quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

WORLD OF O EM TEMPO DE BALANÇO: ORIENTOVAR ENTRE OS MELHORES DE 2011!




Com o título “Best O-memories of 2011: Worth a reread!”, o World of O – www.worldofo.com – dá hoje à estampa a lista dos sites e blogues mais vistos em 2011, bem como uma relação dos mais produtivos. Pelo terceiro ano consecutivo, o Orientovar tem fortes motivos para se sentir orgulhoso, terminando o ano no quarto lugar, com um total de 546 mensagens contabilizadas.


Uma vez mais, o Orientovar volta a estar na linha da frente dos espaços dedicados à Orientação com maior produção de conteúdos. As 546 mensagens contabilizadas ao longo do ano transacto conferem-lhe a quarta posição, bem acima das páginas das Federações da República Checa, Suécia, Finlândia, Suiça, Grã-Bretanha, Dinamarca e Alemanha. Muito acima até do próprio World of O. Nos três lugares do pódio classificaram-se a página da Federação Norueguesa (778 mensagens), do OPN.no (644 mensagens) e da Federação Francesa (609 mensagens).

Há, contudo, um aspecto que penaliza sobremaneira o “Portuguese Orienteering Blog”: A média de acessos por mensagem não vai além dos sete, ou seja, o mais fraco resultado entre os vinte sites e blogues mais produtivos. Na verdade, se olharmos para as performances da Federação Francesa e da Federação da República Checa, com nove e oito acessos em média por mensagem, fácil será concluir que o desempenho do Orientovar acaba por não desmerecer de todo. E isto porque, ao contrário dos dois sites citados, o Orientovar encontra-se alojado na segunda página do World of O, tendo implicitamente uma visibilidade reduzidíssima quando comparado com todos os restantes sites do top-20.


A minha língua é a minha pátria!

O facto deste blogue não abdicar da língua de Camões será o principal motivo para performance tão pouco significativa. Mas haverá em cada um de nós também alguma responsabilidade nesta matéria, uma vez que não existe o hábito de aceder ao Orientovar através do World of O. Um número significativo de acessos por mensagem poderia significar a passagem do blogue para a primeira página e, implicitamente, uma muito maior visibilidade. Do blogue, naturalmente, mas sobretudo da Orientação de língua portuguesa e daquilo que, em português, se vai desenvolvendo pelas sete partidas do mundo. Vale a pena pensar nisto!

Quanto às mensagens mais acedidas, “The more you miss, the more you win?!”, de Thierry Gueorgiou, levou a palma com o fantástico número de 2162 acessos. Seguem-se duas mensagens publicadas pelo World of O, “Lundanes: - Looks like I am supporting the destruction of orienteering” e “Le Revard looooong distance: Gueorgiou 9 minutes ahead”. Nas 100 mais lidas do World of O, devo confessar que tenho ainda um segundo motivo para celebrar, uma vez que a mensagem do Ultimate Orienteering - http://www.ultimate-orienteering.com/ - mais acedida foi, nem mais nem menos, que “The essentials of Thierry Gueorgiou”, num trabalho da minha autoria.


Orientovar, as dez mais

À boleia do World of O, o Orientovar aproveita para divulgar a lista das mensagens mais lidas ao longo dos 365 dias que compuseram o ano de 2011. Ou como diria Jan Kocbach, “vale a pena voltar a ler!”

702 visualizações - “Portugal O' Meeting 2011: A Grande Festa Está Prestes a Começar” (publicado em 2011.02.17)
638 visualizações - “IOF 50 Anos / FPO 20 Anos: Camilo de Mendonça” (publicado em 2011.05.21)
595 visualizações - “Portugal O' Meeting 2011: Impressões / Expressões” (publicado em 2011.03.10)
505 visualizações - “Grande Entrevista: Luzir, um Olhar Muito Especial!” (publicado em 2011.03.24)
399 visualizações - “Thierry Gueorgiou: É no Inverno Que se Ganham as Medalhas do Verão” (publicado em 2011.02.10)
393 visualizações - “Ida Bobach: I Will Fight To Be The Best and That Takes Time” (publicado em 2011.07.11)


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de para mim não ser surpresa esta intromissão do Orientovar no seio dos Blogs mais apreciados a nível internacional (a nível Nacional é o que todos sabem), não me coibo de mais e mais vezes, continuar a enviar os parabéns ao seu grande obreiro. Como é certo que sem entrevistados não há entrevistas, mais uma vêz peço a todos os que acharem por bem contarem as suas histórias e tiverem hipótese de as contar, que não se coíbam de aceder aos convites se e quando eles forem feitos pelo Orientovar.
Não tinha essa ideia de que a entrada atravéz do World Of lhe dava ou poderia vir a dar mais notoriedade pelo que no futuro vou passar a ter também isso em conta.
Parabéns amigo Margarido
O mérito é seu, o prazer é de nós todos.

Abço
Rui Antunes

Joaquim Margarido disse...

Obrigado amigo Rui Antunes pelo carinho das suas palavras. E também pelo incentivo à partilha. O Orientovar é de todos e será o que todos quiserem que seja!
Forte abraço.