terça-feira, 27 de março de 2012

XX CAMPEONATO IBÉRICO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE: ESPANHA SEGUE NA FRENTE




Adamuz foi o palco escolhido para a realização da primeira mão do XX Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre. E se, em termos colectivos, o equilibrio no sector masculino foi a nota dominante, já no sector feminino as diferenças foram claras e notórias. Individualmente, porém, as coisas não podiam estar mais empatadas.


Ponto de passagem obrigatória no histórico Caminho Real de La Plata Toledo – Córdoba, Adamuz atraiu este fim de semana um milhar de orientistas oriundos dos quatro cantos da Península. Pontuável para a Liga Espanhola e para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2012, o XII Trofeo Orientación Internacional Diputación de Còrdoba / I Trofeo Adamuz World Ranking Event teve na primeira mão do XX Campeonato Ibérico um aliciante suplementar.

Organizado pelo Club Los Califas de Orientación e pela Federação Espanhola de Orientação e tendo Cândido Castillo Morillas como Director Técnico, o evento decorreu nos Montes Comunales de Adamuz. O mapa, com trabalho de campo de Valentin Vladimirov (Dezembro de 2003, actualizado em Maio de 2011 por Mario Rodríguez Martínez), recebeu no primeiro dia uma prova de Distância Média e uma prova de Sprint, encerrando no segundo dia com a prova de Distância Longa, pontuável para o ranking mundial. O terreno, duro fisicamente dado o desnível nalgumas zonas do mapa, apresentou-se limpo e de fácil corrida, proporcionando aos atletas excelentes momentos de Orientação.


Vera Alvarez, Santos Sousa e Manuel Dias fazem o pleno

Protocolado entre a Federação Portuguesa de Orientação e a sua congénere espanhola, o novo fomato do Campeonato Ibérico entrou em pleno esta época e o resultado vai dando vantagem a Espanha. A prova de Sprint foi aquela onde se registou maior equilibrio e onde Portugal esteve mais próximo de conseguir um parcial favorável, alcançando um total de 132 pontos, contra 133 da Espanha no sector masculino. Para isso muito terão contribuído as vitórias nos escalões respectivos de Daniel Catarino (CLAC), Alberto Branco (CP Armada), Joaquim Sousa (COC), Armando Sousa (ADFA) e Manuel Dias (GafanhOri). No que diz respeito ao sector feminino, Vera Alvarez (CPOC), Leonor Ribeiro (ADFA), Anabela Vieito (COC) e Assunção Almeida (GafanhOri) estiveram igualmente em excelente plano, triunfando nos respectivos escalões.

Disputada na manhã do primeiro dia, a prova de Distância Média já tinha assistido às vitórias de Vera Alvarez, no escalão D20, Armando Sousa, em H45 e Manuel Dias, no escalão H60. Os escalões de H16, H18 e D18 registaram igualmente vitórias portuguesas por intermédio de João Bernardino (COC), Filipe Augusto (ADFA) e Carolina Delgado (GD4C). A ADFA esteve em destaque nos escalões de Veteranos, graças às vitórias de Jorge Correia e Mário Duarte, em H40 e H50, respectivamente. Quanto à prova de Distância Longa, são de destacar novas vitórias de João Bernardino, Vera Alvarez, Anabela Vieito, Joaquim Sousa, Armando Sousa e Manuel Dias, bem como os triunfos de Beatriz Moreira (CPOC), Samuel Leal (Ginásio), Susana Pontes (CPOC), Albano João (COC) e Tiago Aires (GafanhOri), respectivamente nos escalões de D16, H18, D35, H50 e HElite.


Tiago Aires lidera Elite Masculina

Contas feitas, o XX Campeonato Ibérico de Orientação vai dando vantagem a Espanha em ambos os sectores, registando-se um enorme equilibrio no sector masculino, com 408 pontos contra 397 dos portugueses, embora em femininos as coisas estejam francamente abaixo das expectativas, com Portugal quase a uma centena de pontos da Espanha (414 pontos contra 319). O Orientovar abre aqui um parêntesis para sublinhar que estes são resultados apurados oficiosamente e que carecem de confirmação, pedindo desde já desculpa por eventuais erros.

Em termos individuais, o resultado do confronto ibérico cifra-se num empate, com dez atletas portugueses a seguirem na frente dos vinte escalões de competição. No escalão de Homens Elite, Tiago Aires lidera ante uma verdadeira “armada” espanhola, onde pontificam Antonio Martinez Perez (COLIVENC), Luis Enrique Nogueira de la Muela (COMA), Andreu Blanes Reig (COLIVENC) e Daniel Portal Gordillo (CODAN EXTREMADURA). Beatriz Moreira, Carolina Delgado, Vera Alvarez e João Bernardino lideram a classificação do Campeonato Ibérico nos escalões de D16, D18, D20 e H16, respectivamente. Quanto aos Veteranos, são três os atletas que fazem sobressair as cores do COC na vanguarda dos escalões respectivos: Anabela Vieito (D40), Joaquim Sousa (H40) e Albano João (H50). A estes juntam-se Armando Santos Sousa e Manuel Dias, em H45 e H60, respectivamente.


Resultados do Troféu

Mas o evento não se resumiu ao Campeonato Ibérico e os vencedores do XII Trofeo Orientación Internacional Diputación de Còrdoba foram encontrados pelo somatório de tempos nas etapas de Distância Média e de Distância Longa. Os seus nomes são os seguintes:

H/D EliteTiago Aires (GafanhOri) e Annabel Valledor Fernández (Badalona-O)
H/D12 – Kaarel Vesilind (SRD SK) e Beatriz Esteves (COA)
H/D14 – David Rojas Jiménez (Alabarda-O) e Liina Vesilind (SRD SK)
H/D16João Bernardino (COC) e Maria Prieto Del Campo (Colmenar)
H/D18 – Algirdas Bartkevicius (LT United) e Andrea Guillen Escribà (GO-XTREM)
H/D18-20B – Daniel Toro Valle (Montellano-O) e Izcel Lorena Ortiz Benitez (O-Ciudad Real)
H/D20 – Eduardo Gil Marcos (Tjalve) e Vera Alvarez (CPOC)
H/D21A – Rubén DárioTejedor Murias (Veleta) e Ângela Silvério (CN Alvito)
H/D21B – Juan Carlos Rol Rúa (Monte El Pardo) e Irene Muñoz Bardera (Navalcan-O)
H/D35 – Ángel Rojas Avilés (Alabarda-O) e Anna Amigó Bertrán (COC Barcelona)
H/D35B – Miguel Aguilar Hontoria (Navalcan-O) e María Del Mar Fernández Vidrié (ADOL)
H/D40Joaquim Sousa (COC) e Ausra Bartkeviciene (LT United)
H/D45Armando Sousa (ADFA) e Antonia Sánchez Martinez (Colivenc)
H/D50 Albano João (COC) e Alfonsa Corrochano Galán (Toledo-O)
H/D55Jacinto Eleutério (ADFA) e Asta Terkelsen (Sant Joan)
H/D60Manuel Dias (GafanhOri) e Amalia Sanz Barceló (Villena-O)
H/D Infantil – Pedro Stangegaard Pérez (Málaga) e Elena Marti Barclay (Cadiz)
H/D Cadete – Carlos Landa Sánchez (Granada) e Belém Rojas Rodriguez (Málaga)
Open Rojo – Pedro Rodriguez Jimenez (Los Califas)
Open Naranja – Juan Pérez-Caballero Martin (Surco)
Open Amarillo – Isaac Puerta Barrera (Independiente)

O XX Campeonato Ibérico estará de regresso em 29 e 30 de Setembro, com a disputa do Poiares Ori-2012, numa organização da Secção de Orientação do Ginásio Clube Figeuirense.

Toda a informação sobre o XII Trofeo Orientación Internacional Diputación de Còrdoba / I Trofeo Adamuz World Ranking Event em http://www.orientacioncalifas.es/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: