sábado, 14 de abril de 2012

TROFÉU DE ORIENTAÇÃO DO PORTO 2012: REINADO NO PALÁCIO!




Albino Magalhães e Andreia Silva foram os vencedores do Justlog Park Race 2012, disputado esta manhã nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Na vertente de Orientação de Precisão, Diana Coelho logrou ser a mais “certeira”.


Verdadeiro ex-libris da cidade do Porto, o Palácio de Cristal e a beleza verde dos seus jardins recebeu na manhã de hoje mais uma edição do Justlog Park Race. Primeira etapa do Troféu de Orientação do Porto 2012, que aqui regressa cinco anos depois, o evento fez-se de natureza, liberdade, evasão, correrias e muita emoção. E, naturalmente, de inclusão, uma vez que a Orientação de Precisão e a Actividade de Orientação Adaptada, exemplos vivos do Desporto para (mesmo) Todos, foram a festa dentro da Festa.

Com o Douro ali mesmo ao pé, num sobe e desce constante ao encontro das balizas espalhadas pelos mais imprevistos recantos dos jardins, foram muito perto de três centenas os participantes que abraçaram os desafios dum percurso ao seu peso e à sua medida. Destes, praticamente metade integraram os três escalões de Promoção, numa demonstração inequívoca do bom trabalho de divulgação do evento e da consequente captação de novos praticantes para a modalidade levado a cabo pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.


O bom filho à casa torna”

As fortes bátegas de água que, impiedosamente, se abateram sobre a cidade do Porto durante a madrugada e início da manhã, resolveram dar uma trégua e, por um largo período de tempo, ainda que timidamente, o sol espreitou, acrescentando mais cor e mais vida a uma prova com tudo para agradar a todos. Um traçado de percursos a tirar o máximo partido das potencialidades do espaço fez com que a prova tivesse tanto de técnico como de físico, colocando à prova as qualidades e capacidades de todos e de cada um.

No escalão Difícil Masculino, saúde-se a vitória de Albino Magalhães (GD4C) no tempo de 23:11, para 2,9 km de prova (23 pontos de controlo, 55 metros de desnível). Joaquim Sousa, Nélson Santos e Gildo Silva, todos do Clube de Orientação do Centro, ocuparam por esta ordem os lugares imediatos. Afastado das lides da Orientação há um largo período de tempo, Albino Magalhães manifestou-se satisfeito por estar de novo “no Porto, no Palácio de Cristal e numa prova de Sprint, uma vertente que eu gosto muito, num local privilegiado e que exige do atleta a melhor condição física e muita concentração”. Recusando a ideia de se tratar dum regresso à modalidade, o vencedor do Justlog Park Race gostou mais de ver nesta sua participação o “matar o bichinho, rever os amigos que cá tenho e reviver essa fantástica sensação de voltar a pegar num mapa e ir a correr atrás das balizas.” E acrescenta: “Costuma dizer-se que, mais tarde ou mais cedo, o bom filho à casa torna e eu senti-me um bom filho, fui bem recebido aqui e foi excelente coroar isso com uma vitória”. Voltar à competição ao mais alto nível é, todavia, uma hipótese que parece estar fora de questão, pelo menos no curto prazo: “A minha vida profissional não me está a permitir pensar no regresso, mas aquilo que se aprendeu não se esquece, a parte física está bem e bastaria uma reciclagem para poder voltar. Talvez o futuro o permita.”


Bis” vitorioso de Diana Coelho

No escalão Difícil Feminino, Andreia Silva (COC) não sentiu grandes dificuldades em impôr as suas mais valias, cumprindo os 2,4 km do seu percurso (19 pontos de controlo, 45 metros de desnível) em 25:35. Atrás de si ficaram Liliana Oliveira (CPOC) e Helena Sousa (OriMarão), por esta ordem. “É sempre bom fazer uma prova aqui, pois considero ser este um dos melhores mapas de Sprint que temos em Portugal”. Foi desta forma que Andreia Silva começou por abordar a prova, referindo de seguido tratar-se dum terreno “muito complicado, muito incaracterísitico e onde não conseguimos nunca atingir grandes velocidades. Há muitos muros, há muitas passagens, não dá para antecipar muito os pontos, mas o desafio é, por isso mesmo, muito grande”. Agora vêm os Campeonatos Nacionais dentro de duas semanas e, com eles, os grandes objectivos a curto prazo: “Vencer a Estafeta era muito bonito. Vamos ver!”

O Desporto Adaptado esteve, como já se disse, igualmente em destaque neste Justlog Park Race. A Actividade de Orientação Adaptada conseguiu juntar representantes da APADIMP – Penafiel, AICIA – Arouca e SCMP Baião, bem como os já habituais Clube Gaia, APPACDM – Gaia e APPACDM – Porto, num total de 49 participantes. Saúde-se ainda a presença de Atleta Paralímpica Graça Fernandes, que efectuou pela primeira vez um percurso de Orientação Pedestre, participando no escalão Fácil Feminino. Quanto à Orientação de Precisão, disputou-se a segunda etapa da Taça de Portugal 2012 e, à semelhança do sucedido em Fevereiro passado no Parque do Fontelo (Viseu), Diana Coelho mostrou todas as suas qualidades e levou de vencida a prova com um “pleno” de respostas certas.


Resultados

Orientação Pedestre

Difícil Masculino
1º Albino Magalhães (GD4C) 23:11
2º Joaquim Sousa (COC) 25:10
3º Nélson Santos (COC) 26:01
4º Gildo Silva (COC) 26:52
5º Rafael Miguel (Ori-Estarreja) 27:35

Difícil Feminino
1º Andreia Silva (COC) 25:35
2º Liliana Oliveira (CPOC) 28:16
3º Helena Sousa (OriMarão) 29:52
4º Michaela Sakrova (Ori-Estarreja) 30:44
5º Manuela Nogueira (Ori-Estarreja) 34:02

Outros escalões
Fácil Masculino
1º Nélson Martins (ERD Julio-Saul Dias) 41:54
2º Ivan Ribeiro (ERD Julio-Saul Dias) 46:44
3º João Macedo (GD4C) 1:07:22

Fácil Feminino
1º Helena Miranda (EBI Apúlia) 16:26
2º Raquel Santos (Ginásio Figueirense) 16:34
3º Ana Aguiar (COV – Natura) 24:29

Médio Masculino
João Vale (ERD Julio-Saul Dias) 39:53
2º Rui Gomes (GD Luz Verde) 40:54
3º Acácio Porta-Nova (CPOC) 45:27

Médio Feminino
1º Alexandra Coelho (CPOC) 30:43
2º Daniela Silva (ERD Julio-Saul Dias) 39:26
3º Ana Almeida (ERD Julio-Saul Dias) 41:24

Promoção
Fácil – 1º Nuno Lameirinhas (Individual) 26:56
Médio – 1º César Canisto (Individual) 24:00
Difícil – 1º José Marco (TST) 26:46

Orientação de Precisão

Classe Paralímpica
1º Diana Coelho (DAHP / ES Baião) – 10 pontos
2º Filipe Leite (DAHP) – 8 pontos
3º Ricardo Pinto (DAHP) – 6 pontos
4º António Amorim (DAHP) – 3 pontos
5º Ana Paula Marques (DAHP) – 2 pontos
6º Adriano Rodrigues (DAHP) – 1 ponto

Classe Aberta
1º Ângela Pedro (CAOS) – 9 pontos
1º Nuno Pedro (CAOS) – 9 pontos
3º António Baptista (Individual) – 9 pontos

O Troféu de Orientação do Porto regressa dentro de momentos, com o O'Porto Urban Race a levar a Orientação ao Centro Histórico da Cidade do Porto, património Mundial da Humanidade, na manhã deste domingo, 15 de Abril. Até lá, fique com a reportagem fotográfica do evento na página do Orientovar no Facebook, em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.383739681661022.98399.152876918080634&type=1, e com o vídeo aqui disponibilizado.


Resultados, mapas e demais informação em http://www.gd4caminhos.com/top2012-et1


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: