terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: THIERRY GUEORGIOU E SIMONE NIGGLI VENCEM E CONVENCEM




Grande ambiente no encerramento do Portugal O’ Meeting 2012. Dois milhares de participantes fizeram a festa em torno do Santuário do Senhor dos Caminhos, em Sátão, aplaudindo Thierry Gueorgiou e Simone Niggli como os grandes vencedores do evento.


O período de Carnaval é de folia para a Orientação portuguesa, desde que em 2000 a Federação Portuguesa da modalidade decidiu dedicar os quatro dias desta quadra festiva ao maior evento regular de Orientação em Portugal. Desde então o prestígio do evento tem-se cimentado na qualidade e variedade dos nossos terrenos, na bondade dum clima ameno e na capacidade organizativa, elevando o Portugal O’ Meeting, nas palavras do actual líder do ranking mundial, o francês Thierry Gueorgiou, “ao nível dum Campeonato do Mundo”.

Numa etapa que teve no francês Philippe Adamski o grande vencedor, foi precisamente Thierry Gueorgiou que levou a melhor no conjunto das quatro etapas, sagrando-se vencedor no escalão de Elite Masculina. Após ter vencido as primeira e terceira etapas, Gueorgiou confirmou o enorme favoritismo que lhe era atribuído e alcançou o seu segundo triunfo na grande competição, depois da vitória em 2007, em S. Pedro do Sul. Thierry Gueorgiou teve em Daniel Hubmann, número 2 do Mundo, o seu mais direto adversário, ficando o pódio completo com o britânico Scott Fraser, graças a uma notável prestação no dia de hoje.

Na Elite Feminina a vitória coube a Simone Niggli, da Suiça, ela que é a melhor orientista de todos os tempos. Atrás de si quedaram-se a vice-líder do ranking Mundial, a sueca Annika Billstam, e uma surpreendente Rahel Friedrich, representando a seleção da Suiça. Simone Niggli abre e fecha o Portugal O’ Meeting com duas vitórias em etapas, sendo esta a quarta vez que a atleta helvética leva de vencida aquela que é considerada, muito justamente, a maior competição internacional do período de Inverno.

Um investimento com retorno garantido

Entre os portugueses, Tiago Romão (ADFA) e Joana Costa (GD4C) levaram de vencida a etapa de hoje, embora no escalonamento final Joaquim Sousa tenha levado a melhor na Elite Masculina, enquanto Joana Costa foi a melhor entre as senhoras, ultrapassando na ponta final Andreia Silva (COC) que tinha dado cartas nas duas primeiras etapas. Os bons resultados dos dois atletas do Clube de Orientação do Centro terão contribuído amplamente para a vitória colectiva das suas cores neste Portugal O' Meeting 2012.

Mas o evento não se resume às estrelas que dão brilho ao evento, antes tem nas pequenas “estrelinhas” feitas de jovens dos oito aos oitenta e oito anos uma enorme força, este ano bem patente na alegria e na emoção com que todos abraçaram os desafios feitos de mapas e bússolas. Contentamento esse que se estendeu a toda uma região que tão bem soube acolher os participantes, naquilo que representa um investimento com retorno garantido.

O Portugal O’ Meeting estará de regresso no Carnaval do próximo ano, para mais quatro dias da melhor Orientação. A responsabilidade organizativa da 18º edição caberá à ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas e terá lugar em Idanha-a-Nova, de 09 a 12 de Fevereiro.

Tudo para acompanhar em http://www.pom.pt/pt/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: