quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 10 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

Entre os 38 escalões de competição do Portugal O' Meeting 2012, alguns há que, pelo seu significado, merecem uma palavra muito especial. Começando pelo escalão M80, temos que serão dois os “jovens” nascidos em 1931 a merecer a honra de decanos deste POM. O primeiro vem de Espanha e chama-se Carlos Lladó Badia, ao passo que o segundo é o sueco Yngve Malmlöf. Nas senhoras há quatro integrantes do escalão W75, com a francesa Colette Lagoidet e a espanhola Teresa Gil Espinagosa, nascidas em 1935, a merecerem o título das “menos jovens”. Nos antípodas, serão em número de onze as crianças que integrarão o escalão mais jovem do Portugal O' Meeting 2012. Em M10 estão inscritos nove rapazinhos, dos quais três são estrangeiros. As duas restantes crianças são meninas e integram o escalão D10. Aqui ficam os nomes destes futuros campeões: André Serra Campos (.COM), João Pedro (ADFA), André Sérgio (ATV), Küng Loris (Björnbär OK), Bernardo Filipe (COC), Loke Hedberg (Lunds OK), João Filipe (Ginásio), Nuno Pinto (Ginásio), Nils Tveite (As-UMB Orient), Mariana Barradas (CPOC) e Beatriz Tavares (GD4C). Mas muitos mais – e de idades mais tenras – estarão a viver e a sentir as emoções da competição, entregues aos cuidados do “baby-sitting”. Entre elas, quem sabe, três rebentos com genes de campeões: Malin, Anja e Lars, os filhos do casal Mathias e Simone Niggli.


A REGIÃO

Sátão é conhecido como a “capital do míscaro”. Produto sazonal de elevada procura, os míscaros ou sanchas, como são conhecidos, abundam nas florestas do concelho. Em pleno Agosto, ainda o Verão está longe do fim e já os apreciadores destes cogumelos comestíveis olham para o céu, à espera que chova, no pressuposto de que essa é a condição para que o Outono seja farto em míscaros. Neste altura do ano, em plena época micológica, os pinhais da região estão literalmente povoados de gente. Todos às procura, durante horas a fio, dos cogumelos amarelo-esverdeados que podem ser vendidos no mercado entre 10 e 40 euros o quilo. Atento a um fenómeno social e económico que concorre para o bem-estar de muitas famílias, o concelho do Sátão promove anualmente um certame alusivo ao produto. Entretanto, o Sátão, através dos seus responsáveis autárquicos, procura instituir a Confraria do Míscaro, uma entidade única no nosso país e no Mundo.


A FIGURA

Isabel Saraiva travou conhecimento com a Orientação através do marido, Jorge Saraiva, que a praticava não só como federado pelo Clube de Orientação de Estarreja, como nas provas militares. Apesar da sua área de trabalho ser a contabilidade, começou a participar nas organizações das provas como responsável do baby-sitting ainda não praticava a modalidade. Tal aconteceu na época de 2004/2005, no Campeonato Nacional Ultra Longa, Campeonato Nacional Longa e Campeonato Nacional de Estafetas. A partir daí ficou responsável por esta secção em todas as organizações do clube, tendo sido para si o POM 2007 a prova que mais a marcou em termos organizativos. Considera que o mais motivante nesta secção é poder acompanhar ao longo dos anos o crescimento e desenvolvimento das crianças que num dado momento acolheu e se tornaram atletas, alguns deles promissores. Será ela, uma vez mais, a cuidar dos pequenos “rebentos” nesta 17ª edição do Portugal O' Meeting.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

O Município de Sátão possui um Percurso Pedestre denominado “Rota do Míscaro”. Este percurso está registado e homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e pretende ser mais uma atracção turística do Concelho de Sátão. O percurso tem início e fim no Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos e tem uma distância de cerca de 18 km, percorridos durante aproximadamente cinco horas. O Percurso Pedestre “Rota do Míscaro”, pretende incentivar e consciencializar as pessoas para a protecção do meio ambiente e mostrar o património natural e religioso que o Sátão tem para oferecer a todos os que o visitam. Uma homenagem à mãe natureza e que reforça a ideia que os satenses são exímios na arte de Bem Receber!

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: