segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 5 DIAS!




Fundador do Clube de Orientação de Viseu – NATURA e seu Presidente desde 2004, Sérgio Aguiar é o entrevistado de hoje, nesta contagem decrescente que nos levará ao Portugal O' Meeting 2012, a partir do próximo sábado. Na qualidade de Diretor Adjunto do evento, Sérgio Aguiar fala das expectativas criadas, da disponibilidade e entrega para oferecer a todos um POM de excelência e no significado dum evento desta envergadura, não apenas para o clube mas também para toda uma região.


Orientovar - Duma forma genérica quer contar-nos um pedacinho da história do Clube de Orientação de Viseu - NATURA, ao longo dos anos?

Sérgio Aguiar - O Clube de Orientação de Viseu – NATURA nasceu da vontade dos seus fundadores, na sua maior parte militares do R1. I. 14, com a finalidade de implantar em Viseu a modalidade desportiva “Orientação”. Desde a sua fundação, esta Associação conheceu apenas dois Presidentes da Direcção (o Coronel Fernando Figueiredo e eu, na actualidade), algo que atesta a estabilidade que esta vem mantendo, em ambiente de camaradagem entre todos os Corpos Sociais e todos os seus atletas, Técnicos, Formadores e Juízes.

O clube foi criado com a intenção de ser uma entidade que dirija as actividades directamente ligadas à Orientação e à sua prática, divulgação e dinamização no Distrito de Viseu, bem como fomentar o gosto pelo ambiente e pelas actividades que se desenvolvam em contacto com a Natureza. Hoje O COV - NATURA, expandiu substancialmente a sua actividade desportiva, com a implantação de outras modalidades com ligação intrínseca à Orientação, tais como o Desporto Aventura, BTT, etc. ..., modalidades todas elas com vínculo à Federação Portuguesa de Orientação.


Dar a conhecer a modalidade Orientação

Orientovar - O que é para si o COV-NATURA?

Sérgio Aguiar - O COV - NATURA faz parte da minha vida, pois tenho dado muito do meu tempo a este clube, desde a sua fundação até ao presente, numa altura em que vamos fazer quinze anos de existência, sempre com um objectivo que é dar a conhecer a modalidade Orientação, de forma a conseguir cada vez mais praticantes e simpatizantes, e apresentá-la como a modalidade aliciante, onde a aventura e o desafio é realizado tanto por quem a pratica, como também por quem a organiza. Não me posso esquecer de todos os participantes na fundação deste Clube, bem como daqueles que hoje trabalham para o tornar cada vez maior e melhor, e ainda dos outros que, por motivos pessoais, não pertencem mas que sabemos estarem sempre com o clube.

Por tudo isto, pretendo que o Clube de Orientação seja sempre um auxiliar no desenvolvimento da Orientação junto das Associações, Clubes, Grupos e Escolas, apresentando projectos e ideias de forma a dar uma estruturação dos conteúdos visando uma progressão pedagógica, específica à prática da modalidade, como forma de enriquecer os seus conhecimentos que lhe permitam melhorar qualitativamente a sua prestação educativa nesta área.Não podemos deixar de aqui referir a importância do COV - NATURA, na criação de hábitos de vida saúdáveis nos jovens e nos seus familiares, que se deslocam uns para assistir outros para participar, mas que assim ocupam o seu tempo de lazer e contacto com a Natureza, neste caso desenvolvendo também o seu aspecto fisico e consequentemente um bem para a Saúde.


No que pudermos ser úteis, lá estaremos

Orientovar - O Portugal O’ Meeting 2012 será, porventura, o ponto alto de 15 anos da história do Clube. De que forma receberam o convite do Clube de Orientação de Estarreja para serem parceiros na organização do evento?

Sérgio Aguiar - É sempre muito agradável receber um convite para participar na organização dum evento, mas mais ainda quando parte de um grande e prestigiado clube como é o Clube Ori-Estarreja. Recebemo-lo com muito agrado, pois sendo sempre objectivo do Clube participar na organização de provas de âmbito Nacional, temos uma grande oportunidade de estar na organização de um grande evento internacional de prestígio identificado, em que nesta parceria com um grande e prestigiado Clube que é o Ori-Estarreja, nos vai trazer experiência e conhecimentos de forma a abraçar novos projectos no futuro, sempre em benefício da modalidade, até porque para a nossa região só vai trazer grandes vantagens no desenvolvimento da mesma.

Orientovar - No âmbito do protocolo assinado entre as duas colectividades, quais as funções adstritas ao Clube de Orientação de Viseu – NATURA?

Sérgio Aguiar - As funções do COV - NATURA estão adstritas a um âmbito geral na organização do evento. Estaremos sempre onde sejamos necessários, sabendo porém que, no que pudermos ser úteis, lá estaremos. Ao COV - NATURA cabe-lhe a responsabilidade na organização da prova de Sprint Noturno, e estar presente em todos os momentos nas restantes provas, tanto nos que diz respeito aos meios humanos, técnicos e materiais, tudo isto conforme o planeado para uma excelente organização do evento.


A relação com as autarquias tem sido excelente

Orientovar - Em termos pessoais, que significado tem para si ser o Director Adjunto do Evento?

Sérgio Aguiar - Tenho de me sentir muito satisfeito por terem associado o COV - NATURA ao Clube Ori-Estarreja, neste arrojado e importante evento, dado o prestígio que este Clube detém. Depois, significa também a representação séria do Clube NATURA neste evento, tendo na minha pessoa, como intenção primária, ajudar no máximo do que sei e posso, tendo a certeza porém que estou a acompanhar um Diretor do Portugal O' Meeting conhecedor de todos estes meandros e que sabe que pode contar comigo para que tudo decorra com a melhor organização e precisão.

Orientovar - Como tem decorrido a articulação com o Clube de Orientação de Estarreja e com as autarquias envolvidas?

Sérgio Aguiar - Tem decorrido muito bem, estando o Clube NATURA presente em todos os momentos de coordenação e planeamento do evento. Todo o trabalho que pode ser desempenhado pelo COV-NATURA, por nos encontrarmos na nossa região e ligados às autarquias e outras instituições, tudo estamos a fazer de forma a que este evento decorra com a melhor qualidade. A relação com as autarquias tem sido excelente, tendo estas demonstrado todo um empenho extraordinário de forma a contribuir para um grande sucesso deste evento, mesmo com as restrições económicas que todos conhecemos. Também temos de reconhecer que toda esta articulação se tornou mais fácil e célere com as autarquias dado o trabalho que o COV - NATURA tem vindo a desenvolver desde 1998, quando iniciou um processo de implementação da Orientação como modalidade desportiva em igualdade de procedimentos com outras modalidades o que ainda acontece hoje, estando prestes a iniciarem-se os Jogos Desportivos 2012, nos concelhos da região de Viseu.


Muita curiosidade da parte das pessoas

Orientovar - Quais as grandes dificuldades com que se têm deparado?

Sérgio Aguiar - Todo este processo tem decorrido de uma forma normal, dado que todos os intervenientes foram prestáveis até ao momento, podendo dizer que na hora determinada para o inicio do POM, tudo está a decorrer conforme solicitado e planeado.

Orientovar - Numa primeira avaliação, quais as expectativas que o evento está a gerar em toda a região?

Sérgio Aguiar - Numa primeira avaliação, o que tenho observado é que as pessoas sabem da realização do evento e gostam de saber do que se vai passar e do que se trata, ou seja, muita curiosidade da parte das pessoas. Depois temos as autarquias que esperam a visita de muitos participantes e acompanhantes, isto porque para a região é assunto da maior importância. Penso que as expectativas são altas e vão resultar num grande êxito, tanto para quem organiza como para quem apoia.


Aproveitar esta promoção em prol de uma maior aproximação com os municípios

Orientovar - De que forma espera o COV – NATURA potenciar o impacto dum evento desta grandeza em termos de promoção e divulgação futura da modalidade nesta região?

Sérgio Aguiar - A participação na organização do Portugsl O' Meeting 2012 vai dar ao Clube uma nova mentalidade, pois como já referi, todo este tempo em que estamos a trabalhar com um Clube como o Ori-Estarreja é um sinal de nova vitalidade que nos vai levar a desenvolver outro tipo de trabalho além daquele que o Clube vinha a desenvolver com as câmara Municipais do Distrito. Todos os projectos para o futuro terão que passar sempre pelo passado e pelo presente, visto que o Clube desenvolveu sempre o seu trabalho no âmbito regional e distrital, pelo que iremos aproveitar esta promoção em prol de uma maior aproximação com os municípios de forma a dar melhor qualidade na organização. É intenção do Clube promover desde já uma grande prova de Corridas de Aventura a realizar em 30 de Junho e 01 de Julho, em que esta deverá relacionar-se com três municípios da região de Viseu, e ainda duas provas a pontuar para o Campeonato de Circuitos Urbano em Setembro, na cidade de Viseu.

Orientovar - A terminar, pedia-lhe que partilhasse connosco aquele que será, porventura, o seu maior desejo.

Sérgio Aguiar - Ter um clube melhor preparado com o adquirir de novos conhecimentos e criando melhores condições de forma a que possamos enfrentar novos e aliciantes desafios. Que depois deste evento as pessoas olhem mais de perto para esta modalidade e que esta aproximação venha a levar as gentes da região a serem participativas, fazendo com que o associativismo saia mais forte com o envolvimento de mais pessoas a organizar e a participar.

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: