quarta-feira, 18 de abril de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. No passado dia 14 de Abril teve lugar mais uma etapa do “Mexa-se Mais”, iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras e que contou, de novo, com a parceria do Clube Português de Orientação e Corrida. Desta vez o CPOC ofereceu cinco percursos diferentes aos cerca de 200 participantes que marcaram presença nos belos espaços verdes do Jamor: três na vertente Pedestre (2, 4 ou 6 kms) e dois na vertente de BTT (6 ou 11 kms). A manhã foi traiçoeira, com S. Pedro a deixar cair alguns pingos de chuva, mas também a mostrar um pouco de sol. Mas não foi por aí que as pessoas deixaram de aparecer para se orientar na floresta, nas bancadas do Estádio Nacional e por entre os jardins do Jamor. Muitos aprenderam a dar os “primeiros passos” de bússola e mapa na mão, outros colocaram pela primeira vez um porta mapas na sua bicicleta, e houve outros ainda que aliaram ao seu rotineiro “cross” diário uma boa dose de desafio mental extra! Porque isto de ter um mapa na mão e descobrir o melhor caminho para encontrar o próximo ponto “não é para qualquer um”, confessava uma das participantes. O convívio e a diversão da Orientação apenas em Outubro estarão de regresso ao Concelho de Oeiras, desta vez num mapa novo, no Taguspark! Até lá, estejam atentos às novidades do CPOC, em http://www.cpoc.pt/.


2. Tiveram lugar no passado fim de semana, no concelho de Boticas, os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT / MTB POM 2012, nas vertentes de Distância Média e Distância Longa. Organizado pela Montes e Vales – Associação Transmontana para o Turismo e Desporto de Ar Livre, Câmara Municipal de Boticas e Federação Portuguesa de Orientação, o evento contou com a participação de 137 atletas, dos quais 110 em luta direta pelos títulos nacionais em 13 escalões. Davide Machado (.COM) e Rita Madaleno (ADFA) foram as grandes figuras destes Nacionais, ao “bisarem” nos respetivos escalões de Elite. Duarte Sousa e Mac-Mahon Moreira, ambos da equipa da BTT Loulé/BPI, alcançaram igualmente os títulos nacionais de Distância Longa e Distância Média no que aos escalões H16 e H20 diz respeito. No tocante aos escalões de Veteranos, as figuras dão pelo nome de Noémia Magalhães (Amigos da Montanha), Luísa Mateus (COC) e Armando Santos (COALA), nos escalões D35, D45 e H55, levando cada um deles para casa os dois títulos em disputa. Resultados completos e demais informação em http://www.montesevales.eu/.


3. Na senda dos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT, o N.A.D.A. - Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze leva a efeito em Santiais, já no próximo fim de semana, o Campeonato Nacional de Sprint / Campeonato Nacional de Estafetas / XII OriBTT do NADA. No sábado de manhã decorrerá o Campeonato Nacional de Sprint, ao passo que durante a tarde de sábado realiza-se o Campeonato Nacional de Estafetas. Estas provas determinarão os atletas e clubes Campeões Nacionais em cada uma das especialidades. Durante a manhã de Domingo decorrerá a prova de Distância Média, pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2012 (Nível 2). A participação é aberta a atletas federados e não federados, podendo participar num dos escalões previstos, individualmente ou em grupo. Mais informações em http://clubenada.blogspot.pt/2012/02/xii-ori-btt-do-nada-campeonato-nacional.html.


4. Mas há muito mais no próximo fim de semana, no que há Orientação diz respeito. Em publicações anteriores, o Orientovar abordou já a generalidade das provas que irão estar em foco, vincando as fortes presenças do Desporto Escolar no sábado, no Troféu de Orientação da Maia e na IV Taça CLAC em Ourém, bem como do Desporto Adaptado, tanto no já referido Troféu de Orientação da Maia como no dia seguinte, no Troféu de Orientação Sálvio Nora (Senhora da Hora, Matosinhos), jogando-se neste último a 6ª etapa do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Um dos momentos altos do fim de semana, contudo, tem o seu epicentro em Portel, numa jornada dupla que a ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em parceria com a Câmara Municipal de Portel e a Federação Portuguesa de Orientação, tem preparada para aquela bonita vila alentejana. Assim, no dia 21 de Abril, decorrerá a 2ª etapa do recentemente criado CiNU (Circuito Nacional Urbano), enquanto no dia seguinte terá lugar uma prova de distância Ultra-longa, integrada no VI OriAlentejo. Mais informações em http://adfaorganizacoes.weebly.com/.


5. O feriado do 25 de Abril, a meio da próxima semana, irá ser aproveitado pelo GDU Azoia para levar a cabo a 5ª edição do emblemático Raid de Orientação do Cabo Espichel. A prova decorrerá em simultâneo com a 4ª Corrida de Aventura Jovem e constituirá um dos momentos altos das comemorações do 41º aniversário do Clube. Ambas as actividades estão abertas à participação de praticantes federados, não federados, do Desporto Escolar e de lazer. A oferta não podia ser mais aliciante, já que este será mais um momento de atividade física para os amantes das prática desportiva em espaços naturais, com a excelência das paisagens do Cabo Espichel em pano de fundo. Como já vem sendo tradição, o 5º Raid do Cabo Espichel terá seis percursos à escolha: Raid Pedestre (aproximadamente 25 Km), 1/2 Raid Pedestre (aproximadamente 12 km), Raid BTT (aproximadamente 50 Km), 1/2 Raid BTT (aproximadamente 25 Km), Duatlo (12 Km Pedestre + 25 Km BTT) e Passeio Pedestre (aproximadamente 8 Km). A 4ª Corrida de Aventura Jovem será constituída por três etapas, a primeira de Orientação Pedestre (Score 100 com atividades), a segunda de Orientação em BTT (Estafeta) + Patinagem e, a terminar, um percurso em linha com atividades, que vão da Espeleologia e da ascensão em cordas, ao Rappel e à Escalada. Tudo para conferir em http://www.gduazoia.com/gdu/index.php?option=com_content&view=article&id=175&lang=pt.


6. Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, recebeu no passado domingo uma competição de Orientação para estudantes. Esta situação, em si, não teria nada de verdadeiramente especial, não fora o Clube de Orientação do Triângulo Mineiro (COTRIM) ter conseguido reunir, no Parque do Sabiá, mais de mil atletas. A Confederação Brasileira de Orientação trata o evento como um novo recorde de participações, totalizando a bonita soma de 1.026 inscritos. Tudo isso, segundo aquele organismo, "graças ao trabalho realizado pela equipe do COTRIM e dos professores por mais de um mês nas escolas, tanto na parte teórica quanto prática". No excelente Brazil O-Life - http://brazil-o-life.blogspot.pt/ - dos nossos queridos amigos Sara e Fábio Weis, pode ler-se que “a estratégia institucional da CBO, juntamente com os clubes - vale citar aqui também Livramento - RS, Cachoeira do Sul - RS, São Borja - RS, Panambi - RS, Divinópolis - MG, Xerém – RJ... - e o lema "Orientação: um esporte para estudantes" estão gerando bons frutos.” A comparação destes números com os quantitativos registados até à data e no que às competições oficiais em 2012 diz respeito, levam Sara e Fábio Weis a concluir que “ainda nos falta fazer o elo entre os jovens estudantes e as competições estaduais e nacionais. Só assim, poderemos investir mais na descoberta de talentos juniores para a Orientação.”

[Foto gentilmente cedida por João Dias]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: