quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

XIII MEETING DE ORIENTAÇÃO DO CENTRO - WRE 2012 É JÁ A SEGUIR!




A quarenta e oito horas do início do XIII Meeting de Orientação do Centro – WRE 2012, o COC – Clube de Orientação do Centro, em conjunto com as entidades apoiantes do evento, estão a ultimar os preparativos para um evento do mais elevado nível.


Depois do Portugal O' Meeting, as emoções voltam-se já este fim de semana para a Marinha Grande, onde se disputarão as duas etapas do XIII Meeting de Orientação do Centro – WRE 2012.
Para o evento estarão no terreno 270 pontos de controlo para as 3 etapas com 25 percursos diferentes em cada dia de prova. Destes, 4 foram preparados especificamente para os participantes não federados com conhecimentos básicos ou nulos de Orientação ou para os mais experientes, com baixa ou alta condição física.

A organização conta com o extraordinário número de 1162 atletas inscritos, que estão divididos em 220 clubes, provenientes de 26 Países. Cerca de meio milhar de participantes marcará ainda presença no Sprint nocturno da Marinha Grande, na noite de Sábado. De notar a forte participação de atletas provenientes dos países nórdicos da Europa, que em conjunto somam um número de atletas idêntico aos da comitiva portuguesa.


Thierry Gueorgiou e Annika Billstam favoritos

Quanto aos nomes sonantes da modalidade e tendo como referencia o ranking mundial, Thierry Gueorgiou e Annika Billstam, respectivamente 1º e 2º classificados do ranking mundial mascukino e feminino, são as grandes estrelas do evento. Mas nomes como os de Olav Lundanes, Oleksander Kratov, Øystein Kvaal Østerbø, Dmitriy Tsvetkov, Lena Eliasson, Maja Alm ou Eva Jurenikova são promessa de intensa luta e incerteza até ao final no tocante aos vencedores.

Esta é mais uma excelente oportunidade para alguns dos nossos atletas nacionais medirem forças com a elite mundial, tentando somar pontos no ranking mundial e usar esses argumentos para discutirem um lugar na selecção nacional para alguns dos eventos internacionais que se irão disputar no Verão.


Inscrições ainda possíveis

Fechadas as inscrições para os escalões de competição, podem ainda fazer uma inscrição nos escalões abertos até ao próprio dia no local da prova. Estas inscrições de última hora estão contudo condicionadas à disponibilidade de mapas. Para garantir a participação, a inscrição deverá ser efectuada o quanto antes para assim participarem e conhecerem uma modalidade aliciante, praticada em pleno contacto com a natureza, amiga do ambiente e realizada à velocidade de cada um.

Conforme já referido, estão preparados 4 percursos abertos e adaptados a diferentes níveis físicos e técnicos. Para acompanhar todos os que queiram experimentar pela primeira vez a modalidade e não se sintam com confiança para entrarem na floresta por sua conta e risco, a organização terá monitores à disposição de quem deles necessite e disso faça menção aquando da sua inscrição.


Atenção ao abate de árvores

Para aqueles que irão competir, a organização chama a atenção que, durante as últimas semanas, a Autoridade Florestal Nacional realizou o desbaste de árvores e cortes de vegetação na zona de competição, o que causou algumas alterações no terreno. A organização é completamente alheia a este assunto e não teve forma de o evitar. No terreno poderão encontrar-se alguns trilhos feitos pelos tratores de remoção de madeira e algumas mudanças de vegetação que não se encontram no mapa, devido ao facto de serem muito recentes. Foi colocado na secção Mapa e Terreno do site da prova uma imagem da área de competição com a zona afetada representada. A organização agradece a compreensão de todos, esperando que estas alterações não afetem a prova.

O XIII MOC – WRE 2012 constituirá uma oportunidade imperdível para usufruir da natureza e da região, conjugando o lazer com a competição e, porque não dizê-lo, assistir a um evento que se espera memorável dada a valia técnica de muitos dos participantes. A organização tudo fez - e ainda mais irá fazer! -, para que no final todos regressem a casa satisfeitos com o fim de semana, já na expectativa do XIV MOC WRE que se disputará em Fevereiro de 2013, na Praia do Osso da Baleia.

Mais informações como programa e horários, localizações, acessibilidades e estacionamentos podem ser consultadas no site do evento em http://www.coc.pt/eventos/25fev2012/pt/.

[Foto gentilmente cedida por Hélder Ferreira]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: