quarta-feira, 11 de abril de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT / MTB POM 2012 estão aí à porta. Com efeito, é já no próximo fim-de-semana que a Montes e Vales – Associação Transmontana para o Turismo e Desporto de Ar Livre, leva a efeito o seu 10º Open e, com ele, a mais importante prova do Calendário de Orientação em BTT nacional da presente temporada. Com uma prova de Distância Longa no sábado e uma prova de Distância Média no domingo, este é um saudado regresso aos terrenos dos Mundiais da modalidade de 2010, que tiveram em Montalegre o seu epicentro. Ambas as etapas decorrem no concelho de Boticas e pontuam para o ranking mundial da modalidade. Estão inscritos, de acordo com os números publicados na página da Federação Portuguesa de Orientação, 144 atletas, todos eles de nacionalidade portuguesa. Saiba mais sobre o evento em http://www.montesevales.eu/actividades/act2012/pom2012.htm.


2. Plasencia recebeu no passado fim de semana os Campeonatos Nacionais de Espanha 2012. Para além da participação, amplamente divulgada, de oito atletas do DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada, Portugal levou ao país vizinho outros trinta e dois atletas, participando nas várias provas que constituiram o programa da vertente Pedestre. No tocante à prestação dos nossos representantes, realce para a vitória de Manuel Dias (GafanhOri), na prova de Distância Longa, escalão H60, para a segunda posição de Isabel Monteiro (COC), igualmente na prova de Distância Longa, escalão D50 e ainda para o terceiro lugar de Hélder Marcolino (GD4C), na prova de Distância Média, escalão H20. Ao arrecadar os títulos nacionais de Espanha de Sprint e de Distância Média, Antonio Martinez Perez (Colivenc) foi a grande figura dos Campeonatos, a par de Anna Serralonga Arqués (Go-Xtrem), campeã de Espanha de Distância Longa e de Distância Média. Anna Serralonga Arqués leva mesmo alguma vantagem face a António Martinez Perez uma vez que, em representação da Catalunha, alcançou também o título de Estafetas, ao lado de Annabel Valledor Fernandéz e Ona Ràfols Perramon. António Martinez Perez, Roger Casal Fernandès e Andreu Blanés Reig (Comunidade Valenciana) não foram além do segundo lugar, atrás da equipa da Catalunha (Marc Serralonga Arquès, Biel Ràfols Perrámon e Pol Ràfols Perrámon). Colectivamente, a região autonómica da Catalunha repetiu o feito dos últimos anos e sagrou-se novamente Campeã de Espanha, seguida da Comunidade Valenciana e da Andaluzia. Tudo para conferir em http://www.fedo.org/web/competicion/o-pie/resultados


3. Tendo como pano de fundo o bonito Castelo de Ourém, decorrerá no próximo dia 21 de Abril a 2ª etapa da IV edição da Taça CLAC. Organizada pelo Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento, com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal de Ourém e OurémViva – Empresa Municipal, a prova encerra uma parceria com o Desporto Escolar, integrando as 5ª e 6ª Etapas do Circuito Regional de Orientação da DRELVT 2011/2012. Neste contexto, a organização cabe à estrutura da CLDE da Lezíria e Médio Tejo e as escolas envolvidas na organização destas etapas são a EB 2,3 D. Afonso, IV Conde de Ourém, EB 2,3 da Freixianda, Escola Secundária do Entroncamento, EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, EB 2,3/S D. Maria II, EB 2,3/S Mestre Martins Correia, EB 2,3 D. Sancho I e Colégio de São Miguel. A prova decorrerá em mapa com assinatura de António Esperto (actualizado em Março de 2012) e com percursos de João Victor Alves e Victor Delgado, estando o seu início agendado para as 10h00 (etapa da manhã) e para as 14h00 (etapa da tarde). As inscrições podem ser feitas até ao próximo sábado, 14 de Abril, para os endereços jpcmartin@gmail.com ou geral@clac.pt. Serão aceites inscrições no local da prova, ficando sujeitas à disponibilidade de mapas. Mais esclarecimentos e informações
em http://www.clac.pt/2012/03/noticias/vem-ai-2ªprova-taca-clac-orientacao-3/.


4. No dia 22 de Abril, a Mata dos Marrazes será palco duma actividade muito justamente designada por “Orientação em Família”. A iniciativa pertence à coesa e exemplar família do Clube de Orientação do Centro e insere-se nos objectivos do clube a dar a conhecer-se, em divulgar a modalidade e em captar novos sócios e praticantes. Em mapa redesenhado por Rui Antunes, a actividade é composta por cinco percursos com grau crescente de dificuldade e tem como novidade a oferta dum percurso de Orientação de Precisão, destinado a todos mas em particular a pessoas portadoras de mobilidade reduzida. De desafio em desafio, está preparada uma grande festa da Orientação e onde “família” e “inclusão” são elementos aglutinadores duma jornada certamente inesquecível. As inscrições devem ser feitas para info@coc.pt até sexta-feira, dia 20 de Abril, ou no local de concentração no dia da prova, no Pavilhão Gimnodesportivo de Marrazes, a partir das 09h00. Para mais informações e confirmação de presenças, contacte o Gabinete de Comunicação do Clube de Orientação do Centro através do endereço media@coc.pt ou pelos telemóveis 917802151 ou 963718928.


5. Revista de Ciências da Actividade Física e do Desporto da Universidad Catolica San Antonio (Múrcia, Espanha), a CCD – Cultura, Ciencia y Deporte apresenta no seu mais recente número, um artigo dedicado à Orientação e intitulado: “Orientação: Modelos dos praticantes de actividade física desportiva de lazer sem experiência na modalidade”. O artigo é assinado por Tadeu Celestino, uma das figuras de referência do Clube de Orientação de Viseu – Natura, e por Antonino Pereira, nele se dando conta dos resultados duma amostragem feita junta de duas dezenas de indivíduos residentes em Viseu. Contacto com a natureza, conjugação das dimensões físicas e cognitivas e acessível a todos, são apenas algumas das vantagens identificadas pelos entrevistados, os quais, na sua grande maioria, desconheciam por completo a modalidade. O artigo pode ser lido na íntegra em https://docs.google.com/document/d/15ZqUavDVpMmD8lfE5jeLsdsnrnffyRyyktWp6YW4rwY/edit.


6. “O Porto através de um mapa de Orientação é ainda mais bonito”. É com esta apelativa frase que o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos abre o filme de apresentação duma das suas próximas iniciativas, o O'Porto Urban Race 2012, evento de Orientação aberto a todas as pessoas e que decorrerá no Centro Histórico da Cidade Património Mundial da Humanidade já no próximo domingo. Com imagem e edição de Rui Tavares e música dos Deolinda, eis um “adoçar de boca” a não perder. Entretanto, também a Antena 1, no seu “Portugal em Direto” da passada segunda-feira, cedeu a palavra a Fernando Costa que, de forma simples e concisa, nos apresenta o conjunto de quatro iniciativas programadas para este mês de Abril, a começar já no Palácio de Cristal e a terminar no Parque do Carriçal, na Senhora da Hora. Tudo para ouvir em http://www.rtp.pt/multimediahtml/index_audio.php?prog=1043, entre os minutos 14:30 e 27:00.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: