terça-feira, 24 de abril de 2012

MATA DE MARRAZES RECEBEU A "ORIENTAÇÃO EM FAMÍLIA"




No passado domingo, a Mata de Marrazes foi palco duma actividade muito justamente designada por “Orientação em Família”. A iniciativa pertenceu à coesa e exemplar família do Clube de Orientação do Centro e colheu o interesse de duas centenas de participantes.


Inserida nos objectivos do Clube de Orientação do Centro em dar a conhecer-se, em divulgar a modalidade e em captar novos sócios e praticantes, teve lugar na manhã do passado domingo a iniciativa “Orientação em Família”. Em mapa redesenhado por Rui Antunes, a actividade encerrou cinco percursos com grau crescente de dificuldade e teve como novidade a oferta dum percurso de Orientação de Precisão, destinado a todos mas em particular a pessoas portadoras de mobilidade reduzida.

A iniciativa partiu, como já o dissemos, do Clube de Orientação do Centro e contou com os apoios da Junta de Freguesia de Marrazes e do Instituto Politécnico de Leiria. Para Marisa Barroso, uma das principais responsáveis por mais esta organização, “o Desporto da Família levou à Mata de Marrazes 165 participantes, acompanhados por 32 sócios. Estiveram lá o pai, a mãe, os filhos grandes, os filhos pequenos, os avós, os tios, a mana e o mano e ainda os primos, os amigos e o cão. Foi um dia lindo cheio de pessoas sorridentes, numa floresta agradável e bem disposta.”


É óptimo andar na floresta!”

Ao longo da actividade, foi possível auscultar os testemunhos de alguns dos novos praticantes de Orientação. Para João Barreira, Coordenador Distrital do Prosepe Leiria, esta é uma “actividade a fazer mais vezes. É óptimo andar na floresta!” O Miguel Veloso, a Beatriz Vieira, a Fábia e a Filipa foram de opinião que “as actividades estão muito bem organizadas e foi muito divertido. Os percursos eram simples mas motivantes. Até uma próxima!” Também o Monteiro, o Pereira e o Santos afinaram pelo mesmo diapasão: “A prova estava bem organizada, com diferentes desafios, aliando a componente desportiva e a perspectiva exótica a um ambiente familiar. Consideramos que foi uma manhã de Domingo muito agradável. Esperamos uma nova iniciativa e felicitamos a organização por este contributo ao bem-estar da comunidade.”

Gostámos muito. Esta actividade permite gozarmos um Domingo especial, juntando o exercício físico, ar puro, convívio e desporto em família. Ficámos fãs e queremos repetir.” Foi esta a forma encontrada pelo Diogo Serrão e pela Rita Pereira para demonstrarem a sua satisfação. O Alexandre Bastos e a Alice Oliveira deixaram igualmente uma nota de contentamento: “Gostámos bastante desta manhã, uma muito boa iniciativa e muito bem organizada. Esperamos que vá de encontro aos objectivos do COC.” Finalmente, a Fabiana Fortunato considera ser esta “uma iniciativa a continuar, pois dá a conhecer à população esta actividade de contacto com a natureza. Muito interessante. Gostei muito!”


[Foto gentilmente cedida por Hélder Ferreira. A Reportagem Foptográfica completa pode ser vista em https://picasaweb.google.com/116601247865404681143/Orienta_familia_22_abril_2012?authkey=Gv1sRgCPT288ufiMXDpwE]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: