terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 11 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

O Portugal O' Meeting 2012 estará “no terreno” a partir das 21h00 de quinta-feira, 16 de Fevereiro, com a abertura do Secretariado no Centro do Evento. O dia seguinte será marcado pela abertura do Solo Duro – a funcionar igualmente no Centro do Evento – e pelos Model Events, cuja localização sofreu alterações para poderem estar, segundo a organização, “junto aos mapas de competição, proporcionando assim um maior e melhor contacto com o tipo de mapas bem como à cartografia usada.” Os tempos e distâncias estimadas entre os vários locais e o Centro do Evento são os seguintes: Model Event 1 – 15 minutos (9 km), Model Event 2 – 35 minutos (34 km); Estacionamento dia 1 e 2 – 10 minutos (7 km a 8 km); Arena / Estacionamento dia 3 e 4 – 30 minutos (32 km); Orientação de Precisão, Parque do Fontelo – 10 minutos (5 km); Atividade de Orientação Adaptada, Câmara Municipal de Viseu - 5minutos (2 km). Todos os Locais / Eventos estarão sinalizados pela organização com setas laranja e brancas a partir do Centro de Evento.


A REGIÃO

O planalto da Beira é circundado por um conjunto de grandes serras que o protegem das influências exteriores. Os limites físicos são, a sudoeste, a Serra da Estrela e do Açor, a noroeste a do Caramulo, que a defendem dos agentes climáticos continentais e marítimos, a nordeste a Serra da Nave, a sul a da Lousã e a sudoeste a do Bussaco, que a protegem dos ventos húmidos vindos do Sul.
O interior da bordadura orográfica apresenta características muito próprias, que o granito domina no solo acidentado, observando-se a existência de muitos vales, muitas vezes sinuosos e profundos por onde correm as águas pluviais vindas das montanhas.
As altitudes médias do planalto Beirão vão decrescendo desde os 700 metros nos concelhos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo e Fornos de Algodres, até menos de 200 metros nos concelhos de Santa Comba Dão, Tábua, Arganil e Mortágua.
Cerca de 70 a 75 % da área desta região situa-se entre as curvas de nível dos 400 e dos 700 metros. A rede hidrográfica caracteriza-se por um traço rígido, indicando um ajustamento claro à estrutura do relevo.
Os dois principais rios da região são o Dão e o Mondego, cujos cursos apresentam um grande paralelismo enquanto percorrem o maciço granítico. A rede de afluentes e subafluentes asseguram o escoamento das águas da região.


A FIGURA

Diogo Miguel começou a praticar Orientação em 1998 e, dois anos depois, com apenas 11 anos de idade, participou no POM 2000, tendo alcançado uma motivadora vitória no escalão H12. Em 2007 participou no evento levado a cabo pelo seu clube, em S. Pedro do Sul, como atleta e organizador. Nos dois primeiros dias competiu (ajudando ao mesmo tempo na organização, inclusivamente a recolher os pontos depois das suas provas), dedicando-se a 100% a ajudar na organização nos dois últimos dias. Quanto à sua participação como atleta nos escalões mais jovens, venceu o POM como juvenil em 2005 e como junior em 2006! Quanto à Elite, os seus melhores resultados foram um 8º lugar no 3º dia do POM 2010 e um 15º lugar no derradeiro dia do POM 2011. No Portugal O' Meeting 2012 volta a participar apenas como organizador. A sua contribuição cifra-se mais ao nível técnico, com alguma ajuda que tem dado na elaboração dos percursos e testando também alguns deles. Além disso, coordena a organização da Conferencia marcada para o 3º dia, depois do WRE, que terá como palestrantes os conceituados técnicos Mathias Niggli e Kenneth Buch.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

O advento do Portugal O' Meeting, cuja primeira edição remonta a 1996, surge apenas na segunda metade dum período de tempo que abarca quase trinta anos de história da Orientação Portuguesa. As principais datas aqui ficam, para memória futura: 1973 - 1º Campeonato das Forças Armadas (Mafra); 1977 - 1ª Participação no Campeonato do Mundo Militar; 1980 - 1º Contacto da modalidade com a sociedade civil; 1981 - Execução do 1º mapa de Orientação em Portugal - Açoteias (Albufeira); 1987 - Criada a Associação Portuguesa de Orientação – APORT; 1990 - Criação da Federação Portuguesa de Orientação; 1991 - 1ª Participação no Campeonato do Mundo (Checoslováquia); 1992 – 1º Campeonato Ibérico (Tróia); 1993 - 1º Campeonato com um sistema de ranking; 1995 - É conferido à FPO o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva; 1996 – Celebrado Protocolo com Desporto Escolar; 1996 - 1ª Edição do Portugal O' Meeting (Mafra); 2000 - Organização da etapa final da Taça do Mundo (Leiria e Lisboa); 2001 - Organização do Campeonato do Mundo Militar (Beja); 2002 - Organização do Campeonato do Mundo de Desporto Escolar (Marinha Grande); 2003 - Início da transmissão regular das provas de Orientação na RTP 2; 2007 - Assinatura de Protocolo com DGIDC (Desporto Escolar); 2007 - Primeiro título europeu de jovens (Diogo Miguel, Hungria); 2008 - Organização do Campeonato do Mundo de Veteranos (3500 atletas); 2008 - Primeiro título mundial de Desporto Escolar (Vera Alvarez, Escócia); 2010 - Organização do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT (Montalegre); 2013 - Organização do Campeonato do Mundo de Desporto Escolar (Algarve).

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: