segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PORTUGUESE ORIENTEERING BLOG, UMA NOVA AVENTURA!




Nasceu dum sonho. Desenvolvido e escrito em inglês, chama-se Portuguese Orienteering Blog e viu a luz do dia às 19h40 do passado sábado. Agora que acaba de saltar diretamente para a primeira página do World of O, este é mais um espaço dedicado à Orientação, que se espalha aos quatro ventos e se estende pelas sete partidas do Mundo.


Conheci a Orientação em Fevereiro de 2007 e, nove meses depois, surgia na blogosfera o Orientovar. Lançado sem outra ambição que não a de me ajudar a conhecer melhor a modalidade, o projeto foi alargando o seu raio de acção, acabando por se transformar naquilo que é hoje: um blogue de referência em Portugal e, em certa medida, também nos países latinos, com particular destaque para Espanha e Brasil.

Os meus conhecimentos reduzidos obrigaram-me a muita pesquisa. Precisava de saber mais sobre a modalidade e os sites dos principais clubes portugueses foram fontes preciosas de novidade e informação. O carinho que o projeto foi merecendo da parte dos orientistas portugueses criou em mim novas responsabilidades, ampliadas pelo acolhimento do World of O dado na sua segunda página.

O Orientovar foi crescendo e fez-se notado. Jan Kocbach incentivava-me a escrever em inglês, mas sempre entendi que deveria ser em português que o Orientovar espalharia as novidades da Orientação pelos 240 milhões de pessoas que, em todo o Mundo, falam a nossa língua.

Nos tempos mais recentes, porém, fui cedendo à tentação de escrever em inglês. Com apenas 14 anos de idade, a minha filha Ana tem sido uma companhia perfeita e a professora ideal nas minhas incursões no inglês. A verdade é que, sem ela, esta aventura não teria sequer começado.

E pronto. Aí está o Portuguese Orienteering Blog, o irmão mais novo do Orientovar e um instrumento mais ao serviço da divulgação da modalidade um pouco por toda a parte. Não faço, desde logo, qualquer declaração de intenções. O blog será aquilo que os leitores quiserem, porque... as histórias não são nada quando não temos a quem contá-las.

Dêem, pois, as boas-vindas ao Portuguese Orienteering Blog, em http://portugueseorienteeringblog.blogspot.com/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: