domingo, 5 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 13 DIAS!





O PORTUGAL O’ MEETING

Ponto final no processo de inscrição no Portugal O’ Meeting 2012. Prolongados pela organização, os prazos encerraram em definitivo às 24h00 de ontem e os números são, na verdade, entusiasmantes. Um total de 1748 atletas de 29 países encontra-se inscrito no evento, aos quais se juntarão todos aqueles que irão participar nos escalões abertos e que poderão ainda fazer a sua inscrição nos dias e locais das provas. Ganha corpo a possibilidade de o número mágico dos dois milhares de participantes ser finalmente ultrapassado, fazendo deste POM 2012 o maior de sempre. Em termos quantitativos o panorama não podia ser mais animador, o mesmo se podendo dizer no tocante à qualidade dos intervenientes. Dos 272 atletas inscritos no escalão de Elite Masculina, treze integram a lista dos 25 melhores atletas do ranking mundial, a saber: os franceses Thierry Gueorgiou (1º), Philippe Adamski (5º) e François Gonon (8º), os suíços Daniel Hubmann (2º), Baptiste Rollier (4º), Mathias Muller (7º), Mathias Merz (12º), Mathias Kyburz (19º) e Fabian Hertner (21º), o norueguês Olav Lundanes (9º), o ucraniano Oleksander Kratov (10º), o dinamarquês Tue Lassen (18º) e o romeno Ionut Zinca (24º). O escalão de Elite Feminina conta com a presença de 132 atletas, das quais dez fazem parte da lista das 25 melhores do Mundo. Aqui ficam os seus nomes: Annika Billstam (2º), Lena Eliasson (6º) e Lina Strand (25º) da Suécia, a dinamarquesa Maja Alm (10º), a checa Eva Jurenikova (11º), a francesa Amélie Chataing (16ª) e as helvéticas Rahel Friedrich (13º), Judith Wyder (14º), Ines Brodmann (17º) e Sara Lüscher (19º).


A REGIÃO

Situado no Campo de Viriato, o Pavilhão Multiusos de Viseu tem capacidade para 2.500 pessoas e acolhe actividades desportivas e outros eventos, como a Queima das Fitas de Viseu ou feiras temporárias. Será nele que funcionará todo o Centro do Evento no que ao Portugal O' Meeting 2012 diz respeito. No vasto terreiro onde se insere o Pavilhão Multiusos, decorre anualmente a Feira de São Mateus, evento que tem o seu início a 14 de Agosto e oferece aos visitantes, durante seis semanas, uma panóplia de exposições, provas desportivas e espectáculos que vão do folclore, ao rock e à música popular.
A Feira Franca foi criada por D. Sancho I em 1188, passando mais tarde no século XVI a chamar-se Feira de S. Mateus. A história diz que a Feira Franca foi uma prenda de D. João I de Portugal, Mestre de Avis, por Viseu ter sido a única cidade portuguesa a estar a seu lado na crise de 1383-1385. A sua ligação a Viseu não acaba aqui, tendo o seu filho D. Duarte nascido aqui e os seus filhos D. Henrique e D. Fernando sido os primeiros duques de Viseu. Numa área de 18000 m² estão presentes centenas de expositores e feirantes representando todos os sectores de actividade, com relevo para o artesanato. São rejeitados em média 400 expositores por edição de feira, dizendo os feirantes que é a feira mais rentável em Portugal.


A FIGURA

Rafaela Rua, filiada desde sempre pelo Clube de Orientação de Estarreja, iniciou-se na Orientação em Março de 1995, no Campeonato Nacional de Distância Clássica, organizado pela ANORT na Pateira de Fermentelos. O que começou por mera curiosidade, nas primeiras provas, passou rapidamente a uma grande vontade de evoluir. Aliando a vertente competitiva, foi presença assídua nas organizações dos eventos do clube, sendo quase sempre uma das caras do Secretariado. As principais dificuldades como responsável por esta área foram enfrentadas e superadas nos 5 Dias da Ria, em 2003, e no último Portugal O' Meeting organizado pelo Ori-Estarreja, em 2007. No primeiro caso, por ser o primeiro evento organizado em Portugal a ser realizado com cinco etapas, todas em locais e concelhos diferentes. E a segunda situação, por todas as contrariedades com que se deparou a Organização, quer ao nível das condições climatéricas adversas, quer pelas relocalizações das arenas das várias etapas. Para esta edição do POM 2012, voltará a estar à frente do Secretariado e, com a sua equipa, irá seguramente mostrar uma vez mais toda o seu profissionalismo, disponibilidade e simpatia na recepção aos atletas presentes.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

O Feriado Municipal de Viseu é consagrado a S. Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, escritor do primeiro dos três evangelhos sinóticos, que tem sido o mais utilizado pela igreja. O seu nome original era Levi, filho de Alfeu, e foi chamado por Jesus junto ao mar da Galiléia, em Cafarnaum. Era publicano, ou seja, cobrador de impostos, justamente a classe mais odiada na época de Jesus, por cobrarem impostos dos judeus para serem entregues às autoridade romanas. Embora conste da relação dos apóstolos, geralmente ao lado de São Tomé, o Novo Testamento oferece informação escassa e incerta sobre a sua pessoa. Da sua atividade após o Pentecostes, conhecem-se somente as admiráveis páginas do seu evangelho, primitivamente redigido em aramaico. Também não se conhecem versões conclusivas sobre a sua morte, embora fontes menos críveis referenciem narrações dos sofrimentos e do seu martírio, apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas para Paestum. Depois, essas relíquias foram levadas para a cidade italiana de Salerno (1080), onde até hoje se encontram, sendo consideradas pelos mais crentes como verdadeiramente do santo. Apóstolo e evangelista, pela tradição ele pregou pela Judéia, Etiópia e Pérsia e a igreja romana celebra a sua festa em 21 de Setembro, precisamente o dia do Feriado Municipal de Viseu.

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: