quarta-feira, 4 de abril de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Ao vencer as provas de Distância Longa e de Distância Média que compunham a primeira etapa do XIV Campeonato Brasileiro de Orientação CamBOr 2012, Ironir Alberto Ev (CO Santiago) tornou-se na grande figura desta importante jornada de Orientação no país irmão. O evento teve lugar em Guaraniaçu, no estado do Paraná, e contou com uma participação a rondar as quatro centenas de atletas. Na prova de Distância longa, disputada no sábado, Ironir Alberto Ev teve em Sidnaldo Farias Sousa (AD Almirante Adalberto Nunes) o seu grande adversário, a quem venceu pela escassa margem de 57 segundos. No segundo dia, uma prova de Distância Média pontuável para o ranking mundial, a diferença para Robson Rengifo (AD Almirante Adalberto Nunes) foi ligeiramente mais folgada, cifrando-se em 1:23. Nas senhoras, Leticia Saltori (CO Gralha Azul) confirmou as excelentes prestações do recente Sul-Americano, onde se sagrou Vice-Campeão, arrecadando uma saborosa vitória em 1:14:13 e deixando a segunda classificada, Tânia Maria Jesus de Carvalho (AD Almirante Adalberto Nunes) a uma diferença de 2:13. Tânia de Carvalho que voltou a ser a a segunda classificada na prova do segundo dia, a distantes 6:02 (!) da vencedora, Mirian Ferraz Pasturiza (AD Almirante Adalberto Nunes).


2. Depois do brilhante segundo lugar no “The Orienteering Achievement 2011”, votação promovida pelo prestigiado World of O – www.worldofo.com – no passado mês de Dezembro, Ionut Zinca volta a fazer recair sobre si as atenções da Orientação Mundial. Desta vez é a própria Federação Internacional de Orientação que, na sua página, lhe consagra o destaque de “Atleta do Mês”. Na peça, assinada por Erik Borg, o 5º classificado na final de Sprint do recente Campeonato do Mundo WOC 2011responde a um leque de questões, destacando a sua crença no futuro mas também as condicionantes de ordem económica que fazem com que os pequenos países sejam cada vez... mais pequenos. Vale a pena ler na íntegra a entrevista em http://orienteering.org/athlete-of-the-month/.


3. “Os Emiratos Árabes Unidos podem constituir uma boa escolha para o treino de atletas de topo no período de Inverno.” Quem o afirma é Wolfgang Pötsch, em artigo publicado no World of O na passada quinta-feira. Com o título “Time to say Dubay – a visit to a future IOF Country?”, o artigo descreve os primeiros passos da Orientação no Dubai, sob o “patrocínio” dos vizinhos dos Emiratos Árabes Unidos, impulsionados por Khamis Ibrahim, atleta olímpico que se notabilizou na disciplina de 400 metros barreiras. Com a ajuda de Wolfgang Pötschl e do checo Robert Zdrahal, o primeiro Open United Arabic Championships deverá ter lugar em Dezembro próximo. Mais detalhes em http://bit.ly/HnFsZw.


4. Vem aí o Campeonato de Espanha de Orientação 2012. A cidade estremanha de Plasência será o epicentro da competição, a qual acolhe igualmente a primeira edição do Campeonato de Espanha de Orientação de Precisão. E se, a este propósito, já aqui foi ventilado a participação do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada, a convite da Federação Espanhola de Orientação, com cinco atletas portadores de mobilidade reduzida, vale a pena referir que estes não serão os únicos portugueses a estar pesentes em Espanha. Ginásio Figueirense, ATV, COC, COAC, Clube de Orientação do Minho, Ori-Estarreja e OriMarão são clubes portugueses que estarão igualmente presentes com alguns dos seus atletas. Também a Selecção Nacional Portuguesa de Orientação marcará presença em Plasência com os seguintes atletas: Tiago Aires, Raquel Costa, Manuel Dias, Paulo Franco, Manuel Horta, Tiago Gingão Leal, Hélder Marcolino, Diogo Miguel, Rafael Miguel, Mariana Moreira, Bruno Nazário, Pedro Nogueira e Miguel Reis e Silva.


5. Com a chegada das pausas lectivas, uma das preocupações de muitas Câmaras Municipais por todo o país prende-se com a ocupação dos tempos livres e a promoção de Férias Desportivas. Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Leiria está a organizar a ocupação adequada das suas crianças, durante as duas semana de férias da Páscoa, numa iniciativa à qual chamou “Férias Criativas 2012”. Tal como no ano passado, o COC – Clube de Orientação do Centro respondeu afirmativamente ao convite da Câmara Municipal e, através da Professora Marisa Barroso, atleta do clube e professora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, assegurou a atividade de Orientação. De acordo com o entusiasmo dos jovens, com bastante sucesso, diga-se. A descrição da primeira semana destas “Férias Criativas 2012” pode ser lida na íntegra em http://www.coc.pt/2012/03/31/ferias-craitivas-2012/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: