domingo, 13 de maio de 2012

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: MEIA CENTENA EM FESTA NA MEALHADA




A comemoração do Dia Nacional da Orientação, no dia 13 de Maio, trouxe ao parque de lazer da Mealhada mais de cinquenta participantes, com idades entre os 3 e os 61 anos.


O município da Mealhada foi mais uma vez parceiro na organização duma prova de Orientação, disponibilizando todos os meios para a realização duma atividade com a marca de qualidade do Desportivo Atlético de Recardães.

Foi aprazível ver os pais com os seus filhos de mapa e cartão de picotagem na mão a deslocarem-se entre os vários pontos de controlo, de maneira a realizarem os seus percursos de Orientação. As correrias que normalmente acontecem quando as crianças se encontram em liberdade foram substituídas por uma caminhada ordeira, de forma a que os prismas laranja e brancos fossem descobertos pela respetiva ordem. Junto a algumas zonas verdes foi bonito ver os coelhos a pastar e os melros e corvos a esvoaçar.

A excelência da localização deste parque permitiu colocar alguns pontos bem próximo da Estrada Nacional 1- IC2, dando uma excelente visibilidade ao evento. O gosto foi tanto que alguns pares realizaram os três percursos que a organização colocou à disposição dos participantes. Os mais crescidos realizavam os percursos por ordem inversa de modo a criarem maiores dificuldades. A presença de alguns atletas federados na Federação Portuguesa de Orientação contribuiu para o enriquecimento da iniciativa, aproveitando estes para pôr à prova as suas capacidades técnicas face à diversidade de elementos e da riqueza botânica do parque.

Para Carlos Ferreira, “a satisfação foi notória quer nos mais jovens quer nos adultos, tendo estes realçado a originalidade da iniciativa e dando por muito positivo o tempo que passaram na bonita manhã de domingo.” Aquele responsável fez questão de sublinhar que “a presença do vereador do desporto da autarquia demonstra o interesse em acompanhar e avaliar os eventos desportivos efetuados no concelho.” A finalizar, numa retrospetiva do evento, conclui-se que “a iniciativa foi meritória e o objetivo principal da divulgação e formação foi conseguido com sucesso.”

[Foto gentilmente cedida por Carlos Ferreira; poderá visualizar mais fotos da atividade em https://picasaweb.google.com/112934036938052093372/DiaNacionalDaOrientacaoMealhada]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

Nuno Rebelo disse...

Parabéns ao DA Recardães pelo evento e um mapa bom para ser aproveitado para uma boa prova de Sprint e de Orientação de Precisão.

Nuno Pires disse...

Faço minhas as palavras do Nuno Rebelo, já que o local é aprazível para este tipo de iniciativas de promoção da modalidade. Sem grandes dificuldades de progressão nem de visibilidade, o DAR conseguiu proporcionar a todos os participantes uma experiência de Orientação simples mas desafiante, sem riscos para os pequenos. Depois de dois percursos (um em sentido inverso) nada melhor que uma típica Sandes de Leitão e um piquenique para festejar o DNO.