quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 3 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

Disputado entre 5 e 8 de Março, o Portugal O' Meeting 2011 distribuiu-se pelos concelhos de Alter do Chão, Crato e Portalegre. A Coudelaria de Alter teve a primazia de abrir o evento, seguindo-se o Couto da Arnela, no Crato e a Herdade de Entre- Ribeiras, esta última a fazer as honras da casa no que a Portalegre diz respeito, com a reakização das terceira e quarta etapas. No total, a competição econtou com 1771 atletas inscritos, de 28 países, números muito idênticos àqueles que se verificam na edição deste ano. O Portugal O’ Meeting 2011 surge na sequência do evento que implantou a Orientação nesta região, já com quatro edições realizadas, o Norte Alentejano O’ Meeting. Na vertente competitiva, a França dominou o sector masculino, com Philippe Adamski a vencer a primeira etapa, guardando Thierry Gueorgiou os louros da vitória nas restantes. Mas foi o ucraniano Oleksandr Kratov quem se revelou mais forte no conjunto dos quatro percursos, sucedendo assim ao italiano Mikhail Mamleev, vencedor em 2010. Quanto às senhoras, a suiça Simone Niggli esteve ao seu melhor nível e, apesar de grávida, levou dd vencida as quatro etapas, repetindo o triunfo de 2010. No que aos portugueses diz respeito, Tiago Aires no 13º lugar e Raquel Costa na 17ª posição foram os nossos melhores representantes. Quem serão os sucessores?


A REGIÃO

Viseu possui uma gastronomia tradicional e variada, conjugada com os sabores do vinho Dão, sendo um dos grandes atractivos para quem escolhe visitar a região. A variedade de sopas, os pratos tradicionais, a variedade de pão e as sobremesas de receitas caseiras são características que transformam Viseu numa cidade eleita pelos turistas amantes da boa mesa. Na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo é ministrado um Curso Profissional de Restauração, variante Restaurante / Bar. Confeção e apresentação de refeições, workshops, participação em Feiras são algumas das actividades levadas a cabo periodicamente pelo Curso. Há ainda o almoço semanal à sexta-feira, aberto à comunidade e escolar e está projetada para muito breve a abertura do restaurante pedagógico também à quarta-feira. Alunos do Curso irão estar presentes no Portugal O' Meeting 2012, participando nas actividades ligadas à restauração e apoiando o serviço de refeições ligeiras.


A FIGURA

Jorge Saraiva é o responsável pelas partidas do POM 2012. Conheceu a Orientação no longínquo ano de 1980, no cumprimento do Serviço Militar, numa altura em que os mapas eram cartas militares de 1:25 000. Após vários anos de prática militar, decidiu ingressar no Clube de Orientação de Estarreja e escolheu o clube por ser presidido por um companheiro de armas, Augusto Almeida. Inicialmente a sua presença nas provas foi reduzida, mas a assiduidade aumentou a partir do ano 2000, com o ingresso da filha neste desporto. É nesta altura que começa por apoiar os responsáveis pelas partidas em todas as organizações do Ori-Estarreja. Aprende então a fazer todo o trabalho que compete a uma equipa de partidas com vários companheiros, onde destaca Elda Rua e António Estrela. Um dia é convidado pela Direção do Ori-Estarreja a assumir a responsabilidade das partidas, desafio que aceitou até hoje. Pelo caminho conta com a organização de muitas partidas e destas recorda em particular as dificuldades do POM 2007 e o primeiro Portugal O' Summer organizado pelo clube.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

A primeira vez que o sistema de “chasing start” foi utilizado nas partidas do Portugal O’ Meeting ocorreu em 2000, na 5ª edição do evento, pelo Clube de Orientação de Estarreja. Em 2007, na edição levada a cabo pelo mesmo clube em S. Pedro do Sul, o sistema foi repetido e volta a sê-lo este ano. Assim, no último dia, todos os escalões de Elite (M21SE, M21E e W21E) terão partida em Chasing Start no centro da Arena. Os atletas que estejam a mais de uma hora do primeiro classificado ou que tenham faltado algum dos dias de prova partirão numa “partida em massa” uma hora após a primeira partida. O primeiro atleta a chegar será o vencedor do respectivo escalão. Ainda no tocante às partidas, no peitoral oficial POM estarão impressas as horas de partida em cada etapa, o nº de SIcard do atleta, escalão, Clube e País; é obrigatório o uso do peitoral POM 2012, que cada Team Leader terá obrigatoriamente que levantar no secretariado. Não será autorizada a partida/participação do atleta que não tiver o peitoral oficial do POM devidamente fixado no seu equipamento. Só mais dois pormenores: Não haverá alterações na hora de partida no próprio dia em escalões de competição; e, os escalões Abertos não têm hora de partida, apenas um intervalo de tempo onde podem partir com "base start".

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: