sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTA 1 DIA!




A 17 ª edição do Portugal O' Meeting está prestes a começar. A partir de amanhã, os municípios de Viseu e Sátão vão sediar a maior competição regular de Orientação Pedestre em Portugal. Muito perto do início da grande festa da Orientação, é hora de dar uma última espreitadela aos preparativos.


Desde que a Orientação se firmou em Portugal, que os vários agentes e instituições lutaram por eventos de qualidade e visibilidade. Uma das formas preconizadas com o intuito de atrair atletas dos quatro cantos do mundo e promover a modalidade seria a organização de um evento que figurasse no calendário da IOF – Federação Internacional de Orientação, programado para uma altura do ano em que esses atletas, na sua maioria oriundos dos países nórdicos, demandassem o nosso País em busca dos fantásticos terrenos e das benesses dum suave clima. Foi com este objetivo em mente que, em 1996, os Amigos de Atletismo de Mafra organizaram a primeira edição do Portugal O' Meeting, na Tapada Real.

Desde então, muita coisa mudou. O ano de 2000 assinalou um ponto de viragem decisivo no evento, com a adopção dum figurino de quatro dias, no período do Carnaval. E é neste contexto que o Portugal O' Meeting chega este ano à região centro do País, aos concelhos de Viseu e do Sátão, pelas mãos do Clube de Orientação de Estarreja e do Clube de Orientação de Viseu - NATURA e com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e das Câmaras Municipais de Viseu e do Sátão.


Um programa rico e variado

Com a promessa de terrenos, mapas e percursos de grande qualidade, prontos a satisfazer os mais elevados padrões de exigência internacional, vale a pena atentar no rico e diversificado programa. No primeiro dia de competição, a partir das 11h00, o mapa da Sra. do Crasto (Viseu) recebe a prova de Distância Longa. Com o cair da noite, pelas 19h00, terá início no centro da cidade de Viseu o Sprint Noturno (extra-competição). Domingo não é "gordo" só porque é Carnaval, mas também porque iremos ver, desfraldada aos quatro ventos, a bandeira da "Orientação para Todos". A partir das 10h00, os atletas irão desfrutar novamente do mapa da Sra. do Crasto para a prova de Distância Média. Na parte da tarde, pela 14h30, terá lugar no Parque do Fontelo (Viseu) a primeira etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012. Meia hora depois, o Parque da Cidade - Aquilino Ribeiro receberá uma demonstração de Atividade de Orientação Adaptada, uma disciplina particularmente vocacionada para a deficiência intelectual.

As atenções da segunda metade do POM 2012 estão focadas quase exclusivamente no município de Sátão e no mapa do Sr. dos Caminhos onde decorrerão as duas últimas provas. Na segunda-feira, teremos a prova mais aguardada do programa, uma Distância Média pontuável para o Ranking Mundial e que vai começar às 10h30. No último dia veremos os primeiros atletas embrenharem-se na floresta logo pelas 09h00, para a prova de Distância Longa que encerra o programa. Os mapas da Sra. do Crasto e do Sr. dos Caminhos têm em comum o facto de ambos terem sido desenhados por Tiago Aires e representarem terrenos montanhosos com uma enorme variedade de detalhes rochosos. O mapa Cidade de Viseu, onde terão lugar o Sprint Noturno, a prova de Orientação de Precisão e a demonstração de Actividade de Orientação Adaptada é assinado por Raquel Costa.

Os artistas

Autêntica parada de estrelas, o Portugal O' Meeting 2012 traz ao nosso País, uma vez mais, os melhores orientistas do mundo. Portugal é o país mais representado, com um total de 584 atletas, sendo os restantes estrangeiros. Finlândia (189 atletas), Suécia (158), Suíça (134) e Noruega (131) desembarcam em força na região centro do país, bem como a França (92 atletas), Espanha (91), Reino Unido (54), Dinamarca ( 52) ou Rússia (50). No seio da Elite Masculina, o francês Thierry Gueorgiou atrai todas as atenções. Líder do ranking mundial, medalha de ouro nas provas de Distância Longa, Distância Média e de Estafetas do último Campeonato Mundial de Orientação, Thierry Gueorgiou vai querer repetir a vitória de 2007, em S. Pedro do Sul, coincidentemente um evento organizado pelo Clube de Orientação de Estarreja. Nessa altura, Gueorgiou fez o pleno de vitórias nas quatro etapas disputadas, alcançando na prova do segundo dia o maior score da história dos eventos pontuáveis para o ranking mundial WRE, com 1516 pontos. É importante dizer, ainda, que, no total de 44 atletas do top100 que vão competir em Portugal, oito deles estão entre os dez melhores do Mundo, incluindo o N º 2, Daniel Hubmann (Suíça) e o N º 10, o ucraniano Oleksandr Kratov, vencedor da última edição do Portugal O’ Meeting.

Quanto à Elite Feminina, Annika Billstam (Suécia) e Simone Niggli (Suíça) partilham a maior fatia de atenções. A primeira, por ser vice-líder do ranking mundial e Campeã do Mundo de Distância Longa. A segunda, por ter sido a única atleta a vencer o Portugal O’ Meeting em três ocasiões distintas (2002, 2010 e 2011) e por contar no seu currículo com 17 títulos mundiais, 7 títulos europeus, 7 vitórias na Taça do Mundo e muitos outros triunfos, o que faz dela a melhor orientista da História. Mas grandes nomes são algo que não falta entre as 132 inscritas na Elite Feminina, 41 delas integrando a lista do top100 mundial. É com todos estes gigantes da Orientação que 37 atletas portugueses vão bater-se, estando os olhos postos em nomes como os de Raquel Costa, Moreira Mariana, Joana Costa, Manuel Horta ou Joaquim Sousa, o último dos quais Vice-Campeão do Mundo de Veteranos (M40) de Sprint.

Alguns conselhos

Mas o POM 2012 não se confina à vertente competitiva e, "para aquecer os motores", os participantes terão à sua disposição já hoje, entre as 09h30 e as 17h00, os Model Event nos mapas da Sra. do Crasto e do Sr. dos Caminhos. Algo a que, na gíria futebolística, designaríamos por “adaptação ao relvado” com vista aos embates dos próximos quatro dias. Os 11 pontos de controlo disponíveis em cada um dos mapas são de escolha livre e irão oferecer a possibilidade aos atletas de se familiarizarem com os terrenos e com o tipo de cartografia. Ao final da tarde de domingo, terá lugar a Cerimónia de Entrega de prémios do Sprint Nocturno e da prova de Orientação de Precisão, enquanto a Entrega de Prémios do evento WRE terá lugar ao início da tarde de segunda-feira, pelas 14h30 horas, na Arena da prova do Sr. dos Caminhos. Também na segunda-feira, pela 16h30, no Auditório da Câmara Municipal de Viseu e aberta a todos os interessados, decorrerá uma palestra ministrada pelos selecionadores das equipas francesa e suíça, Kenneth Buch e Matthias Niggli, respectivamente. E porque tudo tem um fim, o POM 2012 encerrará na terça-feira, pelas 14h00, com a distribuição de prémios a ter lugar, de novo, na Arena do Sr. dos Caminhos.

Apesar de insistentes, há um par de conselhos que importa voltar a referir e que aqui nos são trazidos por António Amador, o Diretor do Evento. As previsões meteorológicas parecem dar garantias de que vamos ter dias de sol e, deste modo, todas as tarefas estarão facilitadas. Mas é importante que os atletas estejam cientes de algumas normas e que cumpram as instruções fornecidas pela organização. Um grande número de atletas apenas chegará a Viseu no Sábado, pelo que os apelos vão no sentido de que a maioria dos participantes, dentro do possível, possa passar durante o dia de hoje pelo Centro do Evento (instalado no Pavilhão Multiusos de Viseu) para levantar os seus peitorais, "aliviando" o Secretariado no primeiro dia de provas. E já que falamos em peitorais, no peitoral oficial POM estarão impressas as horas de partida em cada etapa, o nº de SIcard do atleta, escalão, Clube e País;  é obrigatório o uso do peitoral POM 2012, que cada Team Leader terá obrigatoriamente que levantar no Secretariado. Não será autorizada a partida / participação do atleta que não tiver o peitoral oficial do POM devidamente afixado no seu equipamento. Uma das situações de mais difícil gestão será a do Estacionamento nos dois primeiros dias do POM, sendo por isso essencial que todos façam os possíveis para se deslocaram atempadamente para o local das provas e seguir as instruções dos elementos que se encontrarão a coordenar esta área. O espaço é limitado e os carros ficarão a mais de 1,5 km de distância da Arena pelo que necessário se torna ponderar o tempo que leva a percorrer essa distância. Note-se que as estruturas normais num evento desta magnitude podem ser encontradas nas Arenas de todas as provas. A organização apela a todos os atletas, mesmo que não estejam inscritos, para que façam os possíveis no sentido de marcarem presença no Sprint Noturno e nas atividades da tarde de domingo, tanto na prova de Orientação de Precisão como especialmente na demonstração de Actividade de Orientação Adaptada, no Parque da Cidade - Aquilino Ribeiro. Um grande POM 2012 em perspetiva, portanto. Que a festa comece!

Todas as informações em http://www.pom.pt/pt/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: