sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. O Clube de Orientação de Estarreja irá estrear na próxima edição do Portugal O' Meeting as novas folhas de parciais. Tal deve-se ao facto do clube ter adquirido recentemente a nova versão do software utilizado para a gestão de provas, o OE2010. À semelhança do sucedido nas anteriores edições organizadas pelo clube, em 2000 e em 2007, também este Portugal O' Meeting verá as partidas da última prova serem efectuadas no sistema “chasing start”, com os atletas ordenados pelo somatório de tempos alcançados nas três etapas anteriores. Ora, se é verdade que o evento ganha em espetacularidade – o primeiro atleta a chegar será o vencedor do POM e assim sucessivamente -, não é menos verdade que este sistema levanta problemas tremendos à equipa de informática, obrigada que está, praticamente, a fazer “contas de cabeça”. Assim, para além de permitir de uma forma simples o “chasing start” para escalões individualmente, esta atualização possui uma série de melhoramentos face à anterior versão. Nesta nova folha de parciais, o atleta sabe a posição em que se encontra bem como o tempo perdido em cada ponto para o melhor split e a posição do seu split. Mas atenção: todos estes dados são relativos e referentes apenas aos atletas que já chegaram e descarregaram.


2. 175 atletas de 31 clubes participaram no II Troféu de Orientação em BTT de Soure, prova de Nível 1 que marcou o arranque da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2012. Esta foi a primeira organização da presente temporada da Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense, num percurso traçado por Rui Mora e que contou com António Neto como Director da Prova e teve em Arnaldo Mendes o seu Adjunto. Os trabalhos de organização foram distribuídos pelos atletas do Ginásio, impedidos de participarem segundo as regras da modalidade. Davide Machado (.COM) e Susana Pontes (CPOC) foram os vencedores absolutos, tendo o Clube BTT Loulé triunfado colectivamente. Resultados completos em http://bttsourejaneiro.ginasiori.com/.


3. Decorreu no passado sábado a 1ª prova da IV edição da Taça CLAC em Orientação. À semelhança de outras edições, esta prova local teve como objectivo proporcionar a todos os que gostam de desporto - e em particular da Orientação - uma oportunidade de treino com vista às provas da Taça de Portugal e dos Campeonatos do Desporto Escolar que se aproximam. Mas também proporcionar uma actividade de lazer, visto que a Orientação pode ser praticada em grupo, em família ou individualmente, pois os percursos são pensados ao gosto e à medida de todos. Apesar das dificuldades de vária ordem com as quais as organizações cada vez mais se deparam, foi gratificante ver que os mais de oitenta atletas sairam duma forma geral agradados com a actividade, satisfeitos com o local de prova e com os percursos. Para que conste, aqui ficam os nomes dos vencedores: Paulo Lima (COA) e Inês Gonçalves (ES Entroncamento), no escalão Difícil; João Aragão (ES Entroncamento) e Carolina Delgado (GD4C), no escalão Médio: e, João Gonçalves (Individual) e Paula Ferreira (COA), no escalão Fácil. Saiba tudo em http://www.clac.pt/2012/01/noticias/ivtaca-clac-resultados-da-prova-de-entroncamento/.


4. Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012, será de novo privilegiado palco duma prova aberta de Orientação, destinada a promover o convívio e dando a conhecer a modalidade. Assim, já amanhã, as Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo promovem, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, a actividade “Orientação: Formação e Competição”. Com início às 9h15, junto ao Cemitério de Quinta do Anjo, em plena Serra da Arrábida, a actividade é aberta à participação de todos os interessados e, a partir da realização de uma prova local simplificada do calendário do Desporto Escolar, pretende divulgar a prática da modalidade junto do público em geral. Trata-se de um evento para todas as idades, que integra uma prova escolar, percursos abertos de Orientação Pedestre e de Orientação em BTT e ateliers de iniciação à modalidade, numa iniciativa que se espera repleta de boa disposição e marcada pelo encontro de gerações. Estarão presentes os atletas mais representativos do concelho, que ajudarão os participantes a dar os primeiros passos na modalidade. Mais informações AQUI http://moodle.espalmela.net/file.php?file=%2F214%2FPalmela_Divulgacao.pdf ou em http://moodle.espalmela.net/course/view.php?id=214.


5. A Direção da Federação Portuguesa de Orientação decidiu aceitar a rescisão do contrato de trabalho solicitado pelo Diretor Técnico Nacional, António Aires, com efeitos a 01 de Fevereiro de 2012. Para António Aires este é o ponto final num percurso de três anos à frente do cargo e onde, de forma séria e empenhada, deixou obra feita, dos Projetos para as Seleções, que sempre acompanhou e apoiou, ao excelente Manual “Orientação: Desporto com Pés e Cabeça”, onde foi o responsável pela seleção de conteúdos, revisão de textos e paginação. Ao António Aires, o Orientovar expressa o seu público louvor, desejando-lhe as maiores felicidades na sua atividade futura.


6. Como muitas outras, a mensagem chegou de mansinho e “bateu” no ponto certo. Um querido amigo - um dos muitos que vivem e sentem o Orientovar como seu! - lançou-me o desafio de “lavar a cara” ao blogue. Disponibilizou uma boa parte do seu precioso tempo e da sua paciência, disse-me o que fazer (e o que não fazer!) e o resultado aí está, à vista de todos. Aproveitei e fiz o mesmo ao irmão mais novo do Orientovar, o Portuguese Orienteering Blog. Os blogues têm agora um novo aspecto e uma série de funcionalidades que pretendem facilitar a sua consulta. Para isso foram criadas algumas páginas (algumas das quais ainda em construção e/ou atualização) onde os visitantes encontrarão uma série de elementos julgados importantes ou de interesse. Era fundamental nesta fase receber as suas opiniões. Sim? Não? Talvez? Utilize o espaço de comentário para o efeito ou, se preferir, envie a sua mensagem para margarido61@gmail.com. A Orientação agradece.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: