terça-feira, 3 de abril de 2012

OS VERDES ANOS: SOFIA ANJOS




Olá

Chamo-me Sofia Anjos, frequento o 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias na escola EB 2,3/Sec. Cunha Rivara, Arraiolos, tenho 16 anos e pertenço ao clube Gafanhori.

Comecei a fazer Orientação por influência dos meus primos e um dia, por acaso, decidi experimentar. A partir desse dia a minha vida deu uma volta de 180º, comecei a ganhar paixão pela Orientação e hoje a Orientação já faz parte de mim e da minha vida.

Pratico Orientação há mais ou menos quatro anos, mas desses quatro anos nem tudo foi um "mar de rosas". Durante os três primeiros anos tive muito medo de praticar Orientação, o que me impediu de evoluir e de me divertir mais. O meu medo não é diferente dos outros medos e, por isso, para o ultrapassar tive de o enfrentar. Mas enfrentar um medo, foi uma das coisas mais difíceis que fiz até hoje em toda a minha vida, já que basicamente tive de "lutar" contra mim própria.

Para enfrentar o meu medo, tive de saber exatamente se queria lutar por um desporto que gostava, ou se não valia a pena continuar a lutar, porque não gostava assim tanto do desporto, ou porque simplesmente já não tinha força para o fazer. Mas ao longo do meu percurso na Orientação, sempre que conseguia uma pequena vitoria, a minha convição e o meu gosto iam-se tornando maiores e isso foi o que muita vezes me deu alento para continuar, indo assim às provas e nunca desistindo do que me fazia feliz.

Neste momento já ultrapassei os meus medos, com a ajuda dos meus amigos e da minha família, e o conselho que neste momento posso dar é que, se tiverem medo de fazer algo que gostem, nunca desistam, porque nunca se sabe o dia de amanhã. E se não aproveitarem hoje, nunca se sabe se terão outra oportunidade para aproveitar e fazerem o que mais gostam.

Não me lembro de ter ganho muitos prémios, mas os que me marcaram mais acho que foram os do Desporto Escolar, não só por ter conseguido ir duas vezes aos Campeonatos do Mundo mas também porque consegui ser Campeã Nacional de Distância Média.

Por isto tudo, o meu objetivo neste momento é começar a ganhar mais confiança em mim própria, para que daqui a algum tempo, quem sabe, eu possa até pensar em competir seriamente.

Sofia Anjos
Clube de Orientação da Gafanhoeira - Arraiolos
Fed 4532

Sem comentários: