domingo, 19 de fevereiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: BAPTISTE ROLLIER E KRISTIN LÖVGREN DIZEM ADEUS A VISEU COM VITÓRIAS NA BAGAGEM




De mapa e bússola na mão, a festa e a folia da Orientação tomou conta das florestas de Viseu. Em domingo de Carnaval, Baptiste Rollier e Kristin Lövgren foram Reis.


A maior prova de Orientação pedestre do nosso país regressou no dia de hoje às florestas da Srª do Crasto (Viseu), para uma prova de Distância Média particularmente emotiva. Os detalhes do terreno, aliados a um traçado de percursos exigente, foram um verdadeiro quebra-cabeças para os perto de dois milhares de participantes.

Na Elite Masculina, Baptiste Rollier (Suiça) foi o mais forte, cumprindo os 5,2 km do seu percurso em 30:48. Atrás de si quedaram-se os seus companheiros de equipa Daniel Hubmann, com 32:20 e Martin Hubmann com 32:46. Grande favorito à vitória neste POM, o francês Thierry Gueorgiou não foi hoje além da 6ª posição, enquanto Joaquim Sousa (COC) foi o melhor Português num muito honroso 16º lugar.

A sueca Kristin Lövgren foi uma surpreendente vencedora do escalão de Elite Feminina, tendo completado o seu percurso de 4,0 km no tempo de 34:45. Lena Eliasson (Suécia) e Sara Lucher (Suiça) terminaram nas posições imediatas, respetivamente com os tempos de 35:50 e 37:02. À semelhança do que acontecera no dia de ontem, Andreia Silva (COC) voltou a ser a nossa melhor atleta na classificação geral.

Resultados

M21SuperElite
1º Baptiste Rollier (Swiss Orienteering Team) 30:48
2º Daniel Hubmann (Swiss Orienteering Team) 32:20
3º Martin Hubmann (Swiss Orienteering Team) 32:46
4º Oleksander Kratov (Orievents Team) 33:03
5º Severin Howald (Swiss Orienteering Team) 33:23

W21E
1 Kristin Lövgren (OK Kolmårde) 34:45
2 Lena Eliasson (Domnarvets GoIF) 35:50
3 Sara Lucher (Swiss Orienteering Team) 37:02
4 Annika Billstam (OK Linné) 38:16
5 Vroni Konig-Salmi (Swiss Orienteering Team) 38:51


Orientação de Precisão conheceu primeiros vencedores

Na parte da tarde, a Orientação deslocou-se para o centro da Cidade de Viseu onde decorreu a etapa inaugural da Taça de Portugal de Orientação de Precisão. Diana Coelho (Escola Secundária Baião) fez História ao levar de vencida a competição na classe paralímpica. Atrás de si ficaram Ricardo Pinto e Ana Paula Marques, ambos do Hospital da Prelada. Houve ainda lugar a uma demonstração de Orientação adaptada que contou com a presença de 40 participantes.

Numa altura em que o Portugal O' Meeting se despede de Viseu, Fernando Ruas, o Presidente da autarquia, é o primeiro a reconhecer que "esta modalidade tem muitas potencialidades, sobretudo em regiões do interior, como esta. A região centro possui paisagens ótimas, o clima é ameno, é fácil fazer esta ligação entre a paisagem e o desporto e a Orientação tem essa particularidade. Mas é também uma forma de mediatizar a cidade e esperamos que estes atletas, alguns dos quais já bem séniores, sejam embaixadores desta região porque é gente que faz opinião e serão eles a divulgar esta terra e a virem noutras situações."

O concelho vizinho do Satão recebe, já amanhã, a etapa mais aguardada do evento. Pontuável para o ranking Mundial, a prova de Distância Média colocará frente a frente, mais uma vez, os melhores Orientistas Mundiais.

Tudo para acompanhar em http://www.pom.pt/pt/ ou aqui, no seu Orientovar.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: