sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, vai realizar nos dias 31 de Março e 01 de Abril de 2012 o “Raid Portas de Ródão”, prova pontuável para a Taça de Portugal de Corridas de Aventura e que é simultaneamente Campeonato Nacional desta disciplina. A prova vai dar a conhecer grande parte deste Concelho e tem como cartaz de boas vindas as Portas de Ródão, local emblemático, abençoado pela natureza e jóia do nosso património paisagístico. Corrida, Orientação em BTT, Rappel, Escalada, Slide, Canoagem, Tiro com Arco, Pista de Cordas, Patins em Linha, Orientação em BTT e Orientação Pedestre constituem o leque de desafios propostos, a prometer toneladas de adrenalina. Organize a sua equipa, venha descobrir uma zona que seguramente o irá surpreender e prepare-se para um fim de semana repleto de aventura. Saiba tudo em http://raidportasrodao.weebly.com/.


2. No cumprimento dos objectivos de divulgação da Orientação e experimentação por parte das populações, o Dia Nacional da Orientação tem-se revelado uma ferramenta importante que deve ser incrementada e acarinhada por todos os agentes da modalidade. O Dia Nacional da Orientação 2012 está calendarizado para o dia 13 de Maio de 2012, motivo que leva a Federação Portuguesa de Orientação a solicitar a adesão dos seus filiados através da dinamização de actividades locais. As actividades deverão procurar ter o máximo de visibilidade, quer pela sua realização em mapas de Sprint (habitualmente mais acessíveis para os iniciantes na modalidade) quer pelo esforço na sua divulgação que cada Clube deverá efectuar com a criação e divulgação de comunicados de imprensa para os diversos Órgãos de Comunicação, particularmente os da região onde o evento se vai realizar. O Orientovar junta a sua voz à da FPO, incentivando e acarinhando esta iniciativa. Programe já a sua actividade. Vamos fazer deste 13 de Maio a grande festa da Orientação!


3. Porque os aniversários devem ser partilhados, o ATV – Académico de Torres Vedras comemora amanhã o seu 17º aniversário e aqui deixa o convite a juntar-se à festa organizada pelas várias áreas. Preparado está um dia inteiro cheio de atividades que decorrerão em diversos locais. O programa abre logo pela manhã, às 8h30, com um Passeio BTT “Pedalar pelo Ambiente” e só terminará lá pela noitinha, com o Jantar de Aniversário no Hotel Império, a partir das 20h00. Pelo meio há Passeios Pedestres, sessões de Ioga, Teatro Infantil, Dança, Oficinas de Ciência, Desportos Radicais, Futebol de 9 e... Orientação. Sim, Orientação, ou não fosse o ATV um dos mais dinâmicos clubes nesta modalidade tão especial. A prova de Orientação desenrolar-se-á no Centro Histórico de Torres Vedras e tem início às 17h00, com partida da sede do ATV. Não falte! Consulte o programa detalhado em http://www.atv.pt/actividades/evento/23/558.


4. A Associação Desportiva de Cabroelo leva a cabo o seu 4º Troféu de Orientação “Sentir Penafiel”. O número de inscritos ascende à extraordinária marca dos 630, muito por “culpa” do Ranking Regional Norte de Desporto Escolar que aqui verá disputada a segunda etapa do calendário 2011/2012. Ao todo estarão presentes quase seis centenas de alunos de 34 escolas dos distritos do Porto, Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo. Presente estarão também, para além de vários nomes consagrados, o Vice-Campeão do Mundo de Veteranos de Sprint, Joaquim Sousa (COC). Para além dos escalões destinados ao Desporto Escolar – Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores -, estão previstos quatro percursos abertos, com diferentes graus de dificuldade. As partidas e chegadas decorrem junto ao Campo de Futebol de Cabroelo, com os primeiros atletas a saírem para a floresta às 10h00. Mais informações em http://www.adcabroelo.net/4orisentirpenafiel.htm.


5. Entre as muitas ferramentas que diariamente são postas à nossa disposição na internet, pela sua utilidade, diversidade e concisão na informação, a Wikipedia tem-se revelado das mais importantes. Neste capítulo cabe uma chamada de atenção muito especial para a nova página do OCAD, o “software inteligente para cartografia”, que acaba de criar uma apresentação do novíssimo OCAD 11. Ao longo de 22 capítulos, viajamos pela história fascinante dos desenhos, símbolos e objectos que fazem um mapa, ao encontro do produto final, o mapa de Orientação, “o maior dos poemas épicos”. Tudo para conferir em http://ocad.com/en.wiki/index.php?title=Main_Page.


6. A Taça do Mundo de Esqui 2012 viu cumprida a primeira ronda em Bear Valley e Lake Tahoe, California (Estados Unidos), entre os dias 28 de Janeiro e 04 de Fevereiro. O denominador comum nas quatro etapas disputadas dá pelo nome de Tove Alexandersson, a extraordinária atleta da Suécia que se estreou a vencer em provas da Taça do Mundo e o fez de forma absolutamente esmagadora. Na primeira prova, uma Distância Longa com partida em “massa”, Alexandersson teve ao seu lado no pódio o russo Andrey Grigoriev, tal como acontecera na prova de Distância Longa e no Sprint Misto dos Mundiais de 2011. No Sprint e na prova de Distância Média dos segundo e terceiro dias assistiu-se, para além dos triunfos de Tove Alexandersson, a mais duas vitórias da Suécia, por intermédio de Peter Arnesson e Erik Rost, respectivamente. A prova de Estafeta Mista encerrou o programa e a vitória coube à dupla Tove Alexandersson e Peter Arnesson. Com seis triunfos, três segundos lugares e um terceiro, a Suécia foi a grande dominadora desta ronda da Taça do Mundo, seguida da Rússia (1-1-1), da Noruega (0-3-2) e da Finlândia (0-0-3). Resultados completos em http://baoc.org/wiki/Results/2012/Ski-O_Tour.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: