quarta-feira, 28 de março de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Dando seguimento aos objectivos traçados para a formação de técnicos de Orientação e conforme divulgado no Plano de Actividades da FPO para 2012, vai realizar-se no dia 07 de Abril de 2012, no Centro de Estágio da Marinha Grande, um Curso de Traçador de Percursos de Corridas de Aventura. São requisitos de admissão ao curso ser praticante de Orientação, maior e federado. O curso tem um máximo de 16 vagas pelo que, no caso de o número de interessados ser superior, serão consideradas as primeiras 16 inscrições recebidas que cumpram os requisitos. No âmbito dos protocolos e/ou acordos estabelecidos com o Exército, a DGIDC e a FADU, podem estas entidades inscrever até um máximo de 4 (quatro) candidatos, nas mesmas condições dos filiados da FPO. As fichas de inscrição deverão ser remetidas para a FPO, até 03 de Abril de 2012. O Curso tem uma carga horária de 8 horas. Para qualquer informação ou esclarecimento adicional é favor contactar a FPO através do endereço geral@fpo.pt ou pelos telefones 261819171 ou 919919801.


2. Para os alunos do 7º ano do Externato Liceal de Albergaria dos Doze, a tarde do passado dia 22 de Março foi certamente diferente do habitual. Inscrita no Plano Anual de Atividades (PAA), no âmbito da Educação para a Saúde, cujo tema aglutinador é “Atividade Física”, teve lugar uma pequena prova de Orientação Pedestre pelas ruas da vila, preparada pelo Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (N.A.D.A.). Os alunos começaram por se reunir no auditório do Externato, onde Luís Barreiro, dedicado atleta do NADA e um dos grandes dinamizadores das actividades do clube, explicou os símbolos e cores presentes num mapa de Orientação e prestou os esclarecimentos necessários para a realização duma prova. Divididos em grupos de 7 elementos, os alunos, acompanhados por um(a) professor(a), cumpriram então um percurso formal com cerca de 3,3 km, passando por nove pontos previamente definidos. O facto de a prova ser em zona urbana, bem conhecida dos alunos, facilitou em grande medida a tarefa, tendo todos eles realizado o percurso dentro do tempo previsto. “Sensibilizar os alunos para a aquisição de hábitos regulares da prática de atividade física e proporcionar situações de convívio eram os objetivos definidos no PAA… sem dúvida que ambos foram alcançados”, referiu a propósito o Professor Nelson Silva, que deixou uma palavra de agradecimento “ao NADA, de forma especial ao Barreiro e ao Jairo, toda a atenção e disponibilidade tida na realização desta atividade”. A notícia pode ser lida na íntegra em http://clubenada.blogspot.pt/2012/03/percurso-de-orientacao-pedestre-7-ano.html.


3. Os Amigos da Montanha vão realizar no próximo dia 22 de Abril de 2012, pelas 10 horas, uma prova de Orientação designada por “Franqueira – Paraíso Natural”. A prova decorrerá entre o Santuário da Franqueira e o Convento dos Frades, percorrendo o Santuário da Franqueira e o seu Parque de Merendas, Quinta do Convento dos Frades, zona do Castelo de Faria e o Escadório. Nesta prova podem participar pessoas de todas as idades e sexo, individuais ou em grupo, federados e não federados, existindo percursos ajustados, com vários graus de dificuldade.
Antes disso, já no próximo sábado, o Monte da Franqueira merecerá dos Amigos da Montanha uma atenção muito especial. Trata-se duma acção de limpeza que terá lugar naquele que é um dos ex-libris do Concelho e cenário privilegiado para a prática de desportos de natureza e estará associada ao dia de limpeza mundial World Clean Up 2012/Limpar Portugal 2012. “E tu, vais ficar em casa?” Saiba tudo em http://www.amigosdamontanha.com/.


4. Também já no próximo sábado, terá lugar em Miranda (Arcos de Valdevez) a segunda etapa do V Torneio .COM Mapa. É o regresso a um mapa de boa memória, palco em 2010 dos Campeonatos Nacionais de Distância Longa e de Estafetas e que, no ano transacto, acolheu já as 6ª e 7ª etapas do IV Torneio .COM Mapa. Esta segunda etapa do torneio deste ano tem partidas com horºario livre entre as 10h00 e as 12h00. Serão três os percursos postos à disposição dos interessados, com o percurso Fácil a rondar os 1200 metros, o percurso Médio a ascender aos 290 metros e o percurso Difícil a atingir os 4000 metros, aproximadamente. Ana Margarida é a Directora da Prova, tendo o traçado dos percursos a assinatura de qualidade de José Fernandes. Sozinho, ou acompanhado por toda a família, por lazer ou imbuído de um espírito mais competitivo, experimente esta fascinante modalidade desportiva e de lazer. Para mais informações, consulte a página do Clube de Orientação do Minho em http://www.pontocom.pt/.


5. Terminou o prazo para a entrega de propostas por parte dos países membros da IOF – Federação Internacional de Orientação à Assembleia Geral 2012, ascendendo o seu número a cinco. A Espanha regressa à proposta levada à discussão na Assembleia Geral de 2008 (Prostejov, República Checa), no sentido de ver incluídas as Corridas de Aventura como disciplina oficial da IOF. A FISO - Federação Italiana de Orientação propõe alterações aos Estatutos da IOF, procurando garantir que haja pelo menos um elemento de cada género no conjunto de Vice-Presidentes e, para além disso, pelo menos dois elementos de cada género entre os membros dos restantes órgãos. A FISO pretende que estas alterações aos Estatutos entrem em vigor de imediato, durante a Assembleia-Geral de Lausanne, ou seja, antes das eleições para o Conselho da IOF. Depois de ter retirado a intenção de propor alterações ao actual programa dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre WOC e de ter publicado esta informação, a IOF recebeu três propostas relacionadas com o programa do WOC com origem na Itália, Suiça e Países Nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia). Estas propostas serão discutidas no próxima reunião do Conselho da IOF, em 20 e 21 de Abril próximos, sendo os resultados da apreciação do Conselho divulgados imediatamente após. Leia a notícia original em http://orienteering.org/five-proposals-from-member-federations-to-the-general-assembly/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: