quarta-feira, 2 de maio de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Depois de, no passado dia 12 de Abril, o Jornal O Mensageiro, de Leiria, ter dado à estampa um excerto da Entrevista feita pelo Orientovar a Humberto Santos, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, é agora a vez da “Orientavimosi Sportas”, revista oficial da Federação Lituana de Orientação, publicar um artigo dedicado à Orientação em BTT e ilustrado com uma imagem de Karolina Mickeviciute, a vencedora do recente V Ori-BTT “Rota da Bairrada” e cujos créditos pertencem de igual modo ao Orientovar. Entretanto, o II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada vai estar hoje no "Portugal em Direto" - http://www.rtp.pt/programa/radio/p1043 -, o levantamento diário dos assunto mais importantes das regiões. Logo a seguir ao noticiário das 13h00, na Antena 1, em emissão conduzida por Cláudia Costa, Joaquim Margarido irá dar a ver o evento que terá lugar no Hospital e Parque da Prelada, já no próximo sábado. A não perder!


2. A FPO - vai organizar em Outubro de 2013, previsivelmente entre os dias 10 e 13, os Campeonatos do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT e uma etapa da Taça do Mundo, conforme atribuição da IOF - Federação Internacional de Orientação. Após os necessários trabalhos preliminares, ficou decidido que os eventos se realizarão na região da Serra de Grândola. Assim, considera a FPO que estão reunidas as condições para se iniciar o processo de constituição da Comissão Organizadora dos eventos e vem junto da comunidade orientista solicitar voluntários para a mesma (as declarações podem referir as preferências do voluntário, caso existam). Sugestões, comentários e declarações de voluntariado devem ser remetidos para o Presidente da Federação (almeida.ori@gmail.com) ou para a FPO (geral@fpo.pt). Uma última nota para lembrar apenas que continua aberto idêntico processo para os EOC/ETOC’14, conforme Ofício 032, de 06 de Fevereiro de 2012.


3. Chegou ao fim o Circuito Regional de Orientação da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo 2011/2012. As duas últimas etapas realizaram-se em Ourém, numa organização da CLDE Lezíria e Médio Tejo. Foi numa manhã chuvosa que os mais de 300 alunos oriundos de quinze escolas ou agrupamentos da DRELVT disputaram no Pinhal do Rei a 5ª etapa do Circuito Regional. Na parte da tarde, os alunos deslocaram-se até ao Tijolo para depois disputarem, na mancha florestal entre aquela localidade e a Beltroa, a 6ª e última etapa do Circuito. Ao vencer as duas etapas no escalão Juniores Masculinos, Ricardo Reis (ES Pinhal Novo) foi um dos grandes protagonistas da jornada dupla, a par de Nicole Basílio (Fernão Pó), Pedro Cabeça (ES Sampaio) e Carlos Frazão (Conde de Ourém), em Infantis Femininos, Infantis Masculinos e Iniciados Masculinos, respetivamente. Tudo para conferir em http://oriourem.webnode.com//


4. “Pelo quarto consecutivo, El Barco de Ávila volta a organizar a prova Orientagredos, tudo apontando para que a edição deste ano ultrapasse em muito aquilo que foram as edições anteriores.” Quem o afirma é David P. Jaramillo, que através do Orientovar se dirige à comunidade orientista portuguesa e, em particular aos amantes das Corridas de Aventura, acenando-lhes com um convite. “Orientagredos El Barco de Ávila 2012” é uma prova disputada nas vertentes Pedestre, BTT ou combinada (Pedestre + BTT). A prova decorre ao longo duma etapa única e a organização assegura que não é necessário carregar todo o equipamento de autosuficiência, havendo locais distribuídos pelo percurso onde se poderá comer e descansar. “A introdução duma série de novidades irá tornar a prova mais dinâmica e espetacular, tanto para os participantes como para o público”, assegura aquele responsável. Uma última nota para o facto de se tratar duma atividade de longa duração (aproximadamente 12 horas) e que terá lugar no dia 16 de Junho em El Barco de Avila, localidade da Serra de Gredos, a cerca de 180 Km da Guarda. Tudo para conferir em http://www.orientagredos.blogspot.com.es/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: