sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: BRUNO NAZÁRIO E OS PERCURSOS DO POM




Prestes a dar-se início ao Portugal O' Meeting 2012, o Orientovar foi ao encontro do seu Diretor Técnico e responsável pelo traçado de percursos dos primeiro e terceiro dias. Na Arena que acolherá a primeira metade do POM, Bruno Nazário levanta uma pontinha do véu e fala-nos das suas maiores expectativas.


Orientovar - Que particulares desafios lhe trouxe o traçado de percursos desta primeira etapa do Portugal O' Meeting 2012?

Bruno Nazário – Por aquilo que foi dado a ver na página do evento, os atletas já puderam perceber que se trata de terrenos maioritariamente de floresta, o que não é normal nesta zona. Seria mais normal encontrarmos zonas abertas e com detalhes rochosos e de relevo, mas aqui encontramos uma zona de floresta incrível, muito bonita, muito agradável, e que pelas suas características proporcionou um traçado de percursos que eu considero muito mais de Distância Longa do que aquilo que normalmente temos num terreno de dunas, onde escasseiam as opções e as tomadas de decisão.

Orientovar – Para um traçador de percursos isto é mais interessante...

Bruno Nazário – É sempre bom conseguir traçar um percurso em que os atletas sintam o desafio de saber qual das opções a tomar é a melhor. Para mim, que estou habituado a traçar percursos em terreno de dunas, também é um desafio tentar traçar essas opções realmente interessantes para que depois os atletas consigam desfrutar.


Será na tomada de opções que tudo se irá decidir

Orientovar – Quanto à prova e à forma como se desenrolará, onde é que tudo se irá decidir?

Bruno Nazário – Serão 27 pontos para a Super Elite Masculina, 26 pontos para a Elite Masculina e 19 pontos para a Elite Feminina. Não quero adiantar muito quanto à decisão da prova, mas posso garantir que será na tomada de opções que tudo se irá decidir. Aliás, acho que é nesse processo que se deveriam decidir todas as provas de Distância Longa e não no processo de navegação. Haverá na Arena um Ponto de Espectadores, o qual será no ponto 8 para a Elite, quando estiver decorrido sensivelmente um terço da prova. Apesar de ser numa parte inicial, penso que já iremos ter uma noção de quem é que está melhor e quem é que está na frente, visto que até esse ponto haverá já um bom par de desafios interessantes para resolver.

Orientovar – O aspecto negativo de quem traça um percurso é que depois não irá corrê-lo. Com que expectativas aguarda a chegada dos atletas e as suas impressões?

Bruno Nazário – Um traçador de percursos que faça o seu trabalho já correu os percursos muitas vezes. Conheço os pontos todos, já testei muitas opções e, mais do que isso, tivemos atletas do clube e atletas finlandeses que estiveram connosco, testaram os percursos e eles próprios deram-nos a sua opinião. Penso que esse é um ponto fundamental e o feed-back dos atletas ajudou a melhorar os percursos numa ou noutra pernada. Quanto às expectativas, são elevadas. Eu tracei os percursos do primeiro e do terceiro dias e confesso que o terceiro dia – o dia do World Ranking Event – é aquele que me deixa mais expectante. Há um grupo de atletas muito forte, são atletas que correm na Super Elite e que fazem com que seja mais difícil ganhar ali do que ganhar uma Distância Média num Campeonato do Mundo. Confesso que estou com muita expectativa em relação aos percursos do terceiro dia, até porque a Distância Média é uma distância em que me sinto muito mais à vontade para traçar.


Um trabalho incrível

Orientovar – Uma última questão: Este mapa e o trabalho de Tiago Aires?

Bruno Nazário – É um trabalho incrível. Eu próprio, a restante organização, o Supervisor do evento, já tivemos a oportunidade de dar os parabéns ao Tiago porque ele fez realmente um excelente trabalho aqui. Não é fácil, atendendo à forma como os nossos cartógrafos normalmente desenham, ele vir para aqui e fazer o trabalho que fez. É um trabalho muito, muito bom, ele está de parabéns e eu espero que toda a gente que venha ao evento também goste dos mapas que ele nos proporcionou. E que no final da entrega de prémios, na terça-feira à tarde, todos estejamos contentes e que a Orientação portuguesa esteja de parabéns com mais este evento que organizamos aqui.

Acompanhe o Portugal O' Meeting em http://www.pom.pt/pt/ ou aqui, no seu Orientovar.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: