores da UnB. Tudo para ler em http://www.fac.unb.br/campusonline/esportes/item/2113-conheça-orientação-esporte-que-une-f%C3%ADsico-e-mental


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: