terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 4 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

À semelhança do que aconteceu em 2011, o Portugal O' Meeting volta este ano a repartir o escalão de Elite por “M21SuperElite” e “M21Elite”. Dos 276 atletas inscritos, os 125 melhores pontuados do ranking mundial entram directamente para o M21SuperElite. Em relação aos restantes, a organização decidiu atribuir quatro “wild card”, contemplando desta forma o norueguês Holger Hott (chegou a ser nº 2 do ranking mundial e ostenta no seu currículo dois títulos mundiais e uma vitória em Taças do Mundo), os suecos Ola Martner e Albin Ridefelt e o português Tiago Romão. Serão seis os portugueses que integram este restrito grupo, a saber: Miguel Silva, Joaquim Sousa, Tiago Gingão Leal, Paulo Franco e Manuel Horta, para além do já referido Tiago Romão. Uma nota para o facto de este escalão integrar também dois atletas brasileiros, Leandro Pereira Pasturiza e Ronaldo André castelo dos Santos Almeida.


A REGIÃO

Viseu, como cidade localizada no encaixe entre o Norte e o Centro de Portugal, e "enclausurada" pelas Serras do Caramulo, Buçaco, Estrela, Leomil e Montemuro, tem um clima mediterrânico com influência continental e marítima. O seu clima é caracterizado por invernos frescos a frios, com temperaturas médias mensais entre os 6° C e os 9 a 10° C, húmidos, com uma precipitação total de cerca de 499,4 mm, e relativamente ventosos, em especial no mês de Janeiro. A primavera é amena, com alguma precipitação, concentrada nos primeiro dois meses, máxima que podem tocar os 28 a 30°C e mínima que vão desde os 3 a 5° C até os 15° C, em dias de muito calor diurno. O verão é quente e seco, com máximas entre os 22 a 25° C e os 30 a 33° C, mínima entre os 12 e os 25° C. O Outono é húmido e fresco, com bastante precipitação e concentrada nos últimos dois meses da estação. As temperatura vão desde a mínima na ordem dos 4 a 15° C, ou mais nos dias de Setembro e máxima que podem ir aos 30º C em Setembro e os 15°C no fim de Novembro. Mais detalhadamente, Fevereiro – mês do Portugal O' Meeting - é o mês típico dos aguaceiros como reza o ditado popular, é caracterizado por noites frescas e dias chuvosos com regime de aguaceiros, marcadamente forte quando da proximidade de uma depressão cavada, ventos moderados a fortes e dias amenos: a temperatura média não oficial é de 7,2° C e a precipitação média não oficial é de 123,4 mm.


A FIGURA

Nuno Leite é o actual Presidente do Clube de Orientação de Estarreja. Fez a sua estreia em provas oficiais de Orientação em Dezembro de 1996, no mapa "Estarreja II". Daí até 2000 foi evoluindo enquanto atleta júnior, tendo como experiência mais marcante a participação no Campeonato do Mundo de Juniores, em 1999, na Bulgária. A partir de 2000 começou a enveredar mais pela parte organizativa, tendo como primeira experiência, voluntário na final da Taça do Mundo na Marinha Grande. Nessa altura tomou a iniciativa de atualizar o site do clube, mantido até então por António Amador, e até hoje mantém a tarefa. Acompanhou a compra do equipamento da SPORTident do Clube e ficou com a sua gestão, iniciando-se aqui oficialmente a sua ligação à nova era da cronometragem com este sistema. Começa então a nascer a aptidão para inovar com uma primeira experiência de ponto de espectadores ligado a um PC em 2002 em Mira, naquela que foi – se bem se recorda - a primeira experiência de Bruno Nazário como speaker. É nesta área que vai ganhando mais conhecimentos ao longo dos anos, tendo assumido, com a gestão de um evento com 3500 atletas como foi o WMOC em 2008, o maior desafio até hoje. Em 2009 colaborou com a cronometragem do Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura e em 2010 assumiu a cronometragem no Campeonato do Mundo de Seniores e Juniores de Orientação em BTT. Agora vem aí o POM 2012 onde espera que os esforços para se avançar um pouco mais nesta área sejam coroados de êxito!


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

Em termos meteorológicos, de tudo um pouco já conheceu o Portugal O' Meeting ao longo das dezasseis anteriores edições. Na memória ficam as condições extremas de intempérie da edição de 2007, em S. Pedro do Sul, levando à exaustão toda a equipa organizativa do Clube de Orientação de Estarreja. Foi uma forma pouca ortodoxa de S. Pedro compensar a verdadeira Primavera de Mira quando, em 2000, o POM foi organizado pela primeira vez pelo clube. Em 2001, nos Arcos de Valdevez, o evento encerrou com uma chuva gelada. Já em 2003, em Paredes de Coura e Viana do Castelo, o temporal abateu-se sobre a região nas vésperas do POM, acabando por se dissipar ao final da manhã do primeiro dia. Mas a verdade é que a organização não ganhou para o susto. Já em 2005, em Chaves, apesar de alguns períodos de tempo muito bonitos, o gêlo foi uma constante e chegou mesmo a nevar. Mais recentemente, estão ainda presentes na memória as fortes cargas de água do último dia do POM 2011. Em contrapartida, ninguém se poderá esquecer das edições de 2008 e 2009, com dias de autêntico Verão que possibilitaram idas à praia ou belos passeios pelo campo, em t-shirt e com o protector solar à mão. Este ano as previsões são otimistas e o Sol irá brilhar ao longo do POM. Mas as noites irão estar muito frias e algum vento poderá impedir o prolongar dos suaves momentos de pausa na Arena ou numa qualquer esplanada de Viseu ou do Sátão. A ver vamos!

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: