segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: THIERRY GUEORGIOU E LINA STRAND VENCEM PROVA RAINHA




Num dia de autêntica Primavera, o Srº dos Caminhos em Sátão estendeu a sua bênção ao Portugal O’ Meeting. Terrenos fantásticos, muita emoção e um leque de competidores do mais elevado nível, fizeram desta prova um verdadeiro acontecimento. Thierry Gueorgiou e Lina Strand quedaram-se com os louros da vitória.


À semelhança do ano anterior, o terceiro dia do Portugal O’ Meeting foi o mais importante. Pontuável para o ranking Mundial da modalidade, a prova de Distância Média contou com a participação de quase dois milhares de atletas de todas as idades, entre os quais os melhores orientistas da actualidade. Aos bons mapas e percursos juntou-se o colorido de um sol radioso e uma arena a fervilhar de excitação, incansável nos aplausos aos atletas.

Com a ordem de partidas a ser determinada pela posição que cada atleta ocupa no ranking Mundial, antevia-se um final particularmente emotivo. E as expectativas não foram goradas. A luta pela vitória prevaleceu até ao ultimo segundo, com Thierry Gueorgiou e Lina Strand a baterem a concorrência de forma categórica. Com o tempo de 33:51 Thierry repete as vitórias dos dois anos anteriores na principal etapa do POM, reforçando a sua liderança no ranking Mundial. Atrás de si, com mais 1:26 e 1:49 classificaram-se o Suiço Daniel Hubmann e o Norueguês Olav Lundanes. Lina Strand venceu na Elite feminina com o tempo de 37:55, impondo-se à helvética Simone
Niggli e à sua compatriota Lena Eliasson pela escassa diferença de 0:27 e 0:30, respectivamente.


Resultados

M21SE
1º Thierry Gueorgiou (France O' Team) 33:51
2º Daniel Hubmann (Swiss O' Team) 35:17
3º Olav Lundanes (Halden SK) 35:40
4º Mathias Kyburz (Swiss O' Team) 35:59
5º Oleksandr Kratov (Orievents Team) 36:28

W21E
1º Lina Strand (Göteborg-Majorna) 37:55
2º Simone Niggli (Swiss O' Team) 38:22
3º Lena Eliasson (Domnarvets GoIF) 38:25
4º Saila Kinni (Tampereen Pyrintö) 42:08
5º Céline Dodin (France O' Team) 42:56


“Provavelmente dos melhores terrenos em Portugal”

“Estou muito contente com a minha prova. Quando olhei para o mapa e percebi que se tratava de um terreno fantástico, esforçei-me a estar sempre em prova, estar permanentemente atento ao mapa. Foi uma prova limpa apenas com algumas hesitações. Deu-me um enorme prazer correr aqui nestes, que são provavelmente dos melhores terrenos em Portugal”. Foi com estas palavras que Thierry Gueorgiou falou da sua vitória de hoje. Reafirmando a ideia de que esta região tem qualidades únicas para a prática da modalidade, Thierry sublinha o facto destes terrenos “serem muito técnicos, mas onde se pode correr rápido apesar da visibilidade ser reduzida”. A terminar, o líder do ranking Mundial tece elogios à organização – “o Portugal O’ Meeting é um evento organizado ao nível de um Campeonato do Mundo”- referindo: “Terei muito prazer em regressar porque terrenos destes são sempre de aproveitar”.

Lina Strand, a vencedora da competição feminina, começou por referir que “não estava à espera de ganhar”. Acerca da sua prova afirmou: “Senti-me bem tanto na corrida como na Orientação, mas alguns pontos antes da Arena apanhei a atleta que partiu à minha frente e alguma confiança excessiva levou-me a cometer um pequeno erro. Já na parte final aproveitei um erro da Simone Niggli, tentei manter-me concentrada e fazer uma boa Orientação e consegui”. Para Lina Strand, os objetivos passam pela qualificação para a Selecção Sueca que estará presente nos Campeonatos do Mundo. “A minha aposta será na distância Média e por isso foi bom ter ganho aqui este evento. Saio de Portugal muito feliz”.

Amanhã, ultimo dia da Competição, a classificação actual determinará a ordem de saída. Thierry Gueorgiou e Simone Niggli, os actuais líderes, partirão na frente. Serão os primeiros a chegar?

Saiba tudo sobre o Portugal O' Meeting em http://www.pom.pt/pt/ ou aqui, no seu Orientovar.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: